terça-feira, 5 de abril de 2011

Agricultura: Emater e Cooperar iniciam trabalho conjunto de assistência ao agricultor familiar


A Emater e o projeto Cooperar vão atuar conjuntamente no trabalho de assistência ao agricultor familiar, com financiamento a projetos produtivos. Foi o que ficou acertado na manhã desta segunda-feira (4), durante reunião entre os diretores dos dois órgãos.
Os dirigentes chegaram a conclusão de que, como já existem extensionistas rurais dando o apoio a associações e cooperativas de agricultores que têm projetos financiados pelo projeto Cooperar, nada mais salutar do que firmar parceria para ampliar os trabalhos. Para colocar em prática e agilizar o andamento dos projetos, já na manhã desta segunda-feira técnicos da Emater e do Cooperar também se encontraram para definir as estratégias de ação que passam a usar a partir de agora.
Também ficou definido que inicialmente os trabalhos serão desenvolvidos nos 50 municípios paraibanos que apresentam baixo índice de desenvolvimento econômico e social. Essas cidades vão ser contemplados com uma maior demanda de ações estruturantes.
“A Emater terá papel importante para o sucesso dos projetos produtivos financiados pelo Cooperar”, afirmou o presidente da empresa de extensão rural da Paraíba, Geovanni Medeiros. Também participaram da reunião o diretor técnico da Emater, Erasmo Lucena, e o gestor do  projeto Cooperar, Roberto Vital.

de brejo.com

Tecnologia: windows de cara nova

A Microsoft começou a distribuir no início da semana, para um grupo selecionado de fabricantes de PCs, a versão de testes do Windows 8.
Participam do teste do sistema operacional, com lançamento previsto para 2012, as principais empresas que vendem computadores que saem com Windows de fábrica, como HP e Dell.
O sistema para testes é distribuído pelo sistema Microsoft Connect, e de acordo com o site WinRumors, teria o número de versão 7971.0.110324-1900. A expectativa do mercado é de que a Microsoft libere uma versão beta, para testes em público, em setembro. O Windows 7 teve sua versão beta liberada para o público em janeiro de 2009, com lançamento do produto final em outubro do mesmo ano.
O que se sabe do Windows 8 por enquanto é que o sistema será o primeiro da Microsoft a ser compatível não apenas com chips com arquitetura Intel, mas também com processadores de tecnologia ARM, presente em smartphones – como o iPhone, por exemplo – e tablets.
Foi apurado ainda que o sistema deve ter duas interfaces para o usuário, com uma aparência mais tradicional para computadores operados via mouse e teclado e outra para máquinas com tela sensível ao toque, como tablets.
de g1

Vestibular: Coperve divulga nova lista de aprovados no PSS 2011


A Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve) da UFPB divulgou nesta terça-feira (5) a quarta lita de aprovados no Processo Seletivo Seriado 2011. Foi divulgada também uma lista com candidatos remanejados de período e um outra com candidatos remanejados de cursos.
Os novos candidatos classificados deverão efetuar, obrigatoriamente, seu cadastramento nos dias 7 e 8 de abril de 2011, de 08h às 12h e de 14h às 17h. Eles devem apresentar documento de identidade com foto, CPF, certidão de nascimento ou de casamento, comprovante de votação na eleição de 2010, prova de quitação com o Serviço Militar para homens maiores de 18 anos, certificado de conclusão do Ensino Médio ou de curso equivalente, ou diploma de curso de graduação em curso superior, certificados de conclusão e históricos escolares do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, (no caso de candidato classificado na modalidade de reserva de vagas) e laudo médico (no caso de candidato classificado em vaga reservada a pessoa com deficiência).
O cadastramento pode ser feito nos seguintes locais:
- Cursos do Campus I (João Pessoa e Santa Rita) – Local: Hall da Reitoria – Campus Universitário - UFPB - João Pessoa.
- Cursos do Campus II (Areia) – Local: Coordenações dos Cursos – Prédio Central do CCA – Areia.
- Cursos do Campus III (Bananeiras) - Local: Coordenações dos Cursos – Prédio Central do CCHSA – Bananeiras.
- Cursos do Campus IV (Mamanguape) – Local: Coordenações dos Cursos – CCAE –Mamanguape.
- Cursos do Campus IV (Rio Tinto) – Local: Coordenações dos Cursos – CCAE – Rio
Tinto.

de paraiba1

Tecnologia: Como recuperar arquivos de pen drive danificado

Se o seu pen drive estiver cheio de arquivos importantes e de repente ele pifar, não se desespere. Você não perdeu o seu pen drive. Em alguns casos, isso significa apenas que o sistema de arquivos foi corrompido, impossibilitando o computador de reconhecer o dispositivo. (Calma. Ainda não se desespere.)
O lado bom da história é que é possível reparar esses danos com uma formatação pelo Explorer ou gerenciador de discos, mas, obviamente, neste caso, você perderá todos os seus arquivos de uma vez.
No entanto, ainda há uma maneira de você tentar recuperar seus arquivos antes disso. Uma boa dica é fazer o download de programas como o Easy File Undelete ou o Recuva gratuitamente. Neste tutorial, tomaremos como exemplo o Recuva para mostrar como funciona a recuperação de arquivos perdidos do seu pen drive. Veja abaixo:
1 – Insira o pen drive danificado na entrada USB do computador.
2 - Ao abrir o programa, selecione a letra correspondente ao local onde está seu pen drive e clique em “Verificar”. O sistema vai analisar quais são os arquivos perdidos e quais as condições para sua recuperação.
3 – Depois de feita essa análise, o Recuva exibirá um relatório dos arquivos, os quais poderão ser filtrados antes de prosseguir a recuperação utilizando o botão “Opções”, que aparece na janela. Mas se você não tem certeza de quais arquivos quer recuperar e prefere obter todos de volta, selecione-os e clique em “Recuperar”.
4 - Muita atenção nesta etapa. Para evitar mais problemas com seus dados, salve os arquivos em outra partição do arquivo antes de confirmar a recuperação. Dica: crie uma nova pasta no seu pen drive ou, se suspeita que o dispositivo está falhando, envie os arquivos para o seu computador e depois repasse-os para um novo pen drive.
5 - Agora é hora de conferir se a recuperação foi bem sucedida. O relatório do Recuva indicará se foi encontrado algum problema no processo ou se conseguiu recuperar os arquivos completamente, mas fique ciente de que sempre é possível ocorrer danos. Verifique atentamente cada documento.
Há também a opção pelo programa de fazer o contrário: Eliminar de vez os arquivos que você não quer mais manter no seu pen drive. Para fazer isso, basta clicar no arquivo desejado com o botão direito. Ao aparecer a janela de opções, selecione “Remoção Segura Marcada”. Isso fará com que os dados do arquivo sejam sobreescritos de forma que nenhum sistema será capaz de recuperá-lo novamente.
Se você precisa recuperar arquivos deletados, os passos são basicamente os mesmos. A diferença é que você deve escolher o pen drive no lugar do HD quando o programa perguntar em qual disco você quer procurar por arquivos deletados. Se não obter sucesso com nenhum programa de recuperação de arquivos, procure a ajuda de um técnico.
de linkpb

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Sociedade: Casamento traz mudanças para o relacionamento

O amor pode ser lindo, pena que viver ao lado de uma pessoa especial não torne necessariamente as coisas mais fáceis. A boa notícia é que um pouco de jogo de cintura e maturidade resolvem boa parte dos problemas. Especialistas debatem as principais mudanças que o casamento traz e como lidar com cada uma delas.

Seu espaço agora é “nosso” espaço

Depois do casamento, em casa, o espaço deixa de ser “seu” para ser “nosso”. É hora de dividir o quarto, a TV e o banheiro. Essa é uma das mudanças mais significativas depois do “sim”, principalmente para os casais que nunca moraram juntos. “Viver a intimidade e preservar a individualidade é como brincar de gangorra. A manutenção do equilíbrio requer esforço das duas partes”, diz a psicoterapeuta Iracema Teixeira, que ainda ressalta: "A individualidade não deve ser confundida com individualismo".

Para casais que nunca moraram juntos, experiências de união – como viagens e finais de semana sob o mesmo teto – podem ser altamente benéficas, garante a psicoterapeuta Iara L. Camaratta Anton, autora do livro “O casal diante do espelho" (Editora Casa do Psicólogo). É uma forma de diluir aos poucos o impacto da divisão de espaço que chega com o casamento.

Divisão de tarefas é obrigação

Na vida a dois, “dividir” é um dos verbos chave que os casais devem conjugar – salvo exceções, mães e pais não estarão por perto para resolver os problemas da casa.

De acordo com a psicoterapeuta Iracema Teixeira, a negociação deve ser clara. “Se o casal quer realmente criar um projeto de convivência, é necessário dividir as tarefas e obrigações. Não cabe mais a ideia de que o homem ajuda na casa, pois ajudar significa não ter compromisso com as tarefas de gerenciamento doméstico”, diz.

Iracema sugere que as divisões sejam feitas com base em critérios, como: a) a divisão de despesas deve ser proporcional aos ganhos; b) a divisão das tarefas deve levar em conta tempo livre e um possível prazer que a pessoa possa ter fazendo aquilo; c) ambos devem ficar com a responsabilidade de manutenção, como tirar a mesa, colocar as roupas sujas no lugar certo, não deixar o banheiro molhado depois do banho, entre outros.

Convivência e dia a dia

Na época do namoro era mais difícil combinar as agendas. Agora, morando na mesma casa, por mais corrido que seja o dia, o encontro todas as noites é certo. A questão que muitos casais se colocam é: vai dar para sentir saudade assim?

Convivência é o maior desafio

Provavelmente não, mas isso pode ser compensado de alguma forma. Os especialistas estimulam os casais a exercerem suas atividades individuais, aquelas que faziam deles pessoas interessantes na época do namoro. “Não existe prazo de garantia nas relações e a qualquer momento o ‘produto pode ser devolvido’. Por isso, é preciso cuidar para mantê-la prazerosa”, diz Iracema.

Segundo o psicoterapeuta Eduardo Ferreira-Santos, autor do livro “Casamento: missão (quase) impossível” (Editora Claridade), outro ponto importante para amenizar a overdose de convivência é não perder o romantismo. “Os casais precisam abrir espaço para namorar, se possível, como nos tempos que em que eram apenas namorados”, diz o psicoterapeuta.


Brigas: Agora não dá mais para ir embora

Problemas fazem parte da rotina dos casais e os contratempos se revelam mais frequentes com a convivência estreita. Discutir sob o mesmo teto é algo que vai acontecer, o único cuidado, na observação de especialistas, é não fazer disso um hábito e, quando acontecer, tentar estabelecer limites e não cruzar a linha da ofensa. “Não agredir aos principais valores de um ou de outro", diz Iara L. Camaratta Anton.

Evitar o embate, no entando, não é o caminho. “É melhor brigar do que deixar essas conversas pendentes. Não raro esses assuntos se tornam infecções encapsuladas que mais tarde revelam-se impossíveis de serem curadas”, diz o psicólogo Ailton Amélio.

Aturar as manias do outro

Zapear os canais de TV nunca foi um problema. Mas agora, que o parceiro faz isso todos os dias, acaba irritando. “Aquilo que era tolerado na fase de namoro costuma não ser mais tão romântico assim”, descreve Ferreira-Santos. E a lista de motivos de discórdia no dia a dia é extensa: desde beber água gelada diretamente na garrafa até a demora no banho, tudo pede tolerância.

A pergunta é: por que não resolveram estas questões antes de se unirem? É verdade que o convívio revela mais de cada um, contudo, alguns acordos podem ser feitos previamente. Enquanto um está assistindo ao seu programa preferido, o outro não toca no controle remoto, por exemplo.


Proximidade com a nova família

Outra mudança que pode atrapalhar o relacionamento dos recém-casados é a nova família, um terceiro elemento no casamento. Ferreira-Santos dá a dica para que os parentes – especialmente do outro – não interfiram na vida a dois: “Há uma tendência enorme de interferência da família. É preciso muita maturidade e paciência para superar esta fase. Proponho que o casal faça um ‘contrato’ que contemple todas estas situações”, diz ele. 

Para Iara, o marido “filhinho da mamãe” costuma virar alvo de disputa. "Cabe lembrar que esses conflitos não são unilaterais, são recíprocos, mulheres disputando os homens de suas vidas, filhos, maridos e pais”, diz a psicoterapeuta, que ainda completa: “É preciso um bom grau de autoestima e de amor pelo outro para não entrar nesse tipo de conflito”, garante.

de ig

Saúde: Saiba a principal maneira de controlar a gula

Você provavelmente já ouviu a frase "quanto mais se come, maior é a vontade de comer". Pois ela é verdadeira e explica o mecanismo da compulsão alimentar, transtorno no qual a pessoa consome regularmente uma grande quantidade de comida de uma vez só, mesmo quando não tem fome ou se sente fisicamente desconfortável por comer tanto.


O médico Cristiano Merheb, especialista em nutrologia, explica como se dá o problema e como combatê-lo. A compulsão alimentar caracteriza-se por ser uma forte necessidade de fundo psíquico. Geralmente, é canalizada para alimentos específicos, principalmente chocolates, doces, biscoitos, sorvetes e pão.



De maneira geral, o mecanismo psicopatológico é desencadeado pelo déficit de serotonina no cérebro. Mas pode ser agravado pela presença excessiva de insulina na corrente sanguínea. Produzida pelo pâncreas, a insulina é um hormônio que participa do metabolismo dos açúcares no sangue. Quanto mais açúcar a pessoa consome, maior será a quantidade de insulina lançada no sangue. Por isso, manter hábitos alimentares ricos em carboidratos de alto índice glicêmico, como pães e doces, pode desencadear um círculo vicioso. Quanto mais a pessoa come, mais tem necessidade de comer.



Na maior parte dos casos de compulsão alimentar, o problema tem origem na forma errada de alimentação, que faz com que o pâncreas fique desregulado e inchado. O resultado é uma pessoa mais propensa ao acúmulo de gordura e que desenvolve uma vontade aparentemente infinita de ingerir alimentos que pioram a situação.



Programas alimentares que recomendam a suspensão da ingestão de carboidratos (durante um período que varia de caso pra caso) têm bons resultados para diminuir a gula. A queda dos níveis de insulina melhora a sensação de fome descontrolada e a pessoa se vê livre dessa pressão que costuma ser mais forte no fim do dia e à noite.



Com um tratamento bem direcionado, a pessoa pode, aos poucos, voltar a ter uma alimentação normal, com ingestão de todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo.



Deve-se sempre manter o cuidado de evitar, no dia a dia, o consumo excessivo de alimentos ricos em carboidratos de alto índice glicêmico como doces, massas, derivados de farinha de trigo não integral, entre outros.

de focandoanoticia

Economia: Venda de veículos no Brasil bate recorde

Venda de veículos no Brasil bate recorde no primeiro trimestre

 As vendas no Brasil de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus somaram 306.171 unidades em março.

O crescimento é de 11,6% sobre o mesmo período do ano passado, quando foram vendidas 274.154 unidades. Com isso, o primeiro trimestre do ano fechou com recorde histórico: foram 825.206 unidades comercializadas, alta de 4,7% sobre os três primeiros meses de 2010, com 788.010 unidades.
Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (1º) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Março deste ano só não superou o do ano passado — houve queda de 14,4% —, porque foi o último mês com desconto do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) no valor dos carros.
O resultado surpreendeu o setor. Dias antes do encerramento do mês, o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, havia afirmado que a força do mercado brasileiro de veículos deve ser comemorada, já que o crescimento não foi afetado pelo fim do IPI e pelas medidas de restrição de crédito estabelecidas pelo governo.
O presidente da Kia Motors do Brasil, José Luiz Gandini, também atribui a importância do crescimento ao fato de que o carnaval deste ano foi em março, feriado que normalmente afeta de forma negativa a procura pelas concessionárias.
Gandini aposta em crescimento até o final deste ano, mas de uma forma mais ponderada. "O setor vai se acomodar, não tem como crescer tanto assim. Mas vai continuar com expansão, só que de forma sustentável", analisa o empresário. Em março, a Kia passou a Peugeot em volume de vendas.
Somente no segmento de automóveis e comerciais leves, as vendas subiram 11,57% em março e 3,63% no trimestre, para 288.758 unidades e 750.504 unidades, respectivamente. Os carros bicombustíveis representaram em março e no acumualdo 84,59% das vendas.
No caso do segmento de caminhões, a alta é ainda maior. No mês foram vendidas 14.488 unidades, contra as 12.696 em fevereiro. No acumulado do ano, o crescimento foi de 26,9%, de 31.053 unidades emplacadas para 39.413 unidades.
O mercado de ônibus também cresceu. Segundo os dados da Fenabrave, as vendas subiram 10,9% em março, com 2.925 unidades. Nos três primeiros meses do ano, o segmento já soma 8.068, alta de 25% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram emplacadas 6.453 unidades.
Motocicletas
No setor de duas rodas, os resultados também são positivos para a indústria, que demonstra recuperação sustentável. Ao todo, foram emplacadas em março 160.298 motocicletas, volume 10,31% maio do que a registrada em fevereiro, com 145.314 unidades. No acumulado, a expansão foi de 8,12%, de 405.687 unidades para 438.647 motos.
de g1

Sociedade: Prazo para regularizar título eleitoral

Termina no dia 14 o prazo para regularização do título eleitoral daqueles que não votaram nem justificaram a ausência nas três últimas eleições. Segundo levantamento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mais de 1 milhão de eleitores podem ter o documento cancelado.
Quem não regularizar o título de eleitor perde o cadastro junto à Justiça Eleitoral. Além disso, pode ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público, participar em concorrência pública ou administrativa e obter certos tipos de empréstimos.
A não regularização também impede o cidadão de renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda, obter certidão de quitação eleitoral e obter qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.
Os eleitores podem consultar a situação do título no site www.tse.gov.br. Para a consulta, basta informar o nome do eleitor e sua data de nascimento, ou o número do título.
de portalcorreio

quinta-feira, 31 de março de 2011

Musica: Filme do Mamonas celebra a vida e não a morte


Há 15 anos o Brasil perdia um dos últimos grandes fenômenos da música pop do país. Em um trágico acidente aéreo, os integrantes do Mamonas Assassinas morreram e deixaram todos os seus milhares de fãs em luto.
Como parte das homenagens, a produtora Tatu Filmes vai lançar em maio deste ano o documentárioMamonas pra Sempre, que relembra a história do grupo que se foi no auge do sucesso. Na época, os meninos de Guarulhos chegaram a fazer 182 shows em apenas seis meses.
Com apenas um disco lançado em vida, a banda entrou para a história por conta de sua irreverência. E o documentário de Cláudio Kahns mostra justamente esse lado descontraído do grupo. Concluído em 2009, quando foi exibido na Mostra de Cinema de São Paulo, Mamonas pra Sempre conta, em forma de entrevistas de amigos e produtores, além de imagens raras, tudo desde o começo, quando eles tocavam covers, ainda com o nome de Utopia.
Em entrevista ao R7, Kahns deu mais detalhes sobre o aguardado filme e contou como foi dirigir a produção, que pretende, como afirma o próprio diretor, mais ressaltar a vida do que a morte.

R7 - Qual a sua relação com o grupo de Guarulhos? Chegou a conhecê-los pessoalmente? E gostava da música deles?
Cláudio Kahns - Olha, não cheguei a conhecê-los nem era fã. Só tomei conhecimento do grupo pouco antes do acidente, talvez uns dois meses antes. A presença deles na mídia era avassaladora, impossível não tomar conhecimento. A música tocava em tudo que era canto, então você acabava escutando, mesmo não querendo. Mas acabei virando fã fazendo o filme, vendo como eles eram talentosos e bons músicos. O Dinho era especialmente rápido e divertido.
R7 - Os Mamonas representaram, em um tempo recorde, uma mudança no cenário do rock na segunda metade dos anos 90. Você acredita que hoje eles teriam o mesmo impacto?
Kahns - Difícil dizer. Acho que eles surgiram na hora certa e no lugar certo; acredito que eles ainda durariam um bom tempo, talvez não como Mamonas; um segundo disco, com certeza, eles tinham fôlego pra fazer e ir ainda bem mais longe. Dinho certamente poderia ter uma carreira na TV, por exemplo.
Acho que eles, de certa forma, foram precursores do Pânico - eles eram muito brincalhões. Acredito que hoje seria inexoravelmente diferente, não havia o impacto da internet na época e o show-business era sobretudo na TV. Havia maior concentração midiática. Mas eles certamente teriam um percurso. Foi uma caminhada interrrompida tragicamente.

R7 - De que modo o seu jeito de abordar a história dos Mamonas tem interferência na realização do filme? Trata-se de um registro mais jornalístico, distante, ou temos uma produção mais “autoral” com um tom afetivo? Como equilibrar essa equação?
Kahns - Optei por fazer um filme com uma narrativa linear, contando a história da forma mais simples possivel, onde uma sequência leva à seguinte, sem um narrador, iniciando a história deles como Utopia [primeiro grupo, antes de ser Mamonas].
Optei por fazer um filme leve e engraçado, ressaltando a vida e a luta para se estabelecerem enquanto grupo de músicos, que batalharam sua sobrevivência como artistas. E praticamente não tocando no acidente; esse lado trágico não me interessou em absoluto. E as famílias também me solicitaram que não tratasse nisso; portanto aí houve uma coincidência: o importante era a vida, não a morte trágica dos Mamonas.

R7 - Como vocês conseguiram as imagens raras/inéditas? Com a família, produtores, amigos? E as imagens têm mais a ver com a vida pessoal de Dinho e cia. ou com a vida de shows, estúdio etc?
Kahns - As imagens vieram principalmente das familias, amigos, emissoras, fãs e um dos produtores. As imagens têm a ver com o grupo de forma geral, mas o Dinho acaba aparecendo um pouco mais, à medida que era quem se destacava e se exprimia com mais facilidade e desembaraço. No filme tem muitas cenas de bastidores e algumas mais íntimas, como um telefonema do Sérgio de Los Angeles para a familia, onde ele fala da comida que estão comendo lá, sem feijão, mas com muito hambúrguer e lagostas, que revela um lado mais idiossincrático. Mas bastante revelador.
R7 - O filme foi concluído em 2009 e chegou a ser exibido na Mostra de Cinema de SP. A escolha do ano de estreia oficial se explica pela data redonda (15 anos do fim do grupo) ou há alguma outra razão? A versão que estreia neste ano será diferente da que foi exibida naquele ano?
Kahns - A versão foi ligeiramente modificada, basicamente algumas alterações gráficas; não me recordo se já tinhamos à época as imagens do programa do Jô Soares, que foram colocadas posteriormente. Na verdade é um projeto que se iniciou há alguns anos. Estamos lançando agora por questões de distribuição do filme, a conjunção com a efeméride dos 15 anos foi coincidência.
Mamonas
Diretor acabou virando fã do grupo ao realizar o documentário (Foto: Divulgação/EMI)

R7 - Como foi o processo de pesquisa e reportagens com as pessoas entrevistadas no documentário? Houve alguém ligado ao grupo que se recusou a falar? Quem foram os que mais participaram e ajudaram diretamente na produção?
Kahns -  O processo de pesquisa foi longo; a única pessoa que não quis dar um depoimento foi o João Augusto, vice-presidente da EMI à época dos Mamonas. As famílias, de modo geral, foram colaborativas. Somente tivemos dificuldades em entrevistar alguma pessoa da familia do Bento, a comunicacão em geral era dificil.

R7 - Se o filme fosse realizado na época do acidente, você acha que os depoimentos e até o tom do documentário poderia ser outro? O distanciamento histórico dos fatos, neste caso, mais ajudou ou atrapalhou a abordagem?
Kahns - Dificil dizer se o tempo, neste caso, fez alguma diferença. Acho que os depoimentos foram bastante fiéis ao que cada um sentiu e sente com relação a história deles.  Nem atrapalhou nem ajudou, acho que que talvez foram um pouco menos emocionais se tivessemos feito o filme a quente, logo a seguir dos acontecimentos.



R7 - Além da família e amigos, há artistas que participam dos depoimentos no filme? Quem?
Kahns - Olha, há pelo menos uns 20 depoimentos. Dentre os familiares, os pais do Dinho, do Samuel e do Sergio, a irmã do Julio. Como disse anteriormente, não conseguimos fazer nenhuma entrevista com os familiares do Bento. Sempre foi difícil o contato.



R7 - Como você encara/espera que vá ser a recepção do público mais jovem que não conheceu o grupo na época? Você acredita que eles vão querer saber mais “quem foram esses tais de Mamonas” ou o apelo deve ser maior ao público fã do grupo na época, hoje na faixa dos 30?
Kahns - Olha, acho que o público deles extrapolou o pessoal que os conheceu. Hoje, em toda festa, sempre toca Mamonas: de festa de criança de 10 anos, que portanto não eram nem vivos, a casamentos, portanto pessoas na faixa dos 20 e 30. Acredito que eles viraram clássicos, se dá pra chamar assim. E permanecem no inconsciente coletivo brasileiro.

de R7

Educação: Processo de revalidação de diplomas poderá ser revisto

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que solicitará aos reitores das universidades brasileiras maior agilidade no processo de revalidação de diplomas de cursos feitos em instituições estrangeiras. A declaração foi dada durante visita à Universidade de Coimbra, em Portugal, onde estudantes brasileiros fizeram a reivindicação à presidenta Dilma Rousseff e ao próprio ministro da Educação. 

Os estudantes afirmaram que após a conclusão de cursos de graduação, mestrado e doutorado no exterior os processos de reconhecimento no Brasil são demorados e muito burocráticos. O ministro Fernando Haddad explicou que o reconhecimento é realizado pelas universidades e que é necessário avaliar diversos aspectos do currículo de cada curso para fazer a correspondência entre ambos; no entanto, concordou que a análise pode ser mais rápida. 

“Vou conversar com os reitores para que sejam avaliadas formas de agilizar o processo. Acredito que, como complemento, seja importante alterar a legislação que trata do assunto”, declarou. 

O processo de revalidação de diplomas estrangeiros no Brasil é uma responsabilidade das universidades públicas que ministram cursos de graduação reconhecidos na mesma área de conhecimento ou em área afim. Caso haja dúvida quanto à similaridade do curso, a instituição pode solicitar a realização de exames e provas, com o objetivo de caracterizar a equivalência. A instituição tem seis meses para se manifestar, a partir da data de abertura do processo.


de iparaiba

quarta-feira, 30 de março de 2011

Educação: Cursinho pré-vestibular da UFPB em Bananeiras

Inscrições terminam hoje, para o cursinho pré-vestibular gratuito da Ufpb Bananeiras.

As inscrições do cursinho pré-vestibular 2011 do campus iii da Universidade Federal da Paraiba. Elas podem ser realizada na coordenação do curso de licenciatura em Ciencias Agrarias, localizado ano terio do pavilhão de aulas do colegio agricola Vidal de Negreiros.

Para se inscrever o candidato terá que comparecer com toda a documentação necessaria. As aulas estão previstas para começar ainda no premeiro sementre do ano.

da redação.

Tecnologia e saúde: Uso inadequado de notebook podem causar problemas de saúde

O uso prolongado dos notebooks tem aumentado os casos de dores e lesões em ligamentos e articulações. O formato do aparelho dificulta uma boa postura durante a digitação e pode causar problemas nos ombros, cotovelos, punhos e na coluna, além de dor de cabeça.
Preocupado com a popularização dos PCs portáteis entre estudantes norte-americanos, o especialista em reabilitação Kevin Carneiro, da Universidade da Carolina do Norte (EUA), cunhou o termo "laptoptite" em analogia a doenças como a tendinite para designar os problemas causados pelo aparelho.
"A diferença para os desktops é que, no notebook, o monitor e o teclado estão conectados, o que dificulta o posicionamento do corpo", disse Carneiro à Folha.
No Brasil, a tendência é a mesma. Em 2010, as vendas de notebooks superaram pela primeira vez as de desktops _foram vendidos mais de 7 milhões de computadores portáteis, segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica.
A preferência pelos laptops é impulsionada pela queda nos preços e a facilidade no transporte. Os efeitos já são vistos nas clínicas.
"Recebo muitos pacientes com dores. A maioria dos problemas é de postura. A pessoa deita na cama e quer resolver tudo no laptop: não dá para ficar sem dor", diz Paulo Randal Pires, presidente do Comitê de Mão da Sbot (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia).
A professora universitária Patrícia Alfredo, 29, já sente o ônus da mudança. Trocou o desktop pelo notebook há seis meses e já convive com dor no pescoço, cotovelo e na cabeça e tensão nos ombros.
"Uso a mesma mesa do desktop e adquiri um suporte. Mas, por mais que eu tente posicionar o computador direito, meu braço nunca fica totalmente correto." Mesmo assim, ela continua usando o notebook. "A tentação é grande, é muito fácil e carrego para todo lado." 


Editoria de Arte / Folhapress


de folhaonline

Educação: MEC chama universidades para ampliar banco de itens do Enem

Os primeiros passos para aumentar a escala e o alcance do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) começam a ser dados. As instituições públicas de ensino superior vão participar da elaboração do banco de itens da prova a partir deste ano.
Procuradoria pede condenação de acusados por vazamento do Enem
Ex-dirigentes do Inep são condenados por vazamento no Enem 2009
Cespe atrasa de novo pagamento de corretores da prova do Enem
Antes, as questões do Enem era feitas por professores ou especialistas contratados diretamente para a tarefa. Aumentar o número de questões disponíveis é importante, já que a pretensão do MEC (Ministério da Educação) e do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas educacionais) é aplicar duas edições da prova ao ano.
Atualmente o Inep tem cerca de 10 mil questões no BNI (Banco Nacional de Itens) do Enem –a meta é chegar a 100 mil. Cada edição do exame é formada por 180 questões. As universidades federais, estaduais e municipais, além dos institutos federais de Educação Profssional podem se cadastrar para participar do edital a partir de amanhã (30). Elas serão pagas pelos itens elaborados, testados e aprovados. O investimento nesse projeto será de R$ 100 milhões.
A ideia é aproveitar a experiência acumulada pelas universidades na elaboração dos seus vestibulares para “engordar” o BNI. “É importante envolver cada vez mais as instituições públicas de ensino superior [no Enem]. Elas vão compartilhar de forma mais sistêmica”, explica a presidente do Inep, Malvina Tuttman.
Segundo ela, as instituições já demontraram grande interesse em participar do projeto. Elas deverão formar equipes para elaborar as questões nas quatro áreas que são avaliadas no Enem: linguagens e códigos, ciências da natureza, ciências humanas e matemática.
Um banco de itens mais completo permitirá no futuro a informatização das provas do Enem. O ministro Fernando Haddad espera que esse modelo, já utilizado em países como os Estados Unidos, comece a sair do papel em um prazo de três anos.
Pelo sistema CAT (Computer Adaptive Testing), o candidato faz a prova em um terminal capaz de gerar uma prova diferente para cada um. Isso é possível porque a metodologia adotada no Enem é a TRI (Teoria de Resposta ao Item), um modelo que atribui pesos diferentes às questões em função do número de erros e acertos obtidos pelos candidatos.
“O desenho dessa sala de aplicação está em estudo e assim que for concluído vamos soltar um segundo edital para instituições que queiram se habilitar para aplicar o exame”, informou Haddad.
Inicialmente essas salas vão servir para testar os itens que vão ser incluídos no BNI. “A informatização necessita da instalação de áreas próprias para aplicação do exame nesse formato, o que exige a aquisição de equipamentos próprios por parte daqueles que vão se habilitar. Não é só o terminal, mas toda uma infraestrutura de segurança”, explicou o ministro.
De acordo com Haddad, o Inep ainda não definiu a partir de quando o Enem passará a ter mais de uma edição por ano. O mais provável é que o próximo edital já tenha a previsão da edição deste ano e de outra prova para o primeiro semestre de 2012. “Temos que dar início a esse processo”, afirmou.
do uol Notícias

terça-feira, 29 de março de 2011

Saúde: Cardiologista afirma: exercício uma vez por semana é mais arriscado do que nenhuma vez

Você é daqueles que passa a semana inteira atribulado e só tem tempo para fazer alguma atividade física nos finais de semana? Pois o Mais Você desta segunda, 28 de março, recebeu o cardiologista Nabil Ghorayeb, que afirmou: “O risco de fazer exercício uma vez por semana é maior do que não fazer nenhum, porque você força a 'máquina' que não está preparada para aquele esforço, e pode provocar até enfarto. Se uma pessoa é hipertensa e não sabe, por exemplo, uma simples pelada no domingo pode ser fatal.”


Para comprovar, dois “atletas” foram testados. Rodrigo, que tem uma rotina diária de exercícios e Vagner, que joga futebol apenas aos domingos. “Rodrigo mostrou que está bem condicionado e o coração, para atingir a frequência máxima cardíaca, não chegou ao limite. Já Vagner me preocupou, pois atingiu a freqüência rapidamente. Não sabe controlar a emoção, ele vai rapidamente acelerando, e isso é falta de condicionamento físico aeróbico. Para mudar isso, basta treinar três ou quatro vezes por semana”, analisou o cardiologista.

Dr. Nabil ressaltou, porém, que praticar atividades físicas mais do que cinco vezes por semana, não traz mais benefícios e pode aumentar a tendinite e a lesão no joelho. Outra polêmica levantada é a do alongamento. O Cardiologista aconselha a todos a fazerem um alongamento todos os dias ao se levantar de 10 a 15 minutos. “Isso diminui as chances de distensão muscular”. E reprovou ainda o uso de antiinflamatórios antes das atividades. “Você não sentirá dor, mas forçará seu músculo e provocará uma lesão”.

E as atividades físicas que podem provocar problemas cardíacos não se limitam às academias, pistas de corridas e campos de futebol. Recentemente, pesquisadores americanos divulgaram que atividades sexuais de poucas freqüências também podem servir de gatilho para problemas cardíacos. Para evitar riscos, o Ministério da Saúde Norte-Americano e a Sociedade Brasileira de Cardiologia orientam que caminhar com 60 a 100 passos/minuto, de três a quatro vezes por semana, é suficiente para gerar benefícios depois de 14 semanas, no mínimo, de regularidade.

Eventos cardíacos agudos são a principal causa de doença e morte nos Estados Unidos, com mais de um milhão de casos de infarto do miocárdio e 300 mil paradas cardíacas por ano.
G1

Concursos: Prefeitura de Serra Branca lança edital

A Prefeitura Municipal de Serra Branca, distante 230 km de João Pessoa  lançou edital para concurso público oferecendo 139 vagas em todos os níveis de escolaridade, com vencimentos que podem chegar a R$1.080.

As inscrições estão sendo realizadas no site da Consultoria Técnica e Planejamento (Consultec) até o dia 8 de abril. O valor da taxa de inscrição varia entre R$35 e R$70, dependendo do cargo escolhido.
Estão sendo oferecidas vagas para auxiliar se serviços gerais, motorista, cozinheira, agente administrativo, técnico de enfermagem e professor com cargas horárias que variam entre 20 e 40 horas semanais. O concurso é válido por dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
Estão sendo destinadas 11 vagas para portadores de necessidades especiais que devem enviar à organizadora, laudo médico original especificando o tipo e o grau de deficiência.
As provas objetivas serão aplicadas no dia 8 de maio e constarão de 40 questões sobre Língua Portuguesa, matemática, Conhecimentos Gerais, Conhecimentos específicos e matemática.

de o norteonline

Concurso: Prefeitura de Soledade (PB) abre concurso

No Estado da Paraíba, a prefeitura do Município de Soledade  está com inscrições abertas para concurso 33 vagas de Nível Superior e Médio. A remuneração vai de R$ 545,00 a R$ 7 mil.
Para as funções que exigem formação Superior, estão sendo selecionados fonoaudiólogos, médicos de diversas áreas, psicólogos educacionais e acumpulturistas. Já para os cargos que exigem Ensino Médio completo, as funções são de condutor de ambulância do  Samu, assistente previdenciário,  tecnico em prótese dentária, operador de máquina pesada, auxiliar de consultório dentário e técnico em segurança do trabalho.
A data limite para realização das inscrições é 8 de abril e o valor da taxa pode variar de R$ 50 a R$ 75. A previsão para realização do concurso é dia 15 de maio. Para candidatar-se acesse consultex consultoria.

de novos concursos

segunda-feira, 28 de março de 2011

Musica: Solteirões lança nova música

Intitulada "Não me deixe", a faixa é interpretada pela dupla: Zé Cantor e Monique Pessoa e foi composta pelo grande compositor  Renato Moreno. 


de forrodicumforça

Musica: Louro e Victor lançam DVD na Eliana

A dupla Louro e Victor Santos se apresentou neste domingo (27) no palco do programa da Eliana, no Sbt. 
Na ocasião, lançou o DVD gravado pela Universal Music, já à venda em todas as lojas do Brasil. A apresentadora demonstrou um carinho especial pelo pequeno Victor. Foi ela quem o lançou nacionalmente em 2008 quando, ao lado do pai, o filho de Louro, então com 12, anos se apresentou em seu programa. 
Hoje, o garoto está com 14 anos e chegou a confidenciar a Eliana que já está namorando. 
A apresentadora relembrou trechos de um video onde Victor aparece se apresentando com o pai ainda pequeno. A música era "Retrato" com recorde de exibição no site Youtube. 
Após o bate-papo, Eliana revelou que Victor é um excelente imitador de artistas. Ela pediu que ele imitasse Michael Jackson e Fred Mercury, além de Luan Santana. 
Em seguida foi a vez de cantar com Louro o grande sucesso do novo DVD, a canção "Tô falando sério". 
"Vocês ainda estão com Pedro Mota", perguntou Eliana. Após ouvir o sim, a apresentadora mandou um abraço para o empresário da Fontes Promoções e desejou mais sucesso à dupla.

de forrodicumforça

Mais acessadas