terça-feira, 12 de abril de 2011

Concursos: 15 concursos abrem inscrições

Pelo menos 15 órgãos abrem inscrições na segunda-feira (11) e terça-feira (12), para 2.371 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 9.394,31 na Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Duas prefeituras paraibanas abrirão concursos.
Os órgãos que abrem inscrições na segunda para 2.179 vagas são os seguintes: Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Prefeitura de Taubaté (SP), Prefeitura de São João do Pacuí (MG), Prefeitura de São Carlos (SP), Prefeitura de Carvalhópolis (MG), Prefeitura de Alto Araguaia (MT), Prefeitura de Areado (MG), Prefeitura de Piedade (SP), Prefeitura de Oratórios (MG), Prefeitura de Salgado de São Félix (PB), Prefeitura de Parecis (RO) e Prefeitura de Campina Grande (PB).
Já na terça-feira abrem as inscrições para 192 vagas e formação de cadastro de reserva a Prefeitura de Monte Santo de Minas (MG), Prefeitura de Vitória e Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (PB).
Prefeitura de Salgado de São Félix (PB)
A Prefeitura de Salgado de São Félix (PB) abriu concurso para 187 vagas, sendo 71 para preenchimento imediato e 116 cadastro reserva, para cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão de R$ 545 a R$ 850.
Os cargos de nível fundamental são de agente comunitário de saúde, auxiliar de
serviços gerais, coveiro, eletricista, gari, magarefe, mecânico, merendeira, motorista e tratorista. Os cargos de nível médio são de agente sanitário, auxiliar de consultório dentário, auxiliar de enfermagem do PSF, monitor do programa social, orientador social pró-jovem e técnico agrícola. Os cargos de nível superior são de assistente social, enfermeiro PSF, enfermeiro da zona rural, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico de diversas especialidades, nutricionista, odontólogo, professor de várias matérias, orientador educacional, psicólogo e supervisor educacional.
As inscrições podem ser feitas de 11 de abril a 8 de maio pelo site www.mettaconcursos.com.br e, presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 08h às 15h, no Telecentro Municipal, localizado na rua José Silveira S/N, Centro, ao lado do Prédio da Prefeitura Municipal. As taxas de participação vão de R$ 30 a R$ 68.
A prova objetiva será aplicada dia 19 de junho.
Prefeitura de Campina Grande (PB)
A Prefeitura de Campina Grande (PB) abriu concurso para 122 vagas imediatas e 216 para cadastro de reserva em cargos de nível fundamental e médio. O salário é de R$ 545,00.
Os cargos são de servente de limpeza, auxiliar operacional, porteiro, apoio administrativo, assistente de administração, digitador, guarda municipal (masculino) e guarda municipal (feminino).
As inscrições devem ser feitas de 11 de abril a 8 de maio pelos sites www.ibfc.org.br e http://campinagrande.pb.gov.br. As taxas vão de R$ 30 a R$ 55.
A aplicação da prova objetiva está prevista para 22 de maio.
Prefeitura de Parecis (RO)
A Prefeitura de Parecis (RO) abriu concurso para 109 vagas (43 imediatas e 66 para formação de cadastro de reserva) em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão de R$ 545 a R$ 7.500.
Os cargos são de médico clínico geral, advogado, médico ginecologista, médico pediatra, fisioterapeuta, enfermeiro, cirurgião dentista – odontólogo, farmacêutico bioquímico, médico veterinário, assistente social, contador, professor de inglês, professor de língua portuguesa, professor de história, professor de geografia, professor de pedagogia, psicólogo, nutricionista, professor de pedagogia, supervisor escolar, orientador escolar, técnico em enfermagem, técnico em agropecuária, agente administrativo, agente – pacs, fiscal de postura, bibliotecário, auxiliar de odontologia, auxiliar de serviços gerais, motorista de veículo pesado, zeladora, cozinheira, motorista de veículo leve, vigia, merendeira, zeladora e operador de retroescavadeira e operador de patrol.
As inscrições devem ser feitas pelo site www.cristalassessoria.com de 11 a 27 de abril. As taxam variam de R$ 30 a R$ 80.
As provas objetivas escritas serão realizadas na data prevista de 29 de maio.
Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (PB)
A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (PB) abriu concurso público para 50 vagas de agente de trânsito. O salário é de R$ 1.171,67, mais 20% de adicional de insalubridade.
O candidato deve ter ensino médio e carteira de habilitação na categoria AB.
As inscrições devem ser feitas das 9h de 12 de abril às 23h59 de 4 de maio pelo site http://faperp.org.br/. A taxa é de R$ 55.
As provas objetivas estão previstas para 29 de maio, no período da tarde. Haverá ainda teste de aptidão física e curso de formação.
De G1

Educação: número de graduados por ano no País triplicou

O número de graduados por ano no País triplicou em 10 anos, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira pelo Ministério da Educação (MEC). De acordo com o ministério, em 2001, o número de graduados por ano era de 350 mil e atualmente a soma chega a 950 mil.
“A modernização da universidade brasileira corresponde ao avanço da educação, nos padrões da evolução detectada pelos organismos internacionais, que colocaram o país como um dos três que mais avançaram na última década”, disse o ministro da Educação, Fernando Haddad.
Haddad rechaçou os críticos que insistem em afirmar que a educação não acompanha o desenvolvimento econômico  do País. “Dobramos as vagas de acesso, ampliamos a proporção de estudantes por função docente e investimos em inovações pedagógicas como os bacharelados interdisciplinares, entre outras ações”, concluiu o ministro.

Orçamento

Quanto ao orçamento da educação, Haddad confirmou as promessas em termos de docentes, técnicos e obras na esfera do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).
“Quando há prioridade e vontade política, as universidades e institutos federais respondem aos desafios que o país precisa superar”, disse, ao participar da inauguração da Escola de Ciência e Tecnologia da UFRN. O ministro salientou ainda que o MEC registra hoje cerca de 3,5 milhões de m² de obras. “O equivalente a 500 desses pavilhões de 7 mil m² que estamos inaugurando agora”, disse.

de terra

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Cursinho pré-vestibular divulga resultado e abre inscrições para professores


O resultado dos alunos selecionados para  participarem do cursinho pré-vestbiular 2011 do programa de inclusão social da UFPB campus III foi divulgado nesta quarta - feira dia 06/04/11 na coordenação do curso. As inscrições  estão sendo realizadas desde o dia 07/04/11 e vão até o dia 08/04/11.
Informamos também que estão abertas as inscrições para professor: tendo como pré-requisito  graduados e graduandos de diferentes áreas. As vagas são para professores de matemática, física e química, inscrições  na coordenação do curso.



da  redação

Prefeitura de Campina Grande oferece 425 vagas

A Superintendência de Transito e Transporte Público (STTP) lança nesta quinta-feira, dia 7, edital de concurso público para a contratação de 50 agentes de trânsito. Com o edital da autarquia municipal, a Prefeitura de Campina Grande amplia para 425 o número de vagas a serem oferecidas na cidade. Além das 50 vagas para a STTP, serão disponibilizadas 375 divididas para os cargos de guarda municipal, servente de limpeza, auxiliar operacional, porteiro, apoio administrativo, assistente administrativo e digitador. Os cargos de nível médio serão os de agente de trânsito e guarda municipal, com salário inicial de R$ 1.171,67 e R$ 1.090,00, respectivamente. Para os demais cargos o vencimento será de um salário mínimo.
O valor das inscrições varia entre R$ 35, R$ 40 e R$ 55, sendo este último para guarda municipal e STTP. Além das provas objetivas de Português, Matemática, Conhecimento Geral e Específico, serão aplicados testes práticos para os candidatos à guarda municipal, digitador e servente de limpeza. Especificamente para a STTP serão exigidos categoria AB na Carteira Nacional de Habilitação, Legislação de Trânsito, Informática, Português e Matemática.
Para guarda municipal serão exigidas, inicialmente, provas de Português, Matemática e Conhecimentos Gerais. Das vagas, 50 serão para homens e 20 para mulheres. Competirá à guarda municipal vigiar e proteger os bens, serviços e instalações da cidade, apoiar os agentes municipais no exercício do poder de polícia administrativa, atuar na defesa e proteção do meio ambiente e do patrimônio histórico e cultural, bem como participar das ações de defesa civil em situações emergenciais e nos casos de calamidade pública.

de DBonline

terça-feira, 5 de abril de 2011

Agricultura: Emater e Cooperar iniciam trabalho conjunto de assistência ao agricultor familiar


A Emater e o projeto Cooperar vão atuar conjuntamente no trabalho de assistência ao agricultor familiar, com financiamento a projetos produtivos. Foi o que ficou acertado na manhã desta segunda-feira (4), durante reunião entre os diretores dos dois órgãos.
Os dirigentes chegaram a conclusão de que, como já existem extensionistas rurais dando o apoio a associações e cooperativas de agricultores que têm projetos financiados pelo projeto Cooperar, nada mais salutar do que firmar parceria para ampliar os trabalhos. Para colocar em prática e agilizar o andamento dos projetos, já na manhã desta segunda-feira técnicos da Emater e do Cooperar também se encontraram para definir as estratégias de ação que passam a usar a partir de agora.
Também ficou definido que inicialmente os trabalhos serão desenvolvidos nos 50 municípios paraibanos que apresentam baixo índice de desenvolvimento econômico e social. Essas cidades vão ser contemplados com uma maior demanda de ações estruturantes.
“A Emater terá papel importante para o sucesso dos projetos produtivos financiados pelo Cooperar”, afirmou o presidente da empresa de extensão rural da Paraíba, Geovanni Medeiros. Também participaram da reunião o diretor técnico da Emater, Erasmo Lucena, e o gestor do  projeto Cooperar, Roberto Vital.

de brejo.com

Tecnologia: windows de cara nova

A Microsoft começou a distribuir no início da semana, para um grupo selecionado de fabricantes de PCs, a versão de testes do Windows 8.
Participam do teste do sistema operacional, com lançamento previsto para 2012, as principais empresas que vendem computadores que saem com Windows de fábrica, como HP e Dell.
O sistema para testes é distribuído pelo sistema Microsoft Connect, e de acordo com o site WinRumors, teria o número de versão 7971.0.110324-1900. A expectativa do mercado é de que a Microsoft libere uma versão beta, para testes em público, em setembro. O Windows 7 teve sua versão beta liberada para o público em janeiro de 2009, com lançamento do produto final em outubro do mesmo ano.
O que se sabe do Windows 8 por enquanto é que o sistema será o primeiro da Microsoft a ser compatível não apenas com chips com arquitetura Intel, mas também com processadores de tecnologia ARM, presente em smartphones – como o iPhone, por exemplo – e tablets.
Foi apurado ainda que o sistema deve ter duas interfaces para o usuário, com uma aparência mais tradicional para computadores operados via mouse e teclado e outra para máquinas com tela sensível ao toque, como tablets.
de g1

Vestibular: Coperve divulga nova lista de aprovados no PSS 2011


A Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve) da UFPB divulgou nesta terça-feira (5) a quarta lita de aprovados no Processo Seletivo Seriado 2011. Foi divulgada também uma lista com candidatos remanejados de período e um outra com candidatos remanejados de cursos.
Os novos candidatos classificados deverão efetuar, obrigatoriamente, seu cadastramento nos dias 7 e 8 de abril de 2011, de 08h às 12h e de 14h às 17h. Eles devem apresentar documento de identidade com foto, CPF, certidão de nascimento ou de casamento, comprovante de votação na eleição de 2010, prova de quitação com o Serviço Militar para homens maiores de 18 anos, certificado de conclusão do Ensino Médio ou de curso equivalente, ou diploma de curso de graduação em curso superior, certificados de conclusão e históricos escolares do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, (no caso de candidato classificado na modalidade de reserva de vagas) e laudo médico (no caso de candidato classificado em vaga reservada a pessoa com deficiência).
O cadastramento pode ser feito nos seguintes locais:
- Cursos do Campus I (João Pessoa e Santa Rita) – Local: Hall da Reitoria – Campus Universitário - UFPB - João Pessoa.
- Cursos do Campus II (Areia) – Local: Coordenações dos Cursos – Prédio Central do CCA – Areia.
- Cursos do Campus III (Bananeiras) - Local: Coordenações dos Cursos – Prédio Central do CCHSA – Bananeiras.
- Cursos do Campus IV (Mamanguape) – Local: Coordenações dos Cursos – CCAE –Mamanguape.
- Cursos do Campus IV (Rio Tinto) – Local: Coordenações dos Cursos – CCAE – Rio
Tinto.

de paraiba1

Tecnologia: Como recuperar arquivos de pen drive danificado

Se o seu pen drive estiver cheio de arquivos importantes e de repente ele pifar, não se desespere. Você não perdeu o seu pen drive. Em alguns casos, isso significa apenas que o sistema de arquivos foi corrompido, impossibilitando o computador de reconhecer o dispositivo. (Calma. Ainda não se desespere.)
O lado bom da história é que é possível reparar esses danos com uma formatação pelo Explorer ou gerenciador de discos, mas, obviamente, neste caso, você perderá todos os seus arquivos de uma vez.
No entanto, ainda há uma maneira de você tentar recuperar seus arquivos antes disso. Uma boa dica é fazer o download de programas como o Easy File Undelete ou o Recuva gratuitamente. Neste tutorial, tomaremos como exemplo o Recuva para mostrar como funciona a recuperação de arquivos perdidos do seu pen drive. Veja abaixo:
1 – Insira o pen drive danificado na entrada USB do computador.
2 - Ao abrir o programa, selecione a letra correspondente ao local onde está seu pen drive e clique em “Verificar”. O sistema vai analisar quais são os arquivos perdidos e quais as condições para sua recuperação.
3 – Depois de feita essa análise, o Recuva exibirá um relatório dos arquivos, os quais poderão ser filtrados antes de prosseguir a recuperação utilizando o botão “Opções”, que aparece na janela. Mas se você não tem certeza de quais arquivos quer recuperar e prefere obter todos de volta, selecione-os e clique em “Recuperar”.
4 - Muita atenção nesta etapa. Para evitar mais problemas com seus dados, salve os arquivos em outra partição do arquivo antes de confirmar a recuperação. Dica: crie uma nova pasta no seu pen drive ou, se suspeita que o dispositivo está falhando, envie os arquivos para o seu computador e depois repasse-os para um novo pen drive.
5 - Agora é hora de conferir se a recuperação foi bem sucedida. O relatório do Recuva indicará se foi encontrado algum problema no processo ou se conseguiu recuperar os arquivos completamente, mas fique ciente de que sempre é possível ocorrer danos. Verifique atentamente cada documento.
Há também a opção pelo programa de fazer o contrário: Eliminar de vez os arquivos que você não quer mais manter no seu pen drive. Para fazer isso, basta clicar no arquivo desejado com o botão direito. Ao aparecer a janela de opções, selecione “Remoção Segura Marcada”. Isso fará com que os dados do arquivo sejam sobreescritos de forma que nenhum sistema será capaz de recuperá-lo novamente.
Se você precisa recuperar arquivos deletados, os passos são basicamente os mesmos. A diferença é que você deve escolher o pen drive no lugar do HD quando o programa perguntar em qual disco você quer procurar por arquivos deletados. Se não obter sucesso com nenhum programa de recuperação de arquivos, procure a ajuda de um técnico.
de linkpb

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Sociedade: Casamento traz mudanças para o relacionamento

O amor pode ser lindo, pena que viver ao lado de uma pessoa especial não torne necessariamente as coisas mais fáceis. A boa notícia é que um pouco de jogo de cintura e maturidade resolvem boa parte dos problemas. Especialistas debatem as principais mudanças que o casamento traz e como lidar com cada uma delas.

Seu espaço agora é “nosso” espaço

Depois do casamento, em casa, o espaço deixa de ser “seu” para ser “nosso”. É hora de dividir o quarto, a TV e o banheiro. Essa é uma das mudanças mais significativas depois do “sim”, principalmente para os casais que nunca moraram juntos. “Viver a intimidade e preservar a individualidade é como brincar de gangorra. A manutenção do equilíbrio requer esforço das duas partes”, diz a psicoterapeuta Iracema Teixeira, que ainda ressalta: "A individualidade não deve ser confundida com individualismo".

Para casais que nunca moraram juntos, experiências de união – como viagens e finais de semana sob o mesmo teto – podem ser altamente benéficas, garante a psicoterapeuta Iara L. Camaratta Anton, autora do livro “O casal diante do espelho" (Editora Casa do Psicólogo). É uma forma de diluir aos poucos o impacto da divisão de espaço que chega com o casamento.

Divisão de tarefas é obrigação

Na vida a dois, “dividir” é um dos verbos chave que os casais devem conjugar – salvo exceções, mães e pais não estarão por perto para resolver os problemas da casa.

De acordo com a psicoterapeuta Iracema Teixeira, a negociação deve ser clara. “Se o casal quer realmente criar um projeto de convivência, é necessário dividir as tarefas e obrigações. Não cabe mais a ideia de que o homem ajuda na casa, pois ajudar significa não ter compromisso com as tarefas de gerenciamento doméstico”, diz.

Iracema sugere que as divisões sejam feitas com base em critérios, como: a) a divisão de despesas deve ser proporcional aos ganhos; b) a divisão das tarefas deve levar em conta tempo livre e um possível prazer que a pessoa possa ter fazendo aquilo; c) ambos devem ficar com a responsabilidade de manutenção, como tirar a mesa, colocar as roupas sujas no lugar certo, não deixar o banheiro molhado depois do banho, entre outros.

Convivência e dia a dia

Na época do namoro era mais difícil combinar as agendas. Agora, morando na mesma casa, por mais corrido que seja o dia, o encontro todas as noites é certo. A questão que muitos casais se colocam é: vai dar para sentir saudade assim?

Convivência é o maior desafio

Provavelmente não, mas isso pode ser compensado de alguma forma. Os especialistas estimulam os casais a exercerem suas atividades individuais, aquelas que faziam deles pessoas interessantes na época do namoro. “Não existe prazo de garantia nas relações e a qualquer momento o ‘produto pode ser devolvido’. Por isso, é preciso cuidar para mantê-la prazerosa”, diz Iracema.

Segundo o psicoterapeuta Eduardo Ferreira-Santos, autor do livro “Casamento: missão (quase) impossível” (Editora Claridade), outro ponto importante para amenizar a overdose de convivência é não perder o romantismo. “Os casais precisam abrir espaço para namorar, se possível, como nos tempos que em que eram apenas namorados”, diz o psicoterapeuta.


Brigas: Agora não dá mais para ir embora

Problemas fazem parte da rotina dos casais e os contratempos se revelam mais frequentes com a convivência estreita. Discutir sob o mesmo teto é algo que vai acontecer, o único cuidado, na observação de especialistas, é não fazer disso um hábito e, quando acontecer, tentar estabelecer limites e não cruzar a linha da ofensa. “Não agredir aos principais valores de um ou de outro", diz Iara L. Camaratta Anton.

Evitar o embate, no entando, não é o caminho. “É melhor brigar do que deixar essas conversas pendentes. Não raro esses assuntos se tornam infecções encapsuladas que mais tarde revelam-se impossíveis de serem curadas”, diz o psicólogo Ailton Amélio.

Aturar as manias do outro

Zapear os canais de TV nunca foi um problema. Mas agora, que o parceiro faz isso todos os dias, acaba irritando. “Aquilo que era tolerado na fase de namoro costuma não ser mais tão romântico assim”, descreve Ferreira-Santos. E a lista de motivos de discórdia no dia a dia é extensa: desde beber água gelada diretamente na garrafa até a demora no banho, tudo pede tolerância.

A pergunta é: por que não resolveram estas questões antes de se unirem? É verdade que o convívio revela mais de cada um, contudo, alguns acordos podem ser feitos previamente. Enquanto um está assistindo ao seu programa preferido, o outro não toca no controle remoto, por exemplo.


Proximidade com a nova família

Outra mudança que pode atrapalhar o relacionamento dos recém-casados é a nova família, um terceiro elemento no casamento. Ferreira-Santos dá a dica para que os parentes – especialmente do outro – não interfiram na vida a dois: “Há uma tendência enorme de interferência da família. É preciso muita maturidade e paciência para superar esta fase. Proponho que o casal faça um ‘contrato’ que contemple todas estas situações”, diz ele. 

Para Iara, o marido “filhinho da mamãe” costuma virar alvo de disputa. "Cabe lembrar que esses conflitos não são unilaterais, são recíprocos, mulheres disputando os homens de suas vidas, filhos, maridos e pais”, diz a psicoterapeuta, que ainda completa: “É preciso um bom grau de autoestima e de amor pelo outro para não entrar nesse tipo de conflito”, garante.

de ig

Saúde: Saiba a principal maneira de controlar a gula

Você provavelmente já ouviu a frase "quanto mais se come, maior é a vontade de comer". Pois ela é verdadeira e explica o mecanismo da compulsão alimentar, transtorno no qual a pessoa consome regularmente uma grande quantidade de comida de uma vez só, mesmo quando não tem fome ou se sente fisicamente desconfortável por comer tanto.


O médico Cristiano Merheb, especialista em nutrologia, explica como se dá o problema e como combatê-lo. A compulsão alimentar caracteriza-se por ser uma forte necessidade de fundo psíquico. Geralmente, é canalizada para alimentos específicos, principalmente chocolates, doces, biscoitos, sorvetes e pão.



De maneira geral, o mecanismo psicopatológico é desencadeado pelo déficit de serotonina no cérebro. Mas pode ser agravado pela presença excessiva de insulina na corrente sanguínea. Produzida pelo pâncreas, a insulina é um hormônio que participa do metabolismo dos açúcares no sangue. Quanto mais açúcar a pessoa consome, maior será a quantidade de insulina lançada no sangue. Por isso, manter hábitos alimentares ricos em carboidratos de alto índice glicêmico, como pães e doces, pode desencadear um círculo vicioso. Quanto mais a pessoa come, mais tem necessidade de comer.



Na maior parte dos casos de compulsão alimentar, o problema tem origem na forma errada de alimentação, que faz com que o pâncreas fique desregulado e inchado. O resultado é uma pessoa mais propensa ao acúmulo de gordura e que desenvolve uma vontade aparentemente infinita de ingerir alimentos que pioram a situação.



Programas alimentares que recomendam a suspensão da ingestão de carboidratos (durante um período que varia de caso pra caso) têm bons resultados para diminuir a gula. A queda dos níveis de insulina melhora a sensação de fome descontrolada e a pessoa se vê livre dessa pressão que costuma ser mais forte no fim do dia e à noite.



Com um tratamento bem direcionado, a pessoa pode, aos poucos, voltar a ter uma alimentação normal, com ingestão de todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo.



Deve-se sempre manter o cuidado de evitar, no dia a dia, o consumo excessivo de alimentos ricos em carboidratos de alto índice glicêmico como doces, massas, derivados de farinha de trigo não integral, entre outros.

de focandoanoticia

Economia: Venda de veículos no Brasil bate recorde

Venda de veículos no Brasil bate recorde no primeiro trimestre

 As vendas no Brasil de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus somaram 306.171 unidades em março.

O crescimento é de 11,6% sobre o mesmo período do ano passado, quando foram vendidas 274.154 unidades. Com isso, o primeiro trimestre do ano fechou com recorde histórico: foram 825.206 unidades comercializadas, alta de 4,7% sobre os três primeiros meses de 2010, com 788.010 unidades.
Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (1º) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Março deste ano só não superou o do ano passado — houve queda de 14,4% —, porque foi o último mês com desconto do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) no valor dos carros.
O resultado surpreendeu o setor. Dias antes do encerramento do mês, o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, havia afirmado que a força do mercado brasileiro de veículos deve ser comemorada, já que o crescimento não foi afetado pelo fim do IPI e pelas medidas de restrição de crédito estabelecidas pelo governo.
O presidente da Kia Motors do Brasil, José Luiz Gandini, também atribui a importância do crescimento ao fato de que o carnaval deste ano foi em março, feriado que normalmente afeta de forma negativa a procura pelas concessionárias.
Gandini aposta em crescimento até o final deste ano, mas de uma forma mais ponderada. "O setor vai se acomodar, não tem como crescer tanto assim. Mas vai continuar com expansão, só que de forma sustentável", analisa o empresário. Em março, a Kia passou a Peugeot em volume de vendas.
Somente no segmento de automóveis e comerciais leves, as vendas subiram 11,57% em março e 3,63% no trimestre, para 288.758 unidades e 750.504 unidades, respectivamente. Os carros bicombustíveis representaram em março e no acumualdo 84,59% das vendas.
No caso do segmento de caminhões, a alta é ainda maior. No mês foram vendidas 14.488 unidades, contra as 12.696 em fevereiro. No acumulado do ano, o crescimento foi de 26,9%, de 31.053 unidades emplacadas para 39.413 unidades.
O mercado de ônibus também cresceu. Segundo os dados da Fenabrave, as vendas subiram 10,9% em março, com 2.925 unidades. Nos três primeiros meses do ano, o segmento já soma 8.068, alta de 25% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram emplacadas 6.453 unidades.
Motocicletas
No setor de duas rodas, os resultados também são positivos para a indústria, que demonstra recuperação sustentável. Ao todo, foram emplacadas em março 160.298 motocicletas, volume 10,31% maio do que a registrada em fevereiro, com 145.314 unidades. No acumulado, a expansão foi de 8,12%, de 405.687 unidades para 438.647 motos.
de g1

Sociedade: Prazo para regularizar título eleitoral

Termina no dia 14 o prazo para regularização do título eleitoral daqueles que não votaram nem justificaram a ausência nas três últimas eleições. Segundo levantamento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mais de 1 milhão de eleitores podem ter o documento cancelado.
Quem não regularizar o título de eleitor perde o cadastro junto à Justiça Eleitoral. Além disso, pode ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público, participar em concorrência pública ou administrativa e obter certos tipos de empréstimos.
A não regularização também impede o cidadão de renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda, obter certidão de quitação eleitoral e obter qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.
Os eleitores podem consultar a situação do título no site www.tse.gov.br. Para a consulta, basta informar o nome do eleitor e sua data de nascimento, ou o número do título.
de portalcorreio

quinta-feira, 31 de março de 2011

Musica: Filme do Mamonas celebra a vida e não a morte


Há 15 anos o Brasil perdia um dos últimos grandes fenômenos da música pop do país. Em um trágico acidente aéreo, os integrantes do Mamonas Assassinas morreram e deixaram todos os seus milhares de fãs em luto.
Como parte das homenagens, a produtora Tatu Filmes vai lançar em maio deste ano o documentárioMamonas pra Sempre, que relembra a história do grupo que se foi no auge do sucesso. Na época, os meninos de Guarulhos chegaram a fazer 182 shows em apenas seis meses.
Com apenas um disco lançado em vida, a banda entrou para a história por conta de sua irreverência. E o documentário de Cláudio Kahns mostra justamente esse lado descontraído do grupo. Concluído em 2009, quando foi exibido na Mostra de Cinema de São Paulo, Mamonas pra Sempre conta, em forma de entrevistas de amigos e produtores, além de imagens raras, tudo desde o começo, quando eles tocavam covers, ainda com o nome de Utopia.
Em entrevista ao R7, Kahns deu mais detalhes sobre o aguardado filme e contou como foi dirigir a produção, que pretende, como afirma o próprio diretor, mais ressaltar a vida do que a morte.

R7 - Qual a sua relação com o grupo de Guarulhos? Chegou a conhecê-los pessoalmente? E gostava da música deles?
Cláudio Kahns - Olha, não cheguei a conhecê-los nem era fã. Só tomei conhecimento do grupo pouco antes do acidente, talvez uns dois meses antes. A presença deles na mídia era avassaladora, impossível não tomar conhecimento. A música tocava em tudo que era canto, então você acabava escutando, mesmo não querendo. Mas acabei virando fã fazendo o filme, vendo como eles eram talentosos e bons músicos. O Dinho era especialmente rápido e divertido.
R7 - Os Mamonas representaram, em um tempo recorde, uma mudança no cenário do rock na segunda metade dos anos 90. Você acredita que hoje eles teriam o mesmo impacto?
Kahns - Difícil dizer. Acho que eles surgiram na hora certa e no lugar certo; acredito que eles ainda durariam um bom tempo, talvez não como Mamonas; um segundo disco, com certeza, eles tinham fôlego pra fazer e ir ainda bem mais longe. Dinho certamente poderia ter uma carreira na TV, por exemplo.
Acho que eles, de certa forma, foram precursores do Pânico - eles eram muito brincalhões. Acredito que hoje seria inexoravelmente diferente, não havia o impacto da internet na época e o show-business era sobretudo na TV. Havia maior concentração midiática. Mas eles certamente teriam um percurso. Foi uma caminhada interrrompida tragicamente.

R7 - De que modo o seu jeito de abordar a história dos Mamonas tem interferência na realização do filme? Trata-se de um registro mais jornalístico, distante, ou temos uma produção mais “autoral” com um tom afetivo? Como equilibrar essa equação?
Kahns - Optei por fazer um filme com uma narrativa linear, contando a história da forma mais simples possivel, onde uma sequência leva à seguinte, sem um narrador, iniciando a história deles como Utopia [primeiro grupo, antes de ser Mamonas].
Optei por fazer um filme leve e engraçado, ressaltando a vida e a luta para se estabelecerem enquanto grupo de músicos, que batalharam sua sobrevivência como artistas. E praticamente não tocando no acidente; esse lado trágico não me interessou em absoluto. E as famílias também me solicitaram que não tratasse nisso; portanto aí houve uma coincidência: o importante era a vida, não a morte trágica dos Mamonas.

R7 - Como vocês conseguiram as imagens raras/inéditas? Com a família, produtores, amigos? E as imagens têm mais a ver com a vida pessoal de Dinho e cia. ou com a vida de shows, estúdio etc?
Kahns - As imagens vieram principalmente das familias, amigos, emissoras, fãs e um dos produtores. As imagens têm a ver com o grupo de forma geral, mas o Dinho acaba aparecendo um pouco mais, à medida que era quem se destacava e se exprimia com mais facilidade e desembaraço. No filme tem muitas cenas de bastidores e algumas mais íntimas, como um telefonema do Sérgio de Los Angeles para a familia, onde ele fala da comida que estão comendo lá, sem feijão, mas com muito hambúrguer e lagostas, que revela um lado mais idiossincrático. Mas bastante revelador.
R7 - O filme foi concluído em 2009 e chegou a ser exibido na Mostra de Cinema de SP. A escolha do ano de estreia oficial se explica pela data redonda (15 anos do fim do grupo) ou há alguma outra razão? A versão que estreia neste ano será diferente da que foi exibida naquele ano?
Kahns - A versão foi ligeiramente modificada, basicamente algumas alterações gráficas; não me recordo se já tinhamos à época as imagens do programa do Jô Soares, que foram colocadas posteriormente. Na verdade é um projeto que se iniciou há alguns anos. Estamos lançando agora por questões de distribuição do filme, a conjunção com a efeméride dos 15 anos foi coincidência.
Mamonas
Diretor acabou virando fã do grupo ao realizar o documentário (Foto: Divulgação/EMI)

R7 - Como foi o processo de pesquisa e reportagens com as pessoas entrevistadas no documentário? Houve alguém ligado ao grupo que se recusou a falar? Quem foram os que mais participaram e ajudaram diretamente na produção?
Kahns -  O processo de pesquisa foi longo; a única pessoa que não quis dar um depoimento foi o João Augusto, vice-presidente da EMI à época dos Mamonas. As famílias, de modo geral, foram colaborativas. Somente tivemos dificuldades em entrevistar alguma pessoa da familia do Bento, a comunicacão em geral era dificil.

R7 - Se o filme fosse realizado na época do acidente, você acha que os depoimentos e até o tom do documentário poderia ser outro? O distanciamento histórico dos fatos, neste caso, mais ajudou ou atrapalhou a abordagem?
Kahns - Dificil dizer se o tempo, neste caso, fez alguma diferença. Acho que os depoimentos foram bastante fiéis ao que cada um sentiu e sente com relação a história deles.  Nem atrapalhou nem ajudou, acho que que talvez foram um pouco menos emocionais se tivessemos feito o filme a quente, logo a seguir dos acontecimentos.



R7 - Além da família e amigos, há artistas que participam dos depoimentos no filme? Quem?
Kahns - Olha, há pelo menos uns 20 depoimentos. Dentre os familiares, os pais do Dinho, do Samuel e do Sergio, a irmã do Julio. Como disse anteriormente, não conseguimos fazer nenhuma entrevista com os familiares do Bento. Sempre foi difícil o contato.



R7 - Como você encara/espera que vá ser a recepção do público mais jovem que não conheceu o grupo na época? Você acredita que eles vão querer saber mais “quem foram esses tais de Mamonas” ou o apelo deve ser maior ao público fã do grupo na época, hoje na faixa dos 30?
Kahns - Olha, acho que o público deles extrapolou o pessoal que os conheceu. Hoje, em toda festa, sempre toca Mamonas: de festa de criança de 10 anos, que portanto não eram nem vivos, a casamentos, portanto pessoas na faixa dos 20 e 30. Acredito que eles viraram clássicos, se dá pra chamar assim. E permanecem no inconsciente coletivo brasileiro.

de R7

Educação: Processo de revalidação de diplomas poderá ser revisto

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que solicitará aos reitores das universidades brasileiras maior agilidade no processo de revalidação de diplomas de cursos feitos em instituições estrangeiras. A declaração foi dada durante visita à Universidade de Coimbra, em Portugal, onde estudantes brasileiros fizeram a reivindicação à presidenta Dilma Rousseff e ao próprio ministro da Educação. 

Os estudantes afirmaram que após a conclusão de cursos de graduação, mestrado e doutorado no exterior os processos de reconhecimento no Brasil são demorados e muito burocráticos. O ministro Fernando Haddad explicou que o reconhecimento é realizado pelas universidades e que é necessário avaliar diversos aspectos do currículo de cada curso para fazer a correspondência entre ambos; no entanto, concordou que a análise pode ser mais rápida. 

“Vou conversar com os reitores para que sejam avaliadas formas de agilizar o processo. Acredito que, como complemento, seja importante alterar a legislação que trata do assunto”, declarou. 

O processo de revalidação de diplomas estrangeiros no Brasil é uma responsabilidade das universidades públicas que ministram cursos de graduação reconhecidos na mesma área de conhecimento ou em área afim. Caso haja dúvida quanto à similaridade do curso, a instituição pode solicitar a realização de exames e provas, com o objetivo de caracterizar a equivalência. A instituição tem seis meses para se manifestar, a partir da data de abertura do processo.


de iparaiba

Mais acessadas