terça-feira, 26 de abril de 2011

Calypso homenageia fãs em clipe

Prestes a lançar mais um CD de sua carreira de 12 anos de sucesso, Joelma e Chimbinha, da banda Calypso, arranjaram mais uma maneira bem criativa de homenagear os fãs e agradecer o carinho deles por seu trabalho. O casal gravou uma música e um clipe direcionados ao grande público que os acompanha nos shows espalhados por todo o Brasil. "A música que batizamos como 'Agradeço esse amor' é uma forma de retribuir ao amor que eles nos dão. Eles viajam o país inteiro atrás da gente e isso nos deixa muito felizes." diz Joelma, vocalista da banda.
Além disso, a produção da Banda Calypso disponibilizou um e-mail para que os próprios fãs enviem suas fotos e trechos de vídeos. É que será lançada uma segunda versão desse vídeo clipe com essas imagens. NOVOCLIP@BANDACALYPSO.COM.BR

Para quem não sabe, a banda Calypso e a apresentadora Xuxa são os únicos artistas brasileiros a emplacarem 4 CDs entre os 50 mais vendidos e 2 DVDs entre os 20 mais vendidos do país, de uma só vez. Além disso é a única banda na história da música brasileira a receber o prêmio de DVD de Diamante Quintuplo. Em 2007 a Banda Calypso teve por média de 1 mês dois discos entre os 10 mais vendidos do país. E é a banda que mais vendeu discos na década de 2000!

de forrodicumforça 

Assinatura, a nova da Encantus

O forró mais romântico do Brasil da Banda Encantus antecipou para o público a próxima música de trabalho e agora registra mais de mil downloads em menos de um dia. O novo sucesso da Encantus chama-se Assinatura, composição de Louro Santos.

A música inédita é interpretada pelo cantor Carlinhos Caiçara e faz parte do repertório do DVD gravado recentemente em São Paulo e que tem lançamento previsto para maio deste ano. Assinatura que já é sucesso da Encantus, conta a história de uma paixão que deixou marcas no coração de alguém e expõe aquele amor que consegue imprimir sua assinatura na história de um casal.

A banda Encantus é formada ainda pelos cantores Jordânia Silva e James Sousa que juntos mantêm uma média de 20 shows por mês levando o romantismo através dos sucessos do forró para todo o país.

de forrodicumforça

Brasil é 3º país onde mais se crê em Deus

O Brasil foi o terceiro país em que mais se acredita em 'Deus ou em um ser supremo' em uma pesquisa conduzida em 23 países.
A pesquisa, feita pelo empresa de pesquisa de mercado Ipsos para a agência de notícias Reuters, ouviu 18.829 adultos e concluiu que 51% dos entrevistados 'definitivamente acreditam em uma 'entidade divina' comparados com os 18% que não acreditam e 17% que não têm certeza'.
O país onde mais se acredita na existência de Deus ou de um ser supremo é a Indonésia, com 93% dos entrevistados. A Turquia vem em segundo, com 91% dos entrevistados e o Brasil é o terceiro, com 84% dos pesquisados.
Entre todos os pesquisados, 51% também acreditam em algum tipo de vida após a morte, enquanto que apenas 23% acreditam que as pessoas param de existir depois da morte e 26% 'simplesmente não sabem'.
Entre os 51% que acreditam em algum tipo de vida após a morte, 23% acreditam na vida após a morte, mas 'não especificamente em um paraíso ou inferno', 19% acreditam 'que a pessoa vai para o paraíso ou inferno', outros 7% acreditam que 'basicamente na reencarnação' e 2% acreditam 'no paraíso, mas não no inferno'.
Nesse mesmo quesito, o México vem em primeiro lugar, com 40% dos entrevistados afirmando que acreditam em uma vida após a morte, mas não em paraíso ou inferno. Em segundo está a Rússia, com 34%. O Brasil fica novamente em terceiro nesta questão, com 32% dos entrevistados.
Mas o Brasil está em segundo entre os países onde as pessoas acreditam 'basicamente na reencarnação', com 12% dos entrevistados. Apenas a Hungria está à frente dos brasileiros, com 13% dos entrevistados. Em terceiro, está o México, com 11%.
Entre os que acreditam que a pessoa vai para o paraíso ou para o inferno depois da morte, o Brasil está em quinto lugar, com 28%. Em primeiro, está a Indonésia, com 62%, seguida pela África do Sul, 52%, Turquia, 52% e Estados Unidos, 41%.
Criação X evolução
As discussões entre evolucionistas e criacionistas também foram abordadas pela pesquisa do instituto Ipsos.
Entre os entrevistados no mundo todo, 28% se definiram como criacionistas, acreditam que os seres humanos foram criados por uma força espiritual como o Deus em que acreditam e não acreditam que a origem do homem viesse da evolução de outras espécies como os macacos.
Nesta categoria, o Brasil está em quinto lugar, com 47% dos entrevistados, à frente dos Estados Unidos (40%). Em primeiro lugar está a Arábia Saudita, com 75%, seguida pela Turquia, com 60%, Indonésia em terceiro (57%) e África do Sul em quarto lugar, com 56%.
Por outro lado, 41% dos entrevistados no mundo todo se consideram evolucionistas, acreditam que os seres humanos são fruto de um lento processo de evolução a partir de espécies menos evoluídas como macacos.
Entre os evolucionistas, a Suécia está em primeiro lugar, com 68% dos entrevistados. A Alemanha vem em segundo, com 65%, seguida pela China, com 64%, e a Bélgica em quarto lugar, com 61% dos pesquisados.
Descrentes e indecisos
Entre os 18.829 adultos pesquisados no mundo todo, um total de 18% afirmam que não acreditam em 'Deus, deuses, ser ou seres supremos'. No topo da lista dos descrentes está a França, com 39% dos entrevistados. A Suécia vem em segundo lugar, com 37% e a Bélgica em terceiro, com 36%. No Brasil, apenas 3% dos entrevistados declararam que não acreditam em Deus, ou deuses ou seres supremos.
A pesquisa também concluiu que 17% dos entrevistados em todo o mundo 'às vezes acreditam, mas às vezes não acreditam em Deus, deuses, ser ou seres supremos'. Entre estes, o Japão está em primeiro lugar, com 34%, seguido pela China, com 32% e a Coréia do Sul, também com 32%. Nesta categoria, o Brasil tem 4% dos entrevistados.
 
de globo.com

Mayana Neiva diz ter orgulho de ser paraibana

A Paraíba tem fama de muitas coisas e uma delas diz respeito à personalidade das mulheres nascidas por aqui. Diz-se que são criaturas fortes, de presença e caráter marcantes. Com simplicidade, Luiz Gonzaga já anunciava, "Paraíba masculina, mulher macho sim, senhor" que, entre tantas interpretações, anuncia uma figura feminina dona de muita força. Mayana Maria Ramos Neiva, atriz, natural de Campina Grande, vem conquistando simpatia Brasil a fora. O motivo? Seu talento incontestável e personalidade única. "Tenho muita honra de ser paraibana", faz questão de frisar a bela e batalhadora moça que, semana passada, passou um dia na cidade natal e se desdobrou para aproveitar momentos com a família e matar as saudades.
Mayana Neiva deixou Campina Grande há seis anos. "Ir para fora do estado é uma questão de espaço, de buscar aperfeiçoamento e oportunidades", avalia a atriz. "Sinto falta de incentivo aos atores paraibanos. Além disso, há uma falha na formação do público também. Teatro não é só comédia, é muito, muito mais que isso", desabafa sobre um dos motivos de ter ido em busca de alçar voos mais altos na profissão.
Quando resolveu ir embora, a família temeu. "Eles tinham medo do que eu poderia encontrar e viver longe deles. Mas, mesmo assim, sempre me deram muita força. Acho que a questão mais difícil é, e sempre foi a saudade", revela, afirmando que sente falta da família constantemente. "Quando penso em Campina Grande o que me vem à cabeça é a minha família", acrescenta. "Saudade da minha avó, que é a melhor pessoa desse mundo e tem a comida mais gostosa que eu já comi, das farras com meus primos e do aconchego familiar".
Deixar tudo isso para trás foi difícil? "Difícil é, mas é aquela coisa... Quando você tem certeza do que quer fazer da vida, qualquer obstáculo é visto com naturalidade. Eu sempre soube que ser atriz era o que eu queria, que era esse o meu destino", assegura. A luta por espaço é acirrada e requer empenho e muito estudo. "É preciso se adaptar ao meio, buscar ser e fazer sempre o melhor de si", frisa a atriz, que destaca o equilíbrio como característica essencial para a vida que vive.
A rotina atarefada não a deixa angustiada. "Sei que não importa para onde eu vá, vou encontrar um mundo que seja meu. Me adapto e afirmo, com certeza, que me sinto em casa em qualquer lugar, seja em Campina, João Pessoa, Rio de Janeiro ou Porto Alegre", exemplifica. "A casa da gente é algo que está aqui dentro, no íntimo, é uma conquista pessoal". 

Na ativa
Depois de seu último papel na televisão, a modelo Desirée da novela Ti-ti-ti, de Maria Adelaide Amaral, na Globo, a atriz continua trabalhando. "Estou gravando o curta O Silêncio que Precede o Beijo, de Jô Bilac e, em maio, começo a gravar o longa Laços, de Ignácio Coqueiro", conta. Quanto aos planos da próxima visita à Paraíba, nada confirmado. "Em maio, talvez, mas no São João com certeza", revelou Mayana. 

de dbonline

terça-feira, 19 de abril de 2011

Enem vai substituir exame de desempenho de alunos

A partir deste ano, os alunos que tiverem participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009 ou 2010 não serão obrigados a fazer a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que é aplicado a alunos ingressantes e concluintes de cursos superiores de instituições públicas e particulares. Na edição deste ano, cujas provas estão marcadas para 6 de novembro, serão avaliadas 26 graduações e cursos tecnológicos. A substituição vai valer apenas para os alunos que estão entrando no curso superior.

A substituição do Enade de ingressantes pelo Enem é uma demanda antiga das instituições de ensino. A participação no Enade é obrigatória – quem não comparece fica impedido de colar grau ao final do curso – mas o desempenho do aluno na prova não interfere no seu currículo. Sem esse compromisso, as instituições defendiam que a nota do curso ficava comprometida.

O Enade é aplicado a ingressantes e concluintes de cursos superiores para avaliar a qualidade do ensino oferecido pelas instituições a partir do “valor agregado” pelo estudante ao longo da formação. A nota obtida pelos alunos é utilizada no cálculo de vários indicadores de qualidade que são utilizados para regular a oferta de ensino no país. O Ministério da Educação (MEC) calcula que 1,2 milhão de alunos estão aptos a participar do exame em 2011.

A inscrição dos alunos é de responsabilidade da instituição e deve ser feita de 18 de julho a 19 de agosto pela internet. São considerados alunos ingressantes aqueles que tenham iniciado o curso em 2011. Já os concluintes são aqueles que tenham expectativa de formatura em 2011 ou que tiverem cursado mais de 80% da carga horária mínima do currículo.

Apesar de dispensados da prova, os ingressantes que tiverem participado do Enem devem ser inscritos no Enade normalmente, para efeito de cadastro. De acordo com o MEC, a dispensa tem como objetivo reduzir custos e dar eficácia à aplicação da prova. A economia será de aproximadamente R$ 30 milhões. Outro motivo para fazer essa substituição é que o Enade de ingressante, por ser aplicado no fim do primeiro ano letivo, não aferia as habilidades e conhecimentos adquiridos pelo aluno desde sua entrada até o segundo semestre do curso.

No Enade, os alunos que não comparecem no dia da prova ficam em situação irregular no MEC e precisam esperar uma nova edição do exame para obter o diploma. Outra novidade, a partir deste ano, é que o estudante nessa situação não precisará fazer a prova, basta que a instituição de ensino faça sua inscrição e o caso fica regularizado.

Em 2011, serão avaliados os cursos superiores em arquitetura e urbanismo, engenharia, biologia, ciências sociais, computação, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, química, pedagogia, educação física, artes visuais e música. Também participam do Enade os alunos de cursos técnicos em alimentos, construção de edifícios, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental.

de Agência Brasil

Concurso: PF otimista quanto à abertura de 1.352 vagas

Tendo divulgado ainda em 2010 a programação de abertura de 1.352 vagas em concursos para as áreas policial (1.024 vagas) e administrativa (328), a Polícia Federal (PF) vive a expectativa de ser relacionada entre as possíveis exceções ao adiamento de concursos, e também nomeações, no Executivo federal. A previsão é que até o fim deste mês o Ministério do Planejamento conclua o estudo que irá definir os casos que não serão postergados.
 A PF possui pedidos em análise no Planejamento para a realização de dois concursos para a área policial, com 512 vagas cada. Um deles é para 396 vagas de agente e 116 de papiloscopista, enquanto o outro é para 362 vagas de escrivão e 150 de delegado.
 Os cargos têm como requisito o ensino superior completo em qualquer área e proporcionam remuneração inicial de R$7.818,33 (já com auxílio-alimentação de R$304). A exceção é o cargo de delegado, cuja exigência é o bacharelado em Direito e a remuneração é de R$13.672,68. Para todos eles, é exigida ainda a carteira de habilitação (“B” ou superior).
 Para a área administrativa, a meta é oferecer 328 vagas de agente administrativo, destinadas a quem possui pelo menos o ensino médio completo. A remuneração inicial, nesse caso, é de R$3.203,97.
 O reforço no efetivo da PF é importante para ampliar o combate ao tráfico de drogas e armas no país e ao crime organizado, além de dotar o departamento de estrutura adequada para fazer frente à demanda gerada pelos grandes eventos que serão realizados no país, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

de folha dirigida

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Mala 100 Alça lança novo cd

A banda Mala 100 Alça acabou de lançar seu 6º CD. O álbum recebeu o nome de "Pode Apostar de Novo". O disco contém 20 faixas, sendo 18 inéditas e duas faxias bônus.

A música de trabalho chama-se "Uma chance a mais". Romântica como nunca, marca registrada da Mala, a canção já é sucesso em várias rádios do Nordeste.

O clipe da música já está disponível no site de vídeos Youtube, totalizando mais de 50 mil exibições.


História de sucesso - São mais de 200 mil cópias vendidas no primeiro DVD, 200 mil no segundo DVD, 250 mil no terceiro DVD, gravado no G4 em Fortaleza com participação de Léo Magalhães, obtendo o recorde de público com mais de 22 mil pagantes. São mais de 4,5 milhões de CD's vendidos ao longo dos 6 anos de carreira.

Em 2005, a Mala fez uma parceria com a empresa BATE PALMAS PRODUÇÕES, que faz um trabalho de marketing, divulgação e venda de shows nas regiões nordeste, sul e sudeste do pais. Tal parceria tem consolidado ainda mais o trabalho iniciado no estado de Pernambuco.

O espetáculo da banda leva ao palco seis músicos, os vocalistas: Marcelo Mello, Rayanne Façanha, James e Lamark. São quatro casais de dançarinos.

Desde a sua criação em 2005, a Banda Malla 100 Alça possui uma discografia de enorme sucesso, numa carreira sempre em ascendência.

de forrodicumforça

Centro de Ciências Agrárias de Areia comemora 75 anos de fundação;

As comemorações em virtude do aniversário de 75 anos de fundação do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba prosseguem nesta quinta-feira (14),no campus II, em Areia. Logo mais à noite, às 8h, no auditório do Prédio Central, haverá uma reunião extraordinária do Conselho de Centro do CCA para a entrega de homenagens especiais alusivas aos 75 anos.
Desde a última terça-feira (12), está sendo celebrado o Jubileu de Diamante. O evento, que se estenderá até sábado (16), contará com seis dias de programação. O CCA originou-se da antiga Escola de Agronomia do Nordeste (EAN) e foi inaugurado em 15 de abril de 1934.
Até 2005, oferecia cinco cursos de Pós-Graduação: Mestrado e Doutorado em agronomia; Mestrado e Doutorado em Zootecnia e Mestrado em Manejo de Solo e Água e dois cursos de graduação Agronomia e Zootecnia.
Com a criação dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas em 2005, e o de Medicina Veterinária em 2006, o CCA passa agora a oferecer cinco cursos de Graduação e cinco de Pós-Graduação
Ontem (13) foi realizada uma sessão especial na Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba em Homenagem aos 75 anos da Ex-Escola de Agronomia do Nordeste. Em seguida às 11h, foi feito o plantio da árvore aroeira comemorativa dos 75 anos.
Também foram promovidos na tarde dessa quarta-feira (13) a Feira Qualidade de Vida, lançamentos de livros e publicações, premiação do concurso Logomarca do CCA e Feira de Artesanato e Flores. Já às 16h, as comemorações prosseguiram com a atividade cultural – Ponto de Cultura Viva o Museu no centro da cidade.
Além dos seis dias de celebrações, outros acontecimentos marcarão os 75 anos do Centro de Ciências Agrárias (CCA). Um deles é o descerramento da placa comemorativa dos 75 anos do CCA, nesta quinta-feira (14), a partir das11h.
CCA
O Centro de Ciências Agrárias da UFPB foi criado no dia 12 de março de 1934, através do Decreto Estadual nº 478 e Federalizado no ano de 1951, sendo inicialmente denominado Escola de Agronomia da Paraíba, depois Escola de Agronomia do Nordeste constituindo-se na primeira instituição de nível superior da Paraíba
O CCA já abriu as portas do mercado de trabalho para 3.245 concluintes, dando a estes o conhecimento dos diferentes cursos, com um novo conceito de ensino, pesquisa e extensão. Hoje, a instituição conta com 1.106 alunos de graduação, 213 professores, sendo 95% com título de doutor ou mestre, e 210 funcionários.
O curso de Agronomia está entre os 10 mais antigos do País e constitui o primeiro curso superior da UFPB que foi fundado em 1955.

de brejo.com

Chiclete com Banana é condenado a pagar R$ 50 mil a compositor

Banda baiana Chiclete com Banana foi condenada a pagar R$ 50 mil ao compositor Roberto Walter da Costa Mello. De acordo com a revista “Vida Brasil”, o autor da ação alegou jamais ter recebido retribuição financeira pela autoria da canção "Maravilha, coisa louca".

De acordo com Roberto, ele cobrou algumas vezes dos integrantes do Chiclete o dinheiro resultante da música, mas não teve sucesso. O compositor alega que tentou resolver o caso amigavelmente, mas, como não houve acordo com o grupo, resolveu entrar na Justiça pedindo R$ 2 milhões a título de dano moral e material e, ainda, de direitos fonográficos.

O juiz condenou o grupo baiano a pagar R$ 50 mil ao autor, de acordo com publicação no Diário Oficial desta terça-feira, 12. Ainda cabe recurso.

de ego

Secretaria Estadual de Saúde sinaliza concurso

Quem está se preparando para concursos públicos na área de saúde deve ficar atento para as oportunidades que a Secretaria de Saúde da Paraíba (SES) deve lançar nos próximos dias. Em audiência que contou com a participação do promotor de Saúde, Herbert Targino e o secretário de Saúde do estado, Waldson Dias, ficou acertado que dentro de um prazo de sete dias a Secretaria de Saúde deverá apresentar um planejamento para realização de um concurso público para preenchimento do quadro funcional que irá atuar no novo Hospital de Trauma de Campina Grande.
Conforme informou o promotor Herbert Targino, no planejamento a secretaria deverá apresentar as necessidades para realização do concurso público. "Podemos adiantar que este concurso deverá ter vagas para todas as categorias médicas, desde a função de médico até auxiliar de enfermagem", disse o promotor. Porém, os maiores detalhes sobre o concurso só serão conhecidos após a conclusão do relatório que será elaborado pela secretaria.
Durante a audiência, que contou com a participação da direção do Hospital Regional e de alguns médicos, também foi discutida a possibilidade da isonomia salarial e o funcionamento do novo Hospital de Traumas, que será entregue ao Estado, no dia 29 deste mês, com sua estrutura pronta. O secretário de Saúde ainda garantiu que fará uma consulta jurídica junto a Secretaria de Administração para a elevação do teto constitucional do SUS, estabelecido para concursados e não concursados.
Durante a reunião, os médicos, em várias especialidades, se mostraram inconformados com o teto estabelecido pela tabela do SUS, que segundo eles não é suficiente para o pagamento total dos plantões médicos. A classe dos cirurgiões gerais, que foi representada pelo médico Jean Almeida, informou que o Estado ainda não efetuou o repasse dos dias que foram trabalhados a mais, durante o mês de janeiro. "Nós queremos uma solução definitiva para isso", frisou.
De acordo com ele, os médicos, assim como os clínicos gerais,alguns atuando no Hospital Regional, pretendem paralisar suas atividades pelo Sistema Único de Saúde (SUS), se o pagamento dos plantões não pagos, não for efetuado, e se não houver uma solução para que o problema seja contornado.
Uma das reivindicações dos médicos é a equiparação salarial de concursados, que recebem um teto salarial de R$ 18.537, e não concursados, com teto de R$ 12.500. O secretário de Estado de Saúde informou que já solicitou à Secretaria de Administração um estudo técnico para conhecer as possibilidades de elevação do teto, equiparando os salários da classe médica, em Campina Grande.
Ele explicou que só depois de resolver a situação de isonomia salarial é que será possível estudar uma forma para o pagamento dos plantões trabalhados e que ficaram fora do teto. O secretário informou que dentro de 30 dias, a secretaria terá uma posição com relação a isso.
O secretário também se responsabilizou em assinar, ontem mesmo, o contrato com a COOTAC, uma cooperativa que congrega anestesistas e ortopedistas da Paraíba, para evitar a paralisação dos especialistas em Ortopedia e Traumatologia, no HR. Outro tema discutido, o funcionamento do novo Hospital de Traumas, não foi fechado, já que segundo o secretário de Saúde, a estrutura pronta só será entregue no dia 29 deste mês. Ficou acordado que a secretaria apresentará ao Ministério Público da Paraíba (MPPB) um planejamento para que o hospital seja aberto à população. 

de db online

Prefeitura de Salgado de São Félix lança edital

A prefeitura de Salgado de São Félix abriu concurso com 187 vagas em todos os níveis de escolaridade. As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de maio através do site da Metta Concursos e Consultoria e a taxa de inscrição varia entre R$30 e R$68, de acordo com o cargo pretendido.

Os vencimentos variam de R$545 a R$850, com carga horária variando entre 20 e 40 horas semanais. São reservadas 17 vagas para portadores de deficiência.
A prova será aplicada no dia 19 de junho e versará sobre questões de Língua Portuguesa, matemática, Conhecimentos Gerais e Específicos.

de db online

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Concurso: Cesp orienta candidatos com problemas ou dúvidas a procurar a central de atendimento

A Fundação Cesp/UNB esta orientando a todas as pessoas que se inscreveram no concurso público para os Correios e Telegrafos, cujo prazo para pagamento dos bancários termina nesta quarta-feira (dia 13), devem entrar em contato por telefone com a Central de Atendimento ao Candidato pelo número 61.3448.0100.
De acordo com a assessoria de comunicação da Fundação, na Central de Atendimento ao Candidato a pessoa pode esclarecer todas as dúvidas, desde questões simples como correção do nome ou número de algum documento, confirmação da inscrição ou emissão do comprovante de inscrição, ou qualquer outro tipo de duvida.
Quanto as reclamações de que as pessoas não conseguem falar com a Central, ou não conseguem a impressão do boleto através do site, a assessoria disse que nos últimas o atendimento tanto na central como através do site tem sido difícil.
Segundo a assessoria as pessoas estão tendo dificuldades porque nos últimos dias cresceu muito o número de acessos ao site da Fundação Cesp e isso tem provocado um congestionamento.

de o norte online

Concurso: SES sinaliza concurso para CG

Secretaria Estadual de Saúde terá que elaborar plano que prevê vagas para todas as categorias médicas
Quem está se preparando para concursos públicos na área de saúde deve ficar atento para as oportunidades que a Secretaria de Saúde da Paraíba deve lançar nos próximos dias. Em audiência que contou com a participação do promotor de Saúde, Herbert Targino e o secretário de Saúde do estado, Waldson Dias, ficou acertado que dentro de um prazo de sete dias a Secretaria de Saúde do estado deverá apresentar um planejamento para realização de um concurso público para preenchimento do quadro funcional que irá atuar no novo Hospital de Trauma de Campina Grande.

Conforme informou o promotor Herbert Targino, no planejamento a secretaria deverá apresentar as necessidades para realização do concurso público. "Podemos adiantar que este concurso deverá ter vagas para todas as categorias médicas, desde a função de médico até auxiliar de enfermagem", disse o promotor. Porém, os maiores detalhes sobre o concurso só serão conhecidos após a conclusão do relatório que será elaboradopela secretaria.

Durante a audiência, que contou com a participação da direção do Hospital Regional e de alguns médicos, também foi discutida a possibilidade da isonomia salarial e o funcionamento do novo Hospital de Traumas, que será entregue ao Estado, no dia 29 deste mês, com sua estrutura pronta. O secretário de Saúde ainda garantiu que fará uma consulta jurídica junto a Secretaria de Administração para a elevação do teto constitucional do SUS, estabelecido para concursados e não concursados.

Durante a reunião, os médicos, em várias especialidades, se mostraram inconformados com o teto estabelecido pela tabela do SUS, que segundo eles não é suficiente para o pagamentos total dos plantões médicos. A classe dos cirurgiões gerais, que foi representada pelo médico Jean Almeida, informou que o Estado ainda não efetuou o repasse dos dias que foram trabalhados a mais, durante o mês de janeiro. "Nós queremos uma solução definitiva para isso", frisou.

De acordo com ele, os médicos, assim como os clínicos gerais,alguns atuando no Hospital Regional, pretedem paralisar suas atividades pelo SUS, se o pagamento dos plantões não pagos, não for efetuado, e se não houver uma solução para que o problema seja contornado.

Uma das reivindicações dos médicos é a equiparação salarial de concursados, que recebem um teto salarial de R$ 18.537, e não concursados, com teto de R$ 12.500. O secretário de Estado de Saúde, informou que já solicitou à Secretaria de Administração um estudo técnico para conhecer as possibilidades de elevação do teto, equiparando os salários da classe médica, em Campina Grande.

Ele explicou que só depois de resolver a situação de isonomia salarial é que será possível estudar uma forma para o pagamento dos plantões trabalhados e que ficaram fora do teto. O secretário informou que dentro de 30 dias, a secretaria terá uma posição com relação a isso.

O secretário também se responsabilizou em assinar, ontem mesmo, o contrato com a COOTAC, uma cooperativa que congrega anestesistas e ortopedistas da Paraíba, paraevitar a paralisação dos especialistas em Ortopedia e Traumatologia, no HR. Outro tema discutido, o funcionamento do novo Hospital de Traumas, não foi fechado, já que segundo o secretário de Saúde, a estrutura pronta só será entregue no dia 29 deste mês. Ficou acordado que a secretaria apresentará ao MP um planejamento para que o hospital seja aberto à população. 

de Dbonline

Musica: O cantor Flávio José grava mais um CD

O cantor Flávio José atende pedidos dos fãs e grava mais um CD, o 18º da carreira, que será lançado no final do mês

Os fãs já estavam com saudade. Depois de passar três anos sem gravar, o cantor e compositor Flávio José entrou em estúdio para gravar o seu 18º CD "Tá do jeito que eu queria". O novo álbum que tem como carro chefe a música "Paixão sem Compromisso", do compositor Dorgival Dantas, está pronto e será lançado no final deste mês, em Monteiro, terra-natal do artista. Flávio está confiante de que o trabalho vai agradar em cheio a grande massa forrozeira que gosta do autêntico forró oriundo do mestre Luiz Gonzaga, de Jackson do Pandeiro e da eterna "rainha do xaxado" - Marinês.

O "caboclo sonhador" há três anos não gravava disco.
Reverenciado como o "rei do xote", Flávio José preparou um CD com músicas inéditas e algumas regravações de compositores da região como Dorgival Dantas, Flávio Leandro, Del Feliz, Antônio Barros e Cecéu, Anchieta Dali, Chico César e Erivaldinho do Acorden.

O 18º CD da carreira de Flávio José tem 11 músicas, sendo três inéditas de autoria de Dorgival Dantas - "Paixão Sem Compromisso", "Como vai Você"e "Tá do Jeito que Eu Queria"; e duas regravações do poeta cantador Flávio Leandro - "Problema Seu" e "Fornalha Global". Flávio também regravou a música "Saudade Afiada", de Flávio Leandro e Del Feliz; dando uma nova roupagem na música "Comer na Mão", do cantor e compositor paraibano Chico César. O novo trabalho também conta com uma música de Erivaldinho do Acordeon e Elisando Santos, outra regravação dos compositores Anchieta Dalí e Carlos Vilela.

Como não poderia ser diferente, Flávio José aproveitou o CD para prestar uma homenagem a dupla Antônio Barros e Cecéu. Assim regravou a música "Pra virar lobisomem" e a canção "Quando os dois se amam" de Antônio Barros e Cecéu. Esses dois clássicos do cancioneiro popular e que já fizeram sucesso com "Os Três do Nordeste" e "Trio Nordestino" ganharam uma releitura nas vozes de Flávio e Antônio Barros e Cecéu.

O último CD do foi "Dom Cristalino", gravado em 2008. O que está quentinho e pronto para sair vai ser lançado dia 23 no Forróleluia, em Monteiro-PB. Mas, oscampinenses não precisarão esperar o São João chegar para curtir o novo show de Flávio. O artista de Monteiro volta a reencontrar o seu público na terra do Maior São João do Mundo, no dia 30, no Clube Campestre. "Está confirmada nossa presença dia 30 de abril no Campestre e também no Maior São Joao do Mundo", afirmou.

Pirataria

Em entrevista ao Diário da Borborema Flávio voltou a fazer críticas ao mercado da pirataria de CD e disse que passou três anos sem gravar por falta de músicas. "Primeiro por falta de um repertório de qualidade e depois por causa da atual situação do mercado fonográfico, que realmente deixa a gente sem a mínima vontade de gravar", contou.

Com 18 CDs gravados - incluindo o novo - 8 LPs e uma carreira de mais de 30 anos consolidada, Flávio José é um dos artistas que defende a música deixada por Luiz Gonzaga. Ele representa a raiz, a matéria-prima original da pura tradição musical nordestina. Carisma de poeta-cantador e talento de sanfoneiro-compositor na alma de um forrozeiro nato. Sãomais de 30 anos de luta na defesa intransigente da cultura nordestina, através do forró.

Ele já pensa em gravar o seu primeiro DVD ao vivo. Artista comprometido com a cultura da região, permanece fiel ao estilo que abraçou, até os dias atuais. Essa fidelidade é retribuída pelo enorme carinho que lhe é devotado pelos inúmeros fãs. Para atendê-los, o artista promove em média de 100 shows por ano. A sanfona, eterna companheira e que lhe acompanha na vida artística, não para de tocar.

Aclamado desde o primeiro LP, mas, extraordinariamente a partir do primeiro CD "Nordestino Lutador" (1994) até "O Dom Cristalino" ( 2008) o cantor faz questão de manter seu estilo. Sempre tocando forró, xote e baião. E se orgulha de ter recebido influências de Luiz Gonzaga. O cantor se consagrou como um dos ícones da música regional. Tem mais de 300 músicas gravadas. Alguns dos seus sucessos estão na boca do público, como "Caboclo Sonhador", Tareco e Mariola", "Terra Prometida", "Espumas ao Vento", "Que Nem Vem Vem", "O Filho do Dono", "Sem Ferrolho e sem Tramela", "A Natureza das Coisas", entre outros.

 de Db online

Agricultura: Paraíba lidera produção nacional e BNB estende prazo de financiamento da cultura

Os produtores rurais paraibanos que trabalham com o cultivo do abacaxi de sequeiro têm um prazo maior para solicitar o financiamento desta cultura, que continua sendo de 1º de janeiro a 30 de junho, conforme autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Esse período tinha sido reduzido para três meses, causando preocupação aos agricultores.
Essa medida, que trazia prejuízos para a Paraíba, já não estava valendo para o Estado de Tocantins, outro grande produtor de abacaxi. O Ministério, atendendo solicitação da Secretaria da Agropecuária e da Pesca do Estado da Paraíba, determinou que o prazo voltasse a ser como anteriormente.
Tão logo se tomou conhecimento desta medida, um grupo de produtores unidos a técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), representantes da Emepa, da Delegacia Regional do Ministério da Agricultura e do Banco do Nordeste, procederam a elaboração de um documento justificando a necessidade de manter o prazo de financiamento anterior.
“Se continuasse valendo essa Portaria, o cultivo do abacaxi na Paraíba seria bastante prejudicado, trazendo sérios prejuízos para o produtor rural”, comentou o assessor estadual da cultura do abacaxi da Emater-PB , Leôncio da Costa Vilar.
A Paraíba colheu, no ano de 2010, uma produção de 258.845.000 frutos, injetando na economia do Estado um valor de R$ 207.076.000,00. A exportação interna foi em torno de 80% para estados do Sul e Sudeste, principalmente São Paulo, um dos maiores consumidores do abacaxi paraibano. Os outros estados que competem com a Paraíba na produção de abacaxi são Pará, com 256.373.000 frutos, e Minas Gerais, com uma produção de 222.154.000 unidades na safra de 2010.
Assinaram o documento enviado ao Ministério da Agricultura, da Pecuária e do Abastecimento, José Teotônio de Lacerda, pesquisador da Emepa; Kennedy Wanderley de Souza, agente de desenvolvimento do BNB; Leôncio da Costa Vilar, assessor estadual da Emater na cultura e Adalberto Nunes Soares, da Superintendência Federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na Paraíba.
Liderança – Atualmente, segundo Leôncio Vilar, a Paraíba ocupa o primeiro lugar na produção nacional de abacaxi. Sob orientação da Emater, a cultura é trabalhada em 36 municípios das regiões administrativas de João Pessoa, Guarabira e Itabaiana, beneficiando centenas de agricultores familiares, com uma média de cinco empregos por hectare, totalizando 60 mil empregos diretos e indiretos.
Os agricultores familiares paraibanos, para chegar aos estados consumidores com o abacaxi, estão utilizando a Bolsa do Comércio de Pernambuco, que até então só trabalhava com grandes produtores. A iniciativa partiu de um trabalho de parceria entre a Emater e o Governo do Estado, o que permitiu a eliminação da figura do atravessador, a quem os abacaxicultores vendiam seu produto por preço bem abaixo do mercado.

de Secom/PB

terça-feira, 12 de abril de 2011

Musica: É um prazer superar os Rolling Stones’, diz Bono sobre recorde

Com shows no Brasil, U2 supera em bilheteria os roqueiros ingleses. Banda irlandesa se apresentou durante o fim de semana em São Paulo.

A banda irlandesa U2 bateu recorde de bilheteria para uma turnê com os shows em São Paulo do fim de semana. Depois do show de domingo, em São Paulo, a turnê “360°” superou os Rolling Stones, passando a ter a maior bilheteria de todos os tempos, com mais de US$ 558 milhões arrecadados.
“É uma coisa maravilhosa. O que faz da gente um verdadeiro artista é a performance ao vivo. Além do que, é um prazer superar os Rolling Stones. Vou ligar para o Mick Jagger e dizer: ‘Olá!’ Eles abriram o caminho. Estamos levando isso a outro nível”, disse Bono, líder e vocalista do U2, em entrevista exclusiva.
Ele também fez elogios ao país. “O Brasil sempre foi conhecido pelo futebol e pelo carnaval. Agora, conhecemos o Brasil, que é um gigante econômico, um país inovador”, conta.
O palco do show, com 50 metros altura, mais parece uma nave espacial. É o maior já projetado para um espetáculo. Só a estrutura do palco dessa nova turnê do U2 pesa 280 toneladas.
Nele o U2 levou os fãs ao delírio. Durante a apresentação, imagens e efeitos tomam conta de um impressionante telão circular.
Do lado de fora do Morumbi, uma turma já está acampada para o show de quarta-feira (13). Fãs estão garantindo lugar. “Estamos aqui garantindo lugar para chegar lá dentro, ficar de cara para o Bono e aproveitar o show. É a realização de um sonho”, diz o auxiliar técnico Cristian Jeuzur.
O show de sábado (9) teve um momento emocionante. Bono lembrou as vítimas do massacre da escola de Realengo, no Rio de Janeiro. Ele pediu que todos acendessem isqueiros e celulares. As luzes do estádio foram apagadas e, no telão circular, surgiram os nomes das 12 crianças mortas.
“É uma violência indiscriminada, de partir o coração. Se você tem crianças, você pensa sobre isso. Tentamos explicar o inexplicável e o inaceitável”, disse Bono sobre a tragédia.

De G1, com informações do Bom Dia Brasil

Cinema: Animação ‘Rio’ estreia nas telonas da Paraíba

Visita do presidente Barak Obama, Copa de 2014, Olimpíada em 2016… o Brasil está na vitrine internacional e a chegada, nesta sexta-feira (8), de uma arara-azul, saída dos Estados Unidos para dar voos rasantes nas areias de Copacabana, ajuda a promover, lá fora, a imagem do país de clima tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza.
Blu é uma arara-azul que sai da fria Minnesota para conhecer, aqui no Brasil, a última fêmea da sua espécie, Jade, com vistas a acasalar e salvar a espécie de extinção. A aventura que une essas duas aves, que acabam presas por uma quadrilha e conseguem escapar pela capital carioca, dá a combustão para o tão aguardado Rio (idem, EUA, 2011), longa-metragem de animação dos estúdios 20th Century Fox que parece consagrar o brasileiro Carlos Saldanha (responsável pela trilogia A Era do Gelo), como um dos nomes de ponta nas superproduções de animação nos dias de hoje.
Atores que estão bastante em alta em Hollywood – como Anne Hathaway (que apresentou o Oscar deste ano), Jesse Eisenberg (A Rede Social) e Jamie Foxx (Ray) – emprestam suas conhecidas vozes a três dos personagens, e estiveram mês passado no Rio de Janeiro para promover o longa.
Em 3D
Mais de 60 anos depois, o Brasil volta a figurar em uma grande produção em animação, feita nos Estados Unidos. Embora fosse sofisticado para a época, ao unir personagens em desenho animado em 2D com atores de carne e osso, o curta Você já Foi à Bahia?, estrelado por Zé Carioca e Pato Donald, não é páreo para a imagem em alta definição de Rio.
Projetado para ser exibido tanto em 2D quanto em 3D, com cópias dubladas e legendas disponíveis na cidade (veja todos os detalhes no Divirta-se, página 4), Rio promete ser exuberante nas cores (uma das sequências mais comentadas é a passagem dos pássaros pelo Sambódromo, durante o Carnaval) e no capricho do visual (Saldanha conduziu uma equipe pelo Rio em um estudo minucioso sobre a composição visual da cidade).

de brejo.com

Concursos: 15 concursos abrem inscrições

Pelo menos 15 órgãos abrem inscrições na segunda-feira (11) e terça-feira (12), para 2.371 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 9.394,31 na Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Duas prefeituras paraibanas abrirão concursos.
Os órgãos que abrem inscrições na segunda para 2.179 vagas são os seguintes: Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Prefeitura de Taubaté (SP), Prefeitura de São João do Pacuí (MG), Prefeitura de São Carlos (SP), Prefeitura de Carvalhópolis (MG), Prefeitura de Alto Araguaia (MT), Prefeitura de Areado (MG), Prefeitura de Piedade (SP), Prefeitura de Oratórios (MG), Prefeitura de Salgado de São Félix (PB), Prefeitura de Parecis (RO) e Prefeitura de Campina Grande (PB).
Já na terça-feira abrem as inscrições para 192 vagas e formação de cadastro de reserva a Prefeitura de Monte Santo de Minas (MG), Prefeitura de Vitória e Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (PB).
Prefeitura de Salgado de São Félix (PB)
A Prefeitura de Salgado de São Félix (PB) abriu concurso para 187 vagas, sendo 71 para preenchimento imediato e 116 cadastro reserva, para cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão de R$ 545 a R$ 850.
Os cargos de nível fundamental são de agente comunitário de saúde, auxiliar de
serviços gerais, coveiro, eletricista, gari, magarefe, mecânico, merendeira, motorista e tratorista. Os cargos de nível médio são de agente sanitário, auxiliar de consultório dentário, auxiliar de enfermagem do PSF, monitor do programa social, orientador social pró-jovem e técnico agrícola. Os cargos de nível superior são de assistente social, enfermeiro PSF, enfermeiro da zona rural, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico de diversas especialidades, nutricionista, odontólogo, professor de várias matérias, orientador educacional, psicólogo e supervisor educacional.
As inscrições podem ser feitas de 11 de abril a 8 de maio pelo site www.mettaconcursos.com.br e, presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 08h às 15h, no Telecentro Municipal, localizado na rua José Silveira S/N, Centro, ao lado do Prédio da Prefeitura Municipal. As taxas de participação vão de R$ 30 a R$ 68.
A prova objetiva será aplicada dia 19 de junho.
Prefeitura de Campina Grande (PB)
A Prefeitura de Campina Grande (PB) abriu concurso para 122 vagas imediatas e 216 para cadastro de reserva em cargos de nível fundamental e médio. O salário é de R$ 545,00.
Os cargos são de servente de limpeza, auxiliar operacional, porteiro, apoio administrativo, assistente de administração, digitador, guarda municipal (masculino) e guarda municipal (feminino).
As inscrições devem ser feitas de 11 de abril a 8 de maio pelos sites www.ibfc.org.br e http://campinagrande.pb.gov.br. As taxas vão de R$ 30 a R$ 55.
A aplicação da prova objetiva está prevista para 22 de maio.
Prefeitura de Parecis (RO)
A Prefeitura de Parecis (RO) abriu concurso para 109 vagas (43 imediatas e 66 para formação de cadastro de reserva) em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão de R$ 545 a R$ 7.500.
Os cargos são de médico clínico geral, advogado, médico ginecologista, médico pediatra, fisioterapeuta, enfermeiro, cirurgião dentista – odontólogo, farmacêutico bioquímico, médico veterinário, assistente social, contador, professor de inglês, professor de língua portuguesa, professor de história, professor de geografia, professor de pedagogia, psicólogo, nutricionista, professor de pedagogia, supervisor escolar, orientador escolar, técnico em enfermagem, técnico em agropecuária, agente administrativo, agente – pacs, fiscal de postura, bibliotecário, auxiliar de odontologia, auxiliar de serviços gerais, motorista de veículo pesado, zeladora, cozinheira, motorista de veículo leve, vigia, merendeira, zeladora e operador de retroescavadeira e operador de patrol.
As inscrições devem ser feitas pelo site www.cristalassessoria.com de 11 a 27 de abril. As taxam variam de R$ 30 a R$ 80.
As provas objetivas escritas serão realizadas na data prevista de 29 de maio.
Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (PB)
A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (PB) abriu concurso público para 50 vagas de agente de trânsito. O salário é de R$ 1.171,67, mais 20% de adicional de insalubridade.
O candidato deve ter ensino médio e carteira de habilitação na categoria AB.
As inscrições devem ser feitas das 9h de 12 de abril às 23h59 de 4 de maio pelo site http://faperp.org.br/. A taxa é de R$ 55.
As provas objetivas estão previstas para 29 de maio, no período da tarde. Haverá ainda teste de aptidão física e curso de formação.
De G1

Educação: número de graduados por ano no País triplicou

O número de graduados por ano no País triplicou em 10 anos, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira pelo Ministério da Educação (MEC). De acordo com o ministério, em 2001, o número de graduados por ano era de 350 mil e atualmente a soma chega a 950 mil.
“A modernização da universidade brasileira corresponde ao avanço da educação, nos padrões da evolução detectada pelos organismos internacionais, que colocaram o país como um dos três que mais avançaram na última década”, disse o ministro da Educação, Fernando Haddad.
Haddad rechaçou os críticos que insistem em afirmar que a educação não acompanha o desenvolvimento econômico  do País. “Dobramos as vagas de acesso, ampliamos a proporção de estudantes por função docente e investimos em inovações pedagógicas como os bacharelados interdisciplinares, entre outras ações”, concluiu o ministro.

Orçamento

Quanto ao orçamento da educação, Haddad confirmou as promessas em termos de docentes, técnicos e obras na esfera do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).
“Quando há prioridade e vontade política, as universidades e institutos federais respondem aos desafios que o país precisa superar”, disse, ao participar da inauguração da Escola de Ciência e Tecnologia da UFRN. O ministro salientou ainda que o MEC registra hoje cerca de 3,5 milhões de m² de obras. “O equivalente a 500 desses pavilhões de 7 mil m² que estamos inaugurando agora”, disse.

de terra

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Cursinho pré-vestibular divulga resultado e abre inscrições para professores


O resultado dos alunos selecionados para  participarem do cursinho pré-vestbiular 2011 do programa de inclusão social da UFPB campus III foi divulgado nesta quarta - feira dia 06/04/11 na coordenação do curso. As inscrições  estão sendo realizadas desde o dia 07/04/11 e vão até o dia 08/04/11.
Informamos também que estão abertas as inscrições para professor: tendo como pré-requisito  graduados e graduandos de diferentes áreas. As vagas são para professores de matemática, física e química, inscrições  na coordenação do curso.



da  redação

Mais acessadas