terça-feira, 10 de maio de 2011

Microsoft comprou o Skype por US$ 8,5 bilhões em dinheiro.

Embora afirme que a empresa tem dinheiro sobrando em caixa, Steve Ballmer, presidente da Microsoft, afirmou nesta terça-feira (10) que o foco para fazer o Skype dar lucro é gerar publicidade dentro do programa. "Vemos muitas oportunidades de negócios dentro do Skype e acredito que fizemos um grande negócio".
Ballmer disse, após divulgar a compra do Skype por US$ 8,5 bilhões em dinheiro, que a Microsoft quer "fundir comunicação e tecnologia", um dos motivos da aquisição. "Falar com amigos do outro lado do mundo será tão natural quanto conversar com um colega que está do outro lado da mesa. Skype e Microsoft trarão um futuro no qual conversas por meio de texto, SMS, chamadas de voz e videoconferência estarão integradas na mesma tela. Estou muito feliz com este negócio", disse.

Tony Bates, CEO do Skype, (à esquerda) e Steve
Ballmer, presidente da Microsoft, se encontram
após empresas fecharem acordo de
US$ 8,5 bilhões (Foto: Paul Sakuma/AP)
O executivo ressaltou o valor da aquisição, dizendo que o Skype hoje possui 170 milhões de usuários em todo o mundo, com 600 mil novas contas diariamente, 207 bilhçoes de minutos de conversa no ano passado (sendo que 40% foi em vídeo) e um crescsimento de 40% em 2010. Entretanto, ele afirma que isso não é o suficiente para tornar o negócio lucrativo. "Ainda temos que fazer a marca Skype crescer nos negócios com anúncios, que apresenta grandes possibilidades nos Estados Unidos e na Europa.
Tony Bates, CEO da Skype e futuro presidente da divisão Microsoft Skype ressaltou a necessidade de parcerias na área de negócios. "Publicidade em vídeo é uma grande possibilidade para nossos negócios. Queremos, também, ir além do PC, levando nosso produto para os smartphones e focar em chat com vídeo em todos os aparelhos".

Elba Ramalho canta na noite de São João em Campina

Durante o lançamento da programação d´O Maior São João do Mundo, edição 2011, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande, Gilson Lira, enfatizou o potencial turístico da cidade durante os 30 dias de festa. 
Ele anunciou que a cantora paraibana Elba Ramalho vai estar se apresentando no Arraial Hilton Motta, palco principal da festa, na noite de São João, dia 23 de junho. 
Ele informou que o cantor campinense Biliu de Campina optou em se apresentar apenas nas ilhas de forró. 
Ele anunciou que o Parque do Povo terá dois palcos para apresentações artísticas, e que haverá um espaço dedicado aos repentistas, declamadores e violeiros, além de palco para apresentação de quadrilhas juninas e grupos folclóricos. 
O lançamento aconteceu na manhã desta terça-feira, 10, na Vila do Artesão. 

de paraiba online

Ingressos para o Rock in Rio 2011 estão esgotados


Os ingressos para o Rock in Rio 2011 - que acontece nos dias 23, 24, 25 e 30 de setembro, 1º e 2 de outubro - estão esgotados. Desde o início da manhã desta terça-feira (10), os fãs formaram longas filas no Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão), na Zona Norte do Rio de Janeiro, para garantir suas entradas. 
Vista aérea de fila de pessoas para compra de ingressos do Rock in Rio 2011, no Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão), na Zona Norte do Rio de Janeiro (Foto: Agência O Globo/Genilson Araújo)Vista aérea de fila de pessoas para compra de ingressos do Rock in Rio 2011, no Engenhão, nesta terça-feira (11). (Foto: Agência O Globo/Genilson Araújo)
Segundo a organização do festival, cerca de 18 mil pessoas adquiriram seus ingressos nos 16 pontos de venda concentrados no Engenhão nesta terça. Somando com as pré-vendas realizadas pela internet em dezembro e março passados, mais as vendas nos shoppings do Rio no último final de semana, a Cidade do Rock deverá receber um público de 600 mil pessoas nos seis dias de shows.
Na última segunda-feira (9), o festival anunciou a última atração de seu line-up: a banda americana de new metal Evanescence. O Rock in Rio terá mais de 70 atrações nacionais e internacionais, entre elas Metallica, Red Hot Chilli Peppers, Coldplay, Elton John, Shakira, Katy Perry, Jay-Z, System of a Down e Guns N' Roses.

de g1

Acordo sobre o Código Florestal está próximo, diz Vaccarezza

A busca de um acordo para votação do novo Código Florestal Brasileiro tomaram conta de todo o dia de hoje e vão prosseguir nas próxima horas, mesmo assim o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), está otimista e diz que o acordo está próximo, embora a votação deva ficar para amanhã. “Já temos quase um acordo completo”. 

Vaccarezza disse que a ideia do governo é só votar o código com acordo entre os partidos da base aliada. “Só temos um ponto que está dificultando a elaboração do documento: é como tratar as pequenas propriedades”. 

De acordo com o líder governista, já foi fechado um acordo com os partidos da base para as Áreas de Proteção Permanentes (APPs), com algumas exceções que devem constar da lei e outras que poderão ser definidas em decreto presidencial de acordo com a necessidade e, que também, não haverá anistia geral.

da agencia estado

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Confirmado: Bolinha estreia dia 14 na Guarabira FM

Está confirmado, o radialista Airton José (o Bolinha) estreia no próximo sábado (14) pela Rádio Guarabira FM (Correio Sat). A informação é da direção artística da emissora. 
Pelo que o Blog do Ikeda conseguiu apurar durante a semana, o “Big Show do Bolinha” volta a ser apresentado pela Guarabira FM, com muitas surpresas.  
Em contato com o editor deste blog, a produção do programa revelou que uma das surpresas é o “karaokê”, do qual os ouvintes vão poder participar e concorrer a vários prêmios.  
Além de toda alegria e irreverência do veterano apresentador, o “Big Show do Bolinha” vai contar com uma equipe de produção que o auxiliará na condução do programa, todo sábado das 09h às 12h.

de caderno de materia

Correios divulgam locais de prova para 1,1 milhão de inscritos

Candidatos devem verificar com os dados pessoais.
Provas acontecem no próximo domingo, 15 de maio, às 9h e às 15h.

Os Correios divulgaram nesta segunda-feira (9) os locais das provas do concurso para 9.190 vagas em cargos de nível médio e superior, que acontecem no próximo domingo, 15 de maio. As provas para todos os cargos serão às 9h, exceto para o cargo de carteiro, que serão aplicadas às 15h do mesmo dia.
O candidato deverá verificar seu local de prova através dos endereços www.cespe.unb.br/concursos/correios2011 (para os cargos de nível médio e superior) e http://www.cespe.unb.br//concursos/correiosagente2011/ (para os cargos de atendente comercial, carteiro e operador de triagem e transbordo). A consulta é individual, feita por meio dos dados pessoais do candidato.
Os candidatos devem estar no local com uma hora de antecedência do horário de início da prova munidos de caneta esferográfica preta, comprovante de inscrição e documento de identidade original. As provas terão duração de 3h30.
Não será permitido o uso de aparelhos eletrônicos, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, controle de alarme de carro, relógio, acessórios como chapéu, boné, gorro e, ainda, lápis, lapiseira e/ou borracha.
Os gabaritos oficiais da prova objetiva serão divulgados a partir das 19h, da data provável de 16 de maio, para o cargo de atendente comercial e a partir das 19h, da data provável de 17 de maio, para os cargos de carteiro e de operador de triagem e transbordo. Nos dois casos, os gabaritos estarão disponíveis no endereço www.cespe.unb.br/concursos/correiosagente2011.
Concorrência
O cargo com maior número de inscritos é o de atendente comercial, com 667.798 candidatos, seguido de carteiro, com 296.719. A concorrência para atendente comercial é de 293,93 candidatos por vaga. Veja abaixo o número de inscritos e a concorrência por vaga.

de g1

Rádio Cultura: Duas novas vozes e uma missão

Depois de ser dispensado pelo empresário João Rafael, quando pleiteava uma chance de militar no rádio guarabirense, o radialista Jailson Maia foi, de fato, convidado para compor a equipe da Rádio Cultura AM de Guarabira. Ele estreou nesta quinta-feira (05), em virtude do desligamento dos radialistas Rafael San e Rodrigo Costa, recém contratados pela Rádio Talismã FM, de Belém. 
Antes de ser contratado pela Rádio Cultura, o locutor Jailson Maia apresentava o “Pilõezinhos Notícias”, pela Rádio Comunitária Pilõezinhos FM. A partir de agora ele é o responsável pelo “Tribuna do Povo”, programa popular que vai ao ar na faixa do meio dia, pelos 790 KHz. 
Além de Jailson, o locutor Sátiro Ayres também foi contratado pela emissora. Ele vem de uma rádio comunitária da cidade de Alagoa Grande e estreia nesta sexta-feira (06), no Programa Espaço Aberto, jornalístico matutino da Rádio Cultura AM.  
O que os ouvintes esperam dos dois novos contratados é, no mínimo, padrão de qualidade, técnica para comunicar e empenho por audiência, afinal, não vai ser fácil competir com a popularidade dos comunicadores do rádio guarabirense, já consolidados em seus horários, nem com as principais redes de comunicação do estado. Eis a grande missão. 
Rafael San na Pilõezinhos FM 
O Blog do Ikeda obteve a informação de que, além de ocupar um horário pelos 99,3 MHz, o comunicador Rafael San também pretende apresentar um programa na rádio comunitária de Pilõezinhos, cidade onde ele é vereador. Isso faz com que o seu nome permaneça evidente na mente da população daquele município e contribui com suas pretensões políticas. Mas, até o momento não há nada confirmado.

de caderno de materias

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Rodrigo Costa deixa a Rádio de Guarabira e vai para a Talismã FM

A rádio Talismã FM, do município de Belém, Microrregião de Guarabira, PB, está revolucionando o mercado de contratações de profissionais de imprensa radiofônica. A Talismã é de propriedade do ex-prefeito de Belém, Tarcisio Marcelo.
A bola da vez em termo de contratação, leia mais

Diego Rafael fecha com a Limão com Mel

A banda Gatinha Manhosa divulgou oficialmente em seu site a saída de Diego Rafael. Veja trecho em que Edson Lima fala sobre o assunto: 
"Diego me procurou na ultima semana para comunicar a sua saída do grupo e tivemos uma conversa saudável onde eu mesmo fui uma das pessoas que dei apoio total a sua decisão. leia mais

Novidades sobre a volta da Caviar

Nossos internautas pediram e estamos trazendo agora maiores informações sobre a Caviar com Rapadura, depois da matéria especial que postamos sobre a nova reformulação da pioneira banda cearense. 
O FD conversou com a nova dupla de vocalistas que fará parte da mais recente retomada da banda. Os cantores César Dantas e Suzy Navarro adiantaram algumas das diversas novidades que virão pela frente neste novo ciclo que se inicia. 
De antemão os fãs mais nostálgicos podem ficar despreocupados, pois a banda não passará a se chamar "Novo Caviar",  

terça-feira, 3 de maio de 2011

TIM abre inscrições para o estágio sem fronteiras com vagas em todo o Brasil

Estudantes universitários de todo o país já podem se inscrever no programa Estágio Sem Fronteiras da TIM. A operadora busca jovens dinâmicos à procura de desafios e oportunidades de crescimento para preencher 130 vagas nas áreas de rede, TI, comercial, marketing, financeiro, jurídico, recursos humanos, entre outros. Para se candidatar, os interessados devem se cadastrar no site até o dia 15 de maio.  Leia mais

Palco desaba durante show da Banda Aquárius

No último sábado, dia 30, a Banda Aquárius passou por um grande susto durante uma apresentação no município de Macaparana-PE. 
Uma das laterais do palco desabou no instante em que  "o Astro" Chico Lopes se apresentava interpretando o seu maior sucesso, "Fã de Eliane". 
Felizmente ninguém se feriu com gravidade, apenas duas pessoas saíram com leves escoriações, porém o quadro poderia ter sido pior se não fosse pelos dois cases dos painéis de led´s que estavam debaixo do palco empilhados, o que de certo modo amorteceu  a queda, fazendo com que o palco não desabasse por completo.  
Com exclusividade o FD teve acesso as fotos do palco instantes o acidente, além de um vídeo feito pelo cantor Neto Lima da Capital do Sol no momento exato do desabamento.

de forrodicumforça

Concursos oferecem remuneração de até R$22 mil e atraem cada vez mais candidatos

Quem não sonha em conquistar aquele emprego com um salário turbinado no fim do mês? É possível realizar este desejo com uma vantagem adicional: a estabilidade no cargo. Como? É só se preparar para algumas seleções públicas que garantem até R$ 17 mil (para nível superior), como é o caso do concurso para juiz do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Outro “concurso de luxo” é o do Senado Federal, com vencimentos de até R$ 22 mil. Este está temporariamente suspenso por conta do corte no orçamento anunciado pelo governo federal. Mas não desanime. Existem outras seleções por aí. leia mais

Lenhada lança nova música

A espevitada cantora e apresentadora, Karine Mitre, juntamente com o seu Forró Lenhada está lançado o seu mais novo CD promocional. Uma das músicas de trabalho é a faixa inédita: "Bebo e choro". 
Composta pela consagrada compositora Zélia Santti, autora de diversos sucessos gravados pela Lenhada, a faixa é interpretada por Karine Mitre e Vivi Lenhada e poderá ser baixada através do link baixo: 


da redação com forrodicumforça

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Novo dispositivo permite "beijar" pela internet

Cientistas do Laboratório Kajimoto da Universidade de Comunicações Eletrônicas em Tóquio (Japão) criaram um dispositivo que permite simular um beijo por meio da internet. "Nosso objetivo é obter o sentimento de beijar", diz Nobuhiro Takahashi, um dos pesquisadores que desenvolveram o projeto.
O dispositivo é eletromecânico e para usá-lo é preciso "rodar" a extremidade do aparelho com a língua. Para ser "beijada", a outra pessoa precisa ter o mesmo aparelho, além de um sistema instalado no computador. Este sistema gira a extremidade do dispositivo no mesmo sentido que a outra pessoa gira o dispositivo com a língua e, com isso, a outra pessoa pode "sentir" o beijo. Veja uma demonstração do uso do aparelho no vídeo abaixo (com legendas em inglês).

De acordo com os pesquisadores, o sistema permite que o usuário "grave" um beijo para que seu parceiro reproduza depois, mas o processo pode ser feito em tempo real. "Um artista famoso poderia gravar um beijo e oferecer o arquivo para todas as suas fãs", diz Takahashi.
O novo dispositivo ainda é um protótipo e os pesquisadores ainda não sabem se ele chegará ao mercado. Segundo Takahashi, ainda é preciso desenvolver outros recursos para tornar o beijo eletrônico mais próximo ao real. "Os elementos do beijo incluem o senso de sabor, a maneira de respirar e a umidade da língua. Se conseguirmos recriar todos esses fatores, teremos um aparelho poderoso."

de g1

Elba Ramalho lançará novo cd durante o Maior São João do Mundo

A memória funciona como um dispositivo capaz de aglutinar para a posterioridade por meio de discursos, escritos e cantos marcas que representam um povo. Em pouco mais de 30 anos de carreira, a cantora Elba Ramalho mantém o vigor de arriscar e experimentar o inusitado, desde que a memória seja preservada. Circulando com a turnê Elba - 30 Anos, a intérprete paraibana acabou de finalizar o mais recente álbum que vai representar um afago para o público que gosta ouvi-la cantando forró. Mas as surpresas não param por aí.

Como se não bastasse o CD Forró Brasileiro, em fase de mixagem, reunindo canções de compositores jovens e outros consagrados, Elba confirmou que o próximo DVD será gravado durante O Maior São João do Mundo, em Campina Grande. "Neste disco estou cantando muito a nova geração. Um disco muito bem feito, arrojado em termos de forró. Canto Anchieta Dali do Recife, Cesinha, Nando Cordel, Dominguinhos, Antônio Barros. É um disco que tem amor, mas tem muito forró com suingue", ressaltou Elba poucos minutos antes de subir ao palco do Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande, para apresentar um show acústico com caráter revisionista.
Embora a apresentação represente um painel composto por mais de três décadas dedicada à música, Elba reforça que este é o momento em que se mostra mais madura para o público. Uma dos resultados desse momento de maturidade se refletiu no CD Qual o Assunto que Mais lhe Interessa? "Eu acho que já fiz tantas coisas boas. O que é bacana é que me sinto muito madura nesse momento. Me sinto como se o bolo tivesse no ponto e agora é a hora de ser servido. Então, essa autenticidade do meu trabalho  não sei se essa fidelidade às minhas raízes e a tudo que eu sou. As pessoas sabem quem eu sou no Brasil e fora dele e isso pra mim é muito importante porque eu acho que o artista tem que ser essa identidade, o seu retrato hoje. Eu cresci. Estou uma cantora muito mais tranquila e tecnicamente com o canto mais apurado", se auto define.
A identidade a que Elba se refere é a ancorada na tradição formatada por Jackson do Pandeiro, Marinês e Luiz Gonzaga. Por conta disso, a pergunta recorrente no meio jornalístico, em favor das bandas de "forró de plástico", se a opção do governo estadual de não financiar esses grupos teria sido correta foi lançada a Elba Ramalho, que defende a democracia de gostos, mas alerta para a perda de espaço da tradição principalmente nas festas juninas em todo o Nordeste.
"Eu acho que se faz muito mais um grande alarido do que realmente o que o secretário quis dizer. Ele tem a posição dele ao falar de São João pela tradição. O forró de plástico, ou supostamente de plástico não sei porque, mas eu não me envolvo nessas coisas. Eu respeito todos os artistas e expressões de arte. Tem espaço para tudo. Chico César quis defender Luiz Gonzaga# que cada vez perde mais espaço na mídia e durante o São João principalmente na Paraíba. Chico César é um grande músico, um homem culto, jornalista, mas a gente tem que ter posição. Essa coisa democrática da música é que é maravilhoso, então, deixa os meninos tocarem".
de db online

Calourada na Ufpb

Proximo quarta dia 04/05 - Grande Calourada na UFPB - Bananeiras, com Niedson Lua.


Na próxima quarta feira no ginasio de esportes do centro de ciencias humanas sociais e agrária - cchsa - campus III da Universidade Federal da Paraíba, grande festa com Niedson Lua e convidados. 


Entradas apenas: R$ 5,00...



Organização: DCE...
Gravação Oficial: Josias Pb Mix...
Apoio: AgroconJr.

da redação com agroconjr

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Governo lança programa para expandir e financiar ensino técnico

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), foi lançado na tarde desta quinta-feira (28) pela presidente Dilma Rousseff e pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, em cerimônia em Brasília. O programa pretende “expandir, interiorizar e democratizar” a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores.
O governo federal  intensificará o programa de expansão de escolas técnicas em todo o país. Além das 81 unidades que estão em execução e devem ser inauguradas neste e no próximo ano, devem ser anunciadas outras 120 nos próximos dias. O mesmo projeto de lei do governo que inclui o Pronatec também quer expandir o programa de financiamento estudantil (Fies) para estudantes que queiram ingressar no ensino profissionalizante e para empresas que queiram capacitar seus funcionários.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, destacou, durante o lançamento do Pronatec, que o governo da presidente Dilma Rousseff fará, até 2014, 200 novas escolas técnicas, quase a mesma quantidade das instituições inauguradas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em oito anos de governo.
“Se foi possível no governo Lula construir 214 escolas técnicas [...] até 2014, em quatro, não em oito, vamos entregar novas 200 escolas técnicas federais”, disse o ministro.
Haddad afirmou que, atualmente, há uma grande disparidade na quantidade de matrículas em universidades e em instituições de capacitação profissional.
“Temos 6 milhões de matrículas no ensino superior e 1 milhão em ensino técnico. É um direito do brasileiro ter acesso a profissionalização de nível médio e de nível superior. [Queremos] atingir 100% da nossa juventude”, disse.
Segundo o Ministério da Educação, há, atualmente, 354 unidades em funcionamento. Com as novas unidades, a rede federal deverá contar com cerca de 600 unidades escolares administradas pelos 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e um atendimento direto de mais de 600 mil estudantes no país.
O programa tem como objetivo ampliar as vagas e expandir as redes estaduais de educação profissional. Ou seja, aumentar a oferta, pelos estados, de ensino médio concomitante com a educação profissional. Esta ação será abarcada pelo programa Brasil Profissionalizado, parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PNE), que teve a adesão das 27 unidades da federação. Os recursos serão repassados para construção, reforma, ampliação de infraestrutura escolar e de recursos pedagógicos, além da formação de professores.
Outra ação será a ampliação da Escola Técnica Aberta do Brasil (E-Tec), modalidade a distância, que instalou 259 polos em 19 estados até 2010, atendendo a cerca de 29 mil estudantes. Em 2011, serão mais de 47 mil vagas; 77 mil em 2012; mais de 197 mil em 2013 e cerca de 263 mil em 2014.
Segundo o governo, a ideia é “dar mais celeridade” ao acordo firmado no governo anterior com o Sistema S (Sesi, Senai, Sesc e Senac), segundo o qual essas entidades devem aplicar dois terços de seus recursos advindos do imposto sobre a folha de pagamentos do trabalhador na oferta de cursos gratuitos.
Dessa forma, as escolas do Sesi, Senai, Sesc e Senac receberão alunos das redes estaduais do ensino médio, que complementarão a sua formação com a capacitação técnica e profissional.
As escolas do Sistema S e das redes públicas também ofertarão cursos de formação inicial e continuada para capacitar os favorecidos do seguro-desemprego, reincidentes nesse benefício. A ação se aplicará também ao público beneficiado pelos programas de inclusão produtiva, como o Bolsa Família.
Fies
O mesmo projeto de lei que cria o Pronatec amplia o alcance do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), que passa a ser chamado de Fundo de Financiamento Estudantil, com a mesma sigla.
O fundo irá prover mais duas linhas de crédito, sendo uma para estudantes egressos do ensino médio – chamado de Fies Técnico Estudante – outra para empresas que desejem formar seus funcionários em escolas privadas habilitadas pelo MEC ou no Sistema S – chamada de Fies Empresa. O funcionamento é similar ao do Fies do ensino superior, porém com 18 meses de carência e seis vezes o tempo do curso, mais 12 meses para pagamento.
Atualmente, há 2.435 instituições privadas cadastradas noSistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) e 580 escolas do Sistema S.
Os recursos do programa virão do orçamento do Ministério da Educação, do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), do Sistema S e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Segundo o governo federal, o projeto de lei será encaminhado ao Congresso Nacional, onde tramitará em regime de urgência.
Bolsas
As bolsas serão: bolsa-formação estudante e bolsa-formação trabalhador, esta relacionada ao seguro-desemprego e à inclusão produtiva. Haverá ainda financiamento da educação profissional e tecnológica.
O programa é voltado a estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a trabalhadores. As modalidades de formação serão: cursos técnicos, mínimo de 800 horas de duração, e Formação Inicial e Continuada (FIC), com mínimo de 160 horas.

de g1

O que existem atras das maquinas

A agência de publicidade alemã Scholz & Friends começou a fazer em 2006 uma série que simula os bastidores das máquinas que usamos no dia a dia – tudo de um jeito bem curioso. É como se dentro de cada máquina de rua – que nós presumimos que faça tudo automaticamente – estivesse uma pessoa lavando roupa, pedalando ou tocando instrumentos.
O slogan é “A vida é muito curta para o emprego errado” e indica o site de empregos jobsintown.de. Veja abaixo algumas das peças da campanha, que aumentou as visitas do site em 25% em relação a 2004:


de guia dos curiosos

Ariano defende Chico César e diz que muitos grupos bons padeceram por falta de apoio público

Ele disse que bandas de "forró de plástico" já tem seu público garantido e não precisam de dinheiro do estado

O escritor paraibano Ariano Suassuna está em João Pessoa onde recebe hoje uma homenagem do Sindicato dos Bancários da Paraíba (SEEB-PB). Na tarde de hoje ele concedeu uma entrevista a imprensa durante a qual agradeceu o reconhecimento. “Eu nem sei se mereço tanto, acho que Deus foi bondoso comigo. Mas fico feliz em ter meu trabalho reconhecido pelos meus conterrâneos”.

Polêmico, Suassuna saiu em defesa do Subsecretário de Cultura da Paraíba, Chico César, que vetou a participação de determinados tipos de banda nas festas promovidas pela gestão estadual. “Estou com Chico César e não abro”, disse. Para Ariano as bandas do chamado forró de plástico já tem o mercado de portas abertas para ele e “os artistas que fazem uma obra de teor cultural legítimo lutam para conseguir sobreviver”.

Ele lembrou que devido a falta de apoio, grupos como o Quinteto da Paraíba e do compositor Eli-Eri Moura, foram preteridos enquanto as bandas que fazem uma música de qualidade fraca “enriquecem à custa dos espaços que, no meu entendimento, não fazem por merecer”.

Rasgando elogios a Sivuca, Ariano Suassuna lembrou o quando o autor de “Rapsódia Gonzagueana” sofreu antes de conquistar o mundo. “Eu vi o Sivuca ainda menino, tocando no meio da rua para ganhar uns trocados; e eu várias vezes lhe dei dinheiro quando passava por ele. Vejam que absurdo. E o Sivuca precisou ir para fora do Brasil para poder ter sua genialidade reconhecida”.

Ele acredita que o Estado tem a obrigação de fomentar a cultura, adiantando que esses artistas que fazem uma música meramente comercial não têm necessidade de lutar por espaços abertos pelo dinheiro público.

de wscom

Mais acessadas