sexta-feira, 20 de maio de 2011

Fracasso escolar é o fracasso do sistema educacional


Dificuldade em aprendizagem muitas vezes vai além dos problemas da criança. O fracasso escolar, na avaliação da doutora Nadia, é o fracasso do próprio sistema de ensino. Com mestrado em psicologia da Educação pela PUC de São Paulo e doutorado em psicologia e educação pela USP, a psicopedagoga coordenou uma feita durante cinco anos nas escolas públicas de São Paulo. O grupo de pesquisadores buscava saber as causas da dificuldade de aprendizado escolar para estabelecer prioridades de mudanças na política educacional. O estudo revelou que de cada quatro alunos que concluem o ensino fundamental, três saem do ensino fundamental sem saber ler, escrever e fazer as quatro operações matemáticas (adição, subtração, divisão e multiplicação).
Nadia Bossa vai apresentar na 18ª Educar, o congresso internacional de educação, aberto nesta quarta-feira (18), no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, alguns resultados de sua pesquisa em uma palestra sobre o fracasso escolar. Em entrevista ao G1, ela diz que os problemas de aprendizagem revelam uma “infecção” no sistema educacional que, como tal, precisa ser tratado.
O que a neurociência nos ensina sobre o aprendizado?
O ensino funamental acontece numa fase da vida da criança que biologicamente temos todas as possibilidades de aprendizado. Uma vez superada esta idade tudo o que se construir não terá o efeito na constituição cerebral. Estamos perdendo o melhor momento do desenvolvimento da criança, que é dos 4 aos 14 anos. Se isso não acontece na idade adequada, estamos limitando a inteligência do povo. Se não usarmos os nossos neurônios nas atividades requeridas pelas atividades acadêmicas estas ligações não vão acontecer, e na vida adulta vamos ter de conviver com uma população com capacidade de raciocínio limitada.


Estudantes em sala de aula (Foto: TV Globo/Reprodução)
Estudantes em sala de aula (Foto: TV Globo
/Reprodução)
Como qualificar um fracasso escolar?
A autonomia intelectual que a escola deveria garantir ao aluno não existe. A gente observa que os alunos concluem ensino fundamental e médio sem condições de fazer a leitura de um texto simples. Eles não compreendem as quatro operações fundamentais de forma que elas possam ser utilizadas na vida cotidiana. O que a gente aprende na escola nada mais é que a vida escrita em uma outra linguagem. Não saber interpretar este esquema de representação desvincula a escola da vida. O que se aplica na escola não se aplica na vida, o que se aprende na vida não serve para interpretar na escola. Está aí o grande fracasso. E isso piora a cada ano. Quando se eliminou a questão da reprovação, os alunos e professores não tinham mais instrumento numérico para avaliar a questão da aprendizagem, a coisa foi se agravando. Tirou-se a reprovação e não se colocou outro instrumento. Quem concluiu o ensino fundamental em grande parte sai da escola sem sequer saber ler e operar de verdade as quatro operações fundamentais. Então podemos dizer que o fracasso escolar é o fracasso do sistema educacional. É um sintoma que revela que a educação brasileira vai de mal a pior.


E de quem é a culpa pelo fracasso? Do aluno, da escola ou dos pais?
Em vez de fracasso, prefiro dizer que a responsabilidade pelo sucesso de uma criança na escola é dos nossos governantes e das famílias naquilo que teriam como direito de exigir dos governantes.


Quais as principais causas para o fracasso de um aluno na escola?
Um grande número de alunos que estão concluindo o ensino fundamental sem condições de ler e escrever e operar as quatro operações tiveram interferência por variáveis que vão desde a qualidade do ensino, e esta questão é a primordial, aliado à desestrutura familiar, muito mais decorrente de fatores sócio-econômicos e, em uma escala menor, de problemas de saúde física, emocional. Problema emocional, cognitivo e pedagógico tudo misturado.  Para um aluno ter um desempenho razoável na escola são necessários desde a alimentação saudável até ter a condição emocional e cultural para levar a escola com a devida seriedade. Temos crianças mal alimentadas, famílias desestruturadas, um tremendo equívoco da função da escola pela população. Muitas vezes nem mesmo os professores sabem qual é o objetivo e o porquê de ter determinados conhecimentos. Família e estudantes também não sabem para que serve todo aquele conteúdo. A pessoa se pergunta: “Por que preciso saber história, geografia, equação?”. São tantos outros apelos na vida, existem tantas outras coisas interessando as crianças e adolescentes, que fica difícil para escola e o conhecimento tomar um lugar de destaque na mente do jovem.


A parceria entre escolas e família é fundamental. Mas como uma escola pode ser parceira de todas as famílias de centenas de alunos?
A escola deveria se aproximar mais das famílias. É preciso que alguém ensine porque os pais precisam respeitar o professor, dar a devida importância para as tarefas escolares, ensinar os filhos a terem cuidado com o patrimônio das escolas, e sobre a importância dos livros. Se os pais não sabem, eles não vão saber por que fazer e como fazer. Muitas vezes o professor diz para os pais que o filho está tendo problemas de aprendizagem. Mas os pais não sabem o que fazer. Um responsabiliza o outro. Além disso, as políticas educacionais vêm de cima para baixo sem uma base segura. Quem ocupa os cargos mais importantes politicamente na educação nunca é um educador, mas um advogado ou economista, que certamente não tem a sensibilidade, percepção e visão de um educador.


Pesquisa mostrou que estudantes saem da escola sem saber ler e escrever (Foto: TV Globo/Reprodução)
Pesquisa mostrou que estudantes saem da escola
sem saber ler e escrever (Foto: TV Globo/
Reprodução)
E o professor, o que pode fazer?
Percebemos que muito professor não tem o devido conhecimento na área à qual ele é formado e devia ser especialista. E, para piorar, tem a questão da inclusão. Eles têm dentro de sua sala de aula os alunos de inclusão portadores de algum tipo de transtorno, que têm direito à educação. Mas o professor precisa de assistência para isso, e muitas vezes isto não acontece. E além do conteúdo didático o professor precisa tratar de temas transversais (como bullying, alimentação saudável, diversidade, violência no trânsito), que teoricamente teriam de estar preparados para isto também.


Um projeto de lei quer aumentar a carga horária escolar em mais 20%, e exigir frequencia mínima de 80%. Na sua opinião isso vai melhorar a educação? O problema afinal é quantidade ou qualidade do ensino?
O problema é a qualidade. É muito bom que se aumente a quantidade de horas, mas isto deveria acontecer depois de melhorar muito a qualidade do que se ensina a escola. Do que adiante mais tempo para ficar na escola sem nada aprender? O professor fica mais tempo envolvido em uma tarefa para a qual ele está preparado.


Qual seria o caminho para melhorar este quadro?
A primeira coisa é fazer este alerta, conscientizar o povo usando todos os espaços para fazer um retrato verdadeiro da situação da nossa escola e identificando alguns dos maiores problemas quem sabe se consegue mudar alguma coisa. Se o fracasso escolar é um sintoma dos nossos tempos do nosso país e este sintoma, como uma febre, indica uma infecção, também indica uma doença do nosso sistema educacional que se não tratada em breve vai inviabilizar a possibilidade de crescimento do nosso país. O que se estuda sobre educação e o que se pesquisa nunca sai de dentro da universidade porque quem ocupa os postos de grandes tomadas de decisões não são os grandes estudiosos e pesquisadores.

de g1

Banda RPM oferta disco na web

pauloricardo
Para quem tem mais de 40 anos, há duas coisas sobre a banda RPM que sempre vêm à mente. A primeira é o sucesso arrasador que o quarteto conquistou no final dos anos 80. A segunda é a curta duração do grupo, que se dissolveu em meio a brigas ferozes no auge do sucesso. Agora, o RPM está de volta e prepara um novo CD, que vai ser distribuído de graça na web.
O plano da banda é ir soltando as músicas aos poucos na internet. Quando todas estiverem prontas, serão reunidas num álbum. Isso deve acontecer em agosto ou setembro. As quatro primeiras faixas já estão disponíveis no site oficial. Lá, também podem ser baixados quatro arquivos PDF que trazem a capinha traseira, o encarte e o rótulo do CD. Assim, quem quiser queimar as músicas em CD, em vez de ouvi-las em MP3, pode fazer um acabamento caprichado.
A estratégia não é nova e vem sendo adotada por artistas de vários países. A venda de CDs está perdendo importância como fonte de receita para os músicos. Em alguns casos, é melhor distribuir as canções de graça para divulgá-las e, assim, atrair mais gente para os shows. No caso do RPM, os muitos anos em que a banda permaneceu inativa fazem com que ela seja pouco conhecida pelos mais jovens. Assim, a divulgação é mais importante que a (pouca) receita que o grupo poderia obter com os CDs.
Sucesso arrasador
Formado em 1983, o RPM ficou conhecido principalmente por seus discos Revoluções por Minuto, de 1985, e Rádio Pirata ao Vivo, de 1986. Juntos, esses dois álbuns passaram de 2,5 milhões de cópias vendidas. O som do grupo é baseado nos teclados de Luiz Schiavon e na voz do baixista e cantor Paulo Ricardo, que assinavam as composições. O guitarrista Fernando Deluqui e o baterista Paulo Pagni completam a formação mais conhecida do quarteto.
A banda teve uma briga feia no final de década de 1980 e se dissolveu em 1989. Depois disso, chegou a se reunir várias vezes em ocasiões específicas, sem muito sucesso. Neste ano, o grupo, novamente com a formação original, ganhou visibilidade depois de um bem sucedido show na Virada Cultural, em São Paulo. Muitas pessoas que nem eram nascidas na época do Rádio Pirata ao Vivo aplaudiram o quarteto. O show deu impulso à volta do RPM, que, além do novo álbum em gestação, já tem uma agenda de apresentações pela frente. Ela inclui a ida ao Rock in Rio, em setembro.

Quarto filme da saga 'Piratas do Caribe' chega aos cinemas.


PIRATAS DO CARIBE - NAVEGANDO EM ÁGUAS MISTERIOSAS'
(Pirates of the Caribbean - On Stranger Tides)
EUA, 2011 / Ação
Direção: Rob Marshall
Elenco: Johnny Depp, Geoffrey Rush e Penélope Cruz.
Crítica: Nesta sequência, Johnny Depp volta a interpretar o excêntrico capitão Jack Sparrow, o grande responsável pelo sucesso da série. Com a mistura de humor pastelão e ironia (lembre-se, aqui, graças à liberdade do ator em moldar seu personagem), o então coadjuvante roubou a cena do par romântico (interpretado por Orlando Bloom e Keira Knightley) já no primeiro filme e se impôs absoluto no papel de protagonista.
As invenções dos roteiristas Ted Elliott e Terry Rossio, que até então vinham dando certo, se perdem nesta produção. Embora acertem nos diálogos, em especial de Sparrow e Barbossa, deixaram de lado as vertiginosas sequências de combate entre navios que, no fim, dão alma aos filmes de piratas. Ao contrário, dão preferência a raros combates em terra, invariavelmente em cenas escuras, onde os efeitos especiais perdem vigor.
Não deixa de ser curiosa a escolha do diretor Rob Marshall. Embora competente, fica a dúvida se foi a escolha acertada para levar a cabo um filme que exige agilidade contínua e uma visão inovadora na forma e conteúdo.. 
(Rodrigo Zavala, do Cineweb)
pauloricardo
Para quem tem mais de 40 anos, há duas coisas sobre a banda RPM que sempre vêm à mente. A primeira é o sucesso arrasador que o quarteto conquistou no final dos anos 80. A segunda é a curta duração do grupo, que se dissolveu em meio a brigas ferozes no auge do sucesso. Agora, o RPM está de volta e prepara um novo CD, que vai ser distribuído de graça na web.
O plano da banda é ir soltando as músicas aos poucos na internet. Quando todas estiverem prontas, serão reunidas num álbum. Isso deve acontecer em agosto ou setembro. As quatro primeiras faixas já estão disponíveis no site oficial. Lá, também podem ser baixados quatro arquivos PDF que trazem a capinha traseira, o encarte e o rótulo do CD. Assim, quem quiser queimar as músicas em CD, em vez de ouvi-las em MP3, pode fazer um acabamento caprichado.
A estratégia não é nova e vem sendo adotada por artistas de vários países. A venda de CDs está perdendo importância como fonte de receita para os músicos. Em alguns casos, é melhor distribuir as canções de graça para divulgá-las e, assim, atrair mais gente para os shows. No caso do RPM, os muitos anos em que a banda permaneceu inativa fazem com que ela seja pouco conhecida pelos mais jovens. Assim, a divulgação é mais importante que a (pouca) receita que o grupo poderia obter com os CDs.
Sucesso arrasador
Formado em 1983, o RPM ficou conhecido principalmente por seus discos Revoluções por Minuto, de 1985, e Rádio Pirata ao Vivo, de 1986. Juntos, esses dois álbuns passaram de 2,5 milhões de cópias vendidas. O som do grupo é baseado nos teclados de Luiz Schiavon e na voz do baixista e cantor Paulo Ricardo, que assinavam as composições. O guitarrista Fernando Deluqui e o baterista Paulo Pagni completam a formação mais conhecida do quarteto.

A banda teve uma briga feia no final de década de 1980 e se dissolveu em 1989. Depois disso, chegou a se reunir várias vezes em ocasiões específicas, sem muito sucesso. Neste ano, o grupo, novamente com a formação original, ganhou visibilidade depois de um bem sucedido show na Virada Cultural, em São Paulo. Muitas pessoas que nem eram nascidas na época do Rádio Pirata ao Vivo aplaudiram o quarteto. O show deu impulso à volta do RPM, que, além do novo álbum em gestação, já tem uma agenda de apresentações pela frente. Ela inclui a ida ao Rock in Rio, em setembro.

Esqueça seu pen drive. Saiba como guardar 50GB de arquivos na nuvem de graça

Seja pela mobilidade e praticidade, seja porque você precisa de mais espaço no seu computador, os HD’s virtuais de hoje são uma mão na roda, ótimos para manter seus arquivos acessíveis em qualquer lugar, com conexão à internet.
Agora, imagina se você pudesse ter 50GB de espaço gratuitos para guardar todos os seus arquivos de fotos, vídeos, textos, documentos e músicas?
O Adrive fornece 50GB de espaço virtual gratuito
O Adrive fornece 50GB de espaço virtual gratuito
O Adrive disponibiliza tudo isso para você, fornecendo uma solução segura com vários níveis de validação, própria para guardar os seus backups na nuvem. Na versão gratuita, o aplicativo possui compartilhamento de arquivos, além de upload e download de pastas e diretórios inteiros – uma facilidade para quem quer transferir grandes quantidades de arquivos. A ferramenta possui também um recurso de pesquisas e a possibilidade de se editar seus arquivos online.
Gostou? Não deixe de conferir seguindo os passos abaixo.
1. Acesse o site do Adrive, clicando aqui;
2. Clique em “Sign up”. Em seguida, preencha seus dados no formulário;
3. Em “Please Select Your Plan”, selecione a opção “Basic-Free” para a inscrição na conta gratuita. Após o preenchimento de todos os dados, clique em “Continue”;
4. Entre no seu e-mail para confirmar a criação da conta. Depois, clique no link;
5. Faça o login e clique em “OK”;
Plataforma para upload de arquivos e pastas do Adrive
Plataforma para upload de arquivos e pastas do Adrive
6. Clique em “Upload Files/Directories” para subir todos os arquivos que você desejar. É possível subir, por vez, mil arquivos;
7. Em seguida, clique em “Add”. Selecione os arquivos e clique em “Open”;
8. Clique em “Upload” e aguarde até o fim do processo;
9. Pronto! Seus arquivos já estão armazenados e você pode acessá-los de qualquer lugar. Clique sobre um arquivo e escolha uma das opções, entre compartilhar à alguém, editar, renomear ou excluir.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Inscrição para Enem começa na segunda-feira

Na tentativa de evitar que os erros ocorridos nas duas edições anteriores se repitam neste ano, Inep contrata empresa de gestão de riscos e Inmetro

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que será realizado nos dias 22 e 23 de outubro serão abertas nesta segunda-feira, a partir das 10 horas, e seguirão até as 23h59 de 10 de junho. Elas custarão R$ 35 e serão feitas exclusivamente pela internet, por meio do www.inep.gov.br/enem.
As informações sobre o exame foram divulgadas ontem, em Brasília, pela presidente do Inep, Malvina Tania Tuttman. A partir de 2012 haverá pelo menos duas edições anuais do exame - a primeira será em 28 e 29 de abril; a segunda deve ocorrer em novembro, após as eleições municipais. "É fundamental termos mais oportunidades de avaliar como estamos", disse Malvina.
Após duas edições do Enem marcadas por uma série de problemas, o Inep recorreu a uma empresa de gestão de riscos, que receberá até R$ 5 milhões, e ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) para evitar imprevistos neste ano. Também foi instituído um grupo de operações de logística para monitorar desde a impressão do exame até a aplicação da prova nas salas.
A empresa Módulo - Solutions For Governance, Risk and Compliance, contratada por meio de pregão, ficará responsável pelo check-list de 1.276 itens de toda a etapa de produção do exame. Segundo informou o Inep, o valor do serviço pode chegar a R$ 5 milhões. Já o Inmetro, com quem o Inep firmou parceria, atuará com uma equipe para acompanhar o trabalho da gráfica RR Donnelley, a mesma responsável pela impressão do Enem do ano passado.
"Todas as medidas estão sendo adotadas no melhor padrão de qualidade para que os riscos sejam mitigados e a gente consiga rastrear uma eventual situação de risco", afirmou o diretor de gestão e planejamento do INEP, Denio Menezes.
Restrições
Durante os dois dias de prova, os estudantes não poderão usar lápis, lapiseira nem borracha. O uso de relógio também será proibido - cada sala deverá ter um marcador de tempo.

Os alunos terão os celulares guardados em um porta-objeto lacrado ao entrarem nas 140 mil salas de aplicação do exame. "Enquanto tivermos poucos que não têm compromisso com a ética, teremos de utilizar medidas que muitas vezes podem parecer inapropriadas", disse Malvina.
O edital deste ano não prevê aos inscritos o direito a pedido de revisão ou de vista das provas, mas, segundo a presidente do Inep, essa questão está sendo discutida com o Ministério Público. Por causa da dimensão do exame, o Inep considera inviável considerar esses pedidos.
Questionada se poderia garantir que o exame não teria erros desta vez, Malvina disse: "Garantir é uma palavra muito difícil de ser usada. O Enem deu tão certo que temos cada vez mais adesões de instituições. Se não desse certo, não teríamos 4,6 milhões de participantes. O Enem precisa, como todo e qualquer processo, ser aperfeiçoado."
No ano passado, o Enem foi marcado por falhas de encadernação na prova amarela e pela troca de cabeçalho no cartão resposta, o que levou muitos estudantes a se confundirem no preenchimento do gabarito e solicitarem a correção invertida.
Em 2009, a prova vazou, conforme revelou o Estado[ ], e precisou ser cancelada e adiada. Por falta de tempo, importantes universidades deixaram de usar o exame como critério de seleção.
O maior


- 6 milhões de estudantes devem fazer o ENEM deste ano, em outubro, de acordo com previsão do Ministério da Educação


de O Estado de São Paulo (SP)

Acesso à banda larga supera 40 milhões em abril, diz associação

Os terminais com acesso à internet banda larga no país atingiram 40,9 milhões em abril, segundo informações da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). De acordo com a entidade, houve uma adição de 14,2 milhões de novos clientes nos últimos 12 meses, o que representa uma evolução de 53,2%.
O levantamento do Telebrasil considera não apenas o acesso à banda larga fixa e móvel, com modem sem fio. A associação também inclui na conta da internet de alta velocidade todos os celulares de terceira geração (3G) que, além de estabelecerem a comunicação por voz, permite o tráfego de dados.
Em abril, a banda larga pelas redes fixas totalizou 15,3 milhões, o que corresponde um aumento de 24,7% em relação ao mesmo mês de 2010 (12,3 milhões). Na banda larga móvel, o crescimento foi de 77,4% no mesmo período, sendo que o número de modems de acesso pela rede móvel subiu de 5,2 milhões para 6,4 milhões (23%) e o de celulares 3G passou de 9,2 milhões para 19,1 milhões (107%).
Velocidade e preço
A associação ressalta que houve também uma expansão na velocidade das conexões no Brasil. Entre 2008 e 2010, os dados baseados em estudo da consultoria Teleco mostram que a velocidade média dos acessos em banda larga fixa aumentou 70%, passando de 1 megabit por segundo (Mbps) para 1,7 Mpbs.

O Telebrasil informou que, de 2008 a 2010, o preço dos acessos fixos caiu 64%, mais do que o percentual de 52% que corresponde à média mundial registrada pela União Internacional de Telecomunicações (UIT). Neste período, a base de clientes de banda larga aumentou 195%.
Os números apresentados pela associação informam que 28% das conexões no Brasil estão acima de 2 Mbps. A ampliação da velocidade de conexão foi maior na banda larga móvel, atingindo 78% no ano passado – a velocidade média do acesso via celular ou modem 3G já teria passado do patamar de 600 quilobits por segundo (Kbps) no fim de 2010.
Outro fator que contribuiu para expansão do acesso à internet, segundo a entidade, foi a meta assumida pelas concessionárias de telefonia fixa, por meio do Programa Banda Larga nas Escolas. Até o fim de 2010, as empresas tinham que conectar 57,6 mil instituições de ensino e, até dezembro de 2011, devem chegar a 62,7 mil escolas.
Com base nos dados preliminares do Censo 2010, a associação estima que 58 milhões de pessoas já possuam internet rápida em casa, com 17,4 milhões residências atendidas.

terça-feira, 17 de maio de 2011

PROBEX: Programa de bolsas de extensão inscrições somente até hoje

Projetos elaborados por professores e técnicos-administrativos dos cursos de graduação e de escolas técnicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), apresentados aos Centros e à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Prac), foram aprovados para o Programa de Bolsas de Extensão (Probex 2011). De acordo com o Edital Probex 2011, as inscrições devem ser feitas - até 17 de maio - para concorrer às 360 bolsas de extensão oferecidas pelo programa. Os interessados devem procurar os Assessores de Extensão de cada Centro e a Coordenação do Programa de Ação Comunitária (Copac) no térreo da reitoria, para os projetos da Prac.

Os projetos inserem-se nas mais variadas áreas de atuação acadêmica, com destaque para Saúde, Educação, Cultura e Meio-Ambiente. A participação da comunidade da UFPB nesses projetos garante e fortalece a missão social da Universidade, em sintonia com os anseios de desenvolvimento e de mudança da sociedade paraibana.

A seleção, que a exemplo de anos anteriores inclui um teste escrito e uma entrevista, ocorrerá de 19 a 27 de maio. Os contemplados atuarão nos projetos a partir de 1º de junho até 30 de dezembro de 2011, com uma carga horária de 12 horas semanais, recebendo uma bolsa no valor de R$ 215,00.

Segundo Fernando Augusto Medeiros da Silva, Coordenador do Programa de Ação Comunitária da Prac, o Probex é mantido com recursos próprios da Universidade e tem o propósito de contribuir para a formação profissional a partir da experiência em extensão universitária. Sua responsabilidade é com a distribuição de bolsas para discentes podendo, dentro das possibilidades da Prac, serem aumentadas dependendo do número de alunos de cada Centro.

Outras informações na assessoria de extensão dos centros e na COPAC/PRAC (3216-7331). Ver ficha de inscrição e listagem dos projetos aprovados por centro (anexos).

de ufpb

Bonecas de algodão orgânico geram renda a cooperativa


Na Paraíba, a Coopnatural dá ocupação a mais de 1,5 mil pessoas
 
Regina Mamede
Rio de Janeiro - Os brinquedos de algodão orgânico colorido são um dos carros-chefe de venda da Natural Fashion, marca da Coopnatural, cooperativa paraibana criada há dez anos e que trabalha pela integração de toda a cadeia produtiva dessa matéria-prima.


A cooperativa trabalha de forma especial, do agricultor que recebe a semente e aprende o manejo correto da terra e controle biológico de pragas às encomendas para artesãs, que dominam técnicas variadas como a renda renascença, o macramê e o labirinto. Mais de 1,5 mil pessoas são beneficiadas em todo o estado e o projeto conta com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e de instituições como o Sebrae e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Com o cruzamento destes talentos, a Natural Fashion produz ainda roupas das linhas feminina e infantil, decoração, acessórios e brindes corporativos. Parte deste trabalho é apresentado no III Encontro Internacional de Comércio Justo e Solidário, que segue até esta sexta (13), no Rio de Janeiro.

Maria-chiquinha, vestido de babados, laçarotes e um enorme e simpático sorriso. Esta boneca de algodão orgânico foi criada por Suelene da Silva como forma de amenizar a perda de um filho. Batizada com o mesmo nome da artesã, acabou por se tornar a mais velha de uma família que inclui ainda Theo, Luísa, Mel, Lilo e Frederico, entre outros bonecos, burricos, macacos e coelhos, que têm transformado a vida de muitas pessoas.

Um pouco da história
O movimento de negócios da Natural Fashion mostra que tem aumentado o interesse por produtos éticos, socialmente justos e ambientalmente corretos. Os artesãos contam com 70 pontos de venda em 20 estados, exportam para 12 países, possuem cinco lojas próprias e têm seus produtos vendidos nos aeroportos internacionais do País.

"Uma pesquisa mostrou que 80% dos nossos clientes são mulheres com mais de 25 anos e nível cultural elevado. Quem compra nosso produto sabe que leva um pouco da nossa história. Mas precisamos ganhar escala de produção e comercialização para elevar a renda dos trabalhadores e aumentar a área cultivada, hoje irrisória", observa o assessor de marketing da Natural Fashion, Alan Oliveira.

de Sebrae

Windows 7 tem menos infecções que o XP

Muitos vão achar isso óbvio, mas um novo relatório revelou que a taxa de infecção por malwares do Windows 7 é muito menor que a do Windows XP.
A edição mais recente do Security Intelligence Report, disponibilizado pela Microsoft aqui, fornece informações sobre a segurança do Windows, aplicativos e Web durante o ano de 2010. leia mais

Como tirar fotos decentes com o celular

Você troca de celular e suas fotos continuam aquela mesma porcaria? Flash demais, luz de menos, tudo tremido? Separamos aqui oito coisas simples que você pode fazer para evitar esse desperdício de pixels.
Tomamos como base uma série sobre fotografia que o blog Mashable fez em parceria com um time de especialistas da Adobe. Abaixo resumimos os toques que eles deram sobre fotografia com o celular e também adicionamos algumas coisas que já tentamos por conta própria e funcionaram bem. leia mais

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Fatos do dia

1888
A princesa Isabel assinou a Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil.
1917
Três crianças portuguesas tiveram a primeira visão de Nossa Senhora de Fátima, em uma aldeia perto de Lisboa.
1940
Winston Churchill fez seu famoso discurso em que afirma ter para oferecer aos ingleses "sangue, suor e lágrimas".
1950
O Diner’s Club lançou o primeiro cartão de crédito que permitia compras em diferentes lojas. Ele era aceito inicialmente em 27 restaurantes de Nova York (EUA).
1965
Os Rolling Stones gravaram um de seus maiores hits: (I Cant´t Get No) Satisfaction.
1981
O turco Mehmet Ali Agca disparou contra o Papa João Paulo II na Praça de São Pedro. Um tiro atingiu o pontífice no abdômen e outro na mão esquerda.
1983
A Rede Manchete começou a transmitir sua programação para os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Ela funcionou até maio de 1999, quando foi vendida para o grupo TeleTV.
1989
Milhares de estudantes chineses se mobilizaram na Praça da Paz Celestial, em Pequim. Eles pediam a democratização do regime comunista.
2000
O Vaticano divulgou a terceira parte do segredo confiado pela Virgem Maria aos pastores de Fátima. Segundo a interpretação oficial, ela se refere ao atentado sofrido pelo Papa em 1981.


de guia dos curiosos

PB divulga festejos juninos em Bolsa Internacional de Turismo em Natal

O São João de Campina Grande, um dos cartões-postais mais famosos do nosso Estado, vira principal atração de uma feira nacional de turismo, que acontece de quinta-feira (12) até o próximo domingo (15), na capital do Rio Grande do Norte, Natal. A Bolsa Nacional de Turismo e Mercadoria 2011, tem como tema principal para este ano, as festividades juninas do Nordeste brasileiro, e nesse quesito, nossa cultura e tradição tem lugar de destaque.

A BNTM é uma das maiores feiras do país que aproxima empresários e operadores de trades turísticos do Brasil e do mundo, em especial, para a venda dos roteiros turísticos nordestinos. Em sua 20º edição, a feira expõe a festa mais tradicional da região, comemorada em muitos estados com cores, formas e peculiaridades originais em cada lugar. O Maior São do Mundo e roteiros que compõem o entorno da região do Agreste paraibano prometem ser a principal atração da feira.

Um grupo de empreendedores de turismo, gestores públicos e agentes de desenvolvimento do agreste e cariri participarão da feira com o intuito de fechar negócios para os roteiros e produtos estruturados dentro das regiões. Donos de hotéis, bares e restaurantes das cidades de Campina Grande, Boqueirão e Cabaceiras estarão na feira representando nosso Estado junto com representantes do Sindi Campina, Sebrae Paraíba, Convention Bureau e a Coordenadoria de Turismo da Prefeitura Municipal de Campina Grande.

de portal correio

Um grupo do autêntico forró pé de serra e dançarinos de quadrilhas locais irão integrar essa comitiva, animando e aproximando ainda mais os visitantes da feira e compradores que conhecerão o stand da Paraíba, criando um clima de proximidade com nossa principal festa que acontece agora no mês de junho.

Na feira deste ano está sendo esperado um público de 500 operadores internacionais e 600 fornecedores de produtos nacionais. A última edição da Feira, realizada em Pernambuco, gerou um volume de negócios de US$ 243 milhões e a expectativa para este é um aumento de 7% (US$ 260 milhões).

O hit do S. João é da Cavaleiros

O sucesso que promete arrebatar as festas juninas de 2011 vem na voz de Wyry Paiva. O mais novo contratado da Cavaleiros do Forró está soltando o gogó na música "Se prepare pra sofrer". 
Se você ainda não ouviu, se prepare para baixar. Clique aqui

de forrodicumforça

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Governo muda regra para dificultar entrada de carro importado

Os veículos, autopeças e pneus que entram no Brasil desde terça-feira (10) têm que pedir uma licença prévia para a liberação de guias de importação, o que, até então, era feito de forma automática.
A mudança foi feita pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior para "monitorar o fluxo de importações" do setor, de acordo com a assessoria de imprensa do órgão.
O ministério não admite que essa medida seja uma retaliação do governo brasileiro ao argentino, que dificulta a entrada dos produtos nacionais naquele mercado.
Na terça-feira (10), no entanto, o ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento) havia dito que o objetivo é "defender nossos exportadores". "Não queremos que a Argentina adote praticas não condizentes com a relação que temos com eles, mas não podemos esquecer que o saldo é positivo para nós", completou.
Segundo determinação da OMC (Organização Mundial do Comércio), esse tipo de procedimento tem que valer para todos os países. Ou seja, a partir desta semana, o governo brasileiro tem até 60 dias para permitir a entrada de veículos, autopeças e pneus.
A maior parte dos carros importados são trazidos pelas montadoras com fábrica no Brasil da Argentina e do México, com os quais há acordos comerciais para isenção na alíquota de importação de 35%, de acordo com a logística de produção de cada empresa. Apesar da fatia desses dois países estar diminuindo ao longo dos anos, ainda representa mais de 60% das importações.
A Fiat, por exemplo, líder na venda de automóveis e comerciais leves, importa da sua fábrica na Argentina o Siena, que também é produzido no Brasil. Outro carro trazido do exterior pela montadora, da Europa, é o Cinquecento. 

de folha online

Mais acessadas