sexta-feira, 27 de maio de 2011

Aprenda oito tipos de massagens

A definição da palavra massagem é, segundo o Dicionário Aurélio, a “compressão metódica do corpo, ou de parte dele, para melhorar a circulação ou para que se obtenham outras vantagens terapêuticas”. E as vantagens se multiplicam com os diferentes métodos que prometem desde relaxamento até a conquista de um corpo mais torneado.

Algumas técnicas auxiliam ainda no equilíbrio mental. “É pelo toque que a massagem desencadeia transformações físicas e emocionais que cria, por vezes, uma sensação de descanso, paz e realização tanto no corpo como na mente. A massagem não apenas alivia o estresse diário, como também a ansiedade”, diz Alessandra Gubeissi, diretora do Spa Setti+Nandi, em São Paulo.

Segundo ela, uma massagem cuidadosa feita por um profissional capacitado gera sensações de bem-estar, confiança e alegria e traz mudanças na postura e na expressão facial.

Conheça algumas técnicas e seus benefícios:

Ayurvédica
Esta massagem trabalha as articulações e cadeias musculares de todo o corpo, mesclando deslizamentos, toques suaves e toques profundos com alongamentos e trações. A massagem ayurvédica é vigorosa e ajuda a liberar toxinas presas aos músculos e tecidos. Sua técnica tem origem na Índia há cerca de 6 mil anos. O terapeuta pode usar mãos, cotovelos e pés. Promove realinhamento postural, alivio de tensões, fortalece o sistema imunológico e tem efeitos antiestresse e antidepressivo. Não há contraindicações.

Com Vela
O objetivo é o relaxamento por meio da termoterapia. O uso de velas começou em Nova York, numa outra versão da massagem com pedras quentes, ainda muito popular em todo o mundo. Promove melhora da circulação sanguínea, aumento do fluxo de nutrientes, ajuda a remover as substâncias tóxicas das células que são prejudiciais ao organismo, além de aliviar a dor muscular. As velas, feitas de uma cera especial e com aromas específicos, são acesas e quando o produto começa a derreter é colocado sobre as áreas em que a massagem será feita. É realizada por meio de movimentos suaves, lentos e firmes no corpo inteiro, relaxando a musculatura e proporcionando alívio das tensões e estresse. Não é indicada para pessoas com falta de sensibilidade ou hipersensíveis.

Drenagem Linfática
Uma das mais conhecidas entre os tratamentos estéticos, a massagem tem movimentos realizados de forma a ativar a circulação sanguínea e linfática, desobstruindo e ativando os gânglios linfáticos. O objetivo é limpar o corpo das toxinas que são jogadas nos gânglios e, depois, eliminadas por meio do suor e das fezes. É auxiliar na eliminação de líquidos retidos nos tecidos, tratamento de gordura localizada e celulite, além de aumentar as defesas naturais do organismo, pois ativa o metabolismo, e prevenir varizes. Pode ser feita antes da prática de esportes, o que ajuda a acelerar a queima de gorduras, ou depois de exercícios, o que elimina ácido lático, produzido pelos músculos em movimento e que causa dores no corpo. Não é recomendada se o paciente estiver em estado febril, com infecções, dermatites e processos alérgicos agudos.

LomiLomi
Técnica de origem havaiana feita com o uso dos antebraços e das mãos, com manobras contínuas, longas e fluídas, trabalhando totalmente o corpo, que é massageado em vários lugares ao mesmo tempo, como se ondas passassem por ele. O massagista orienta o cliente a fazer respirações para otimizar os resultados. A massagem pode ser muito lenta para relaxar ou mais rápida a fim de ter efeito revigorante. Entre os benefícios apontados estão a estimulação das energias, o equilíbrio das emoções, o combate ao estresse e a ativação da circulação sanguínea. Segundo a diretora do Spa Setti+Nandi, Alessandra Gubeissi, a técnica recupera e mantém a saúde física, psíquica e mental e desbloqueia o fluxo da energia vital. Não há contraindicações.

Kalari
A técnica tem origem em tradições ligadas a artes marciais indianas e mescla ensinamentos da medicina ayurvédica, exercícios de ioga, respiratórios e de meditação. Podem ser usados mãos e pés e o paciente pode ser pisado pelo terapeuta. Além de relaxante, a massagem proporciona eliminação de líquidos e toxinas, ativa o metabolismo, aumenta a imunidade e contribui para o processo de rejuvenescimento. Os movimentos não são padronizados e mudam de acordo com o paciente precisa, pois idade, necessidades imediatas e eventuais problemas de saúde conduzem o tratamento. A técnica é indicada para atletas, bailarinos, praticantes de artes marciais e, em geral, para todas as pessoas que precisam ter um corpo mais flexível, para quem sofre de insônia e quer se livrar dos sintomas do estresse.

Modeladora
Feita com movimentos rápidos e intensos para esculpir o corpo e reduzir medidas, apenas com as mãos. Pode ser combinada com o uso de cosméticos que ajudam a queimar gorduras localizadas. Ajuda a eliminar gordura localizada, celulite e flacidez, principalmente em regiões de barriga, coxas e quadris. Técnica muito indicada para associar a outros tratamentos como, Manthus, Heccus e Drenagem Linfática. É contraindicada somente para gestantes.

Shiatsu
´Shi´ significa dedo e ´atsu´, pressão, em japonês. O corpo é massageado com o uso de dedos, polegares e também com a palma das mãos, ao longo dos meridianos do corpo e também em pontos ligados ao fluxo da energia vital, conceitos que derivam da Medicina Tradicional Chinesa, criada há mais de 5 mil anos. A técnica ajuda a relaxar, aliviar dores e pode ser auxiliar no tratamento de doenças. Também são feitos alguns movimentos de alongamentos indicados para o alivio imediato de dores em geral. Ajuda no equilíbrio emocional combatendo fobias, depressão, raiva, preocupação, estresse, TPM, cólicas menstruais, intestino preso, dor de cabeça. Não tem contraindicação, mas o profissional deve estar ciente se o paciente já realizou cirurgias e não realizar certos movimentos em pessoas idosas

Sueca ou Relaxante
Feita em todo o corpo, com movimentos lentos, suaves e de baixa a média pressão. Além de promover relaxamento muscular, proporciona melhora da circulação e redução do estresse, além da recuperação de contusões e torções e aumento da oxigenação dos tecidos e do sangue. A massagem sueca contribui para melhor funcionamento dos órgãos, fortalece o sistema imunológico, diminui a ansiedade, insônia, promovendo um relaxamento geral de corpo e mente, induzindo uma profunda sensação de leveza e bem-estar. Não há contraindicações.
DE TERRA

Vice-Reitor aprova prédio do Paulo VI para a implantação do IFPB em Guarabira

O vice-reitor do IFPB, Paulo de Tarso visitou, na manhã desta terça-feira (25), as instalações do Centro de Treinamento Paulo VI. O local foi aprovado como local para a implantação do Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, unidade de Guarabira.
O professor Paulo Tarso foi recebido pelo chefe de gabinete da Prefeitura Municipal, jornalista Eraldo Luis, que esteve acompanhado dos secretários Antonio Moura (Infraestrutura), Auricélia Alustau (assessora particular da prefeita Fátima Paulino), Micheline Paulino (Educação), Almir Carlos (adjunto do Planejamento), Sebastião Ferreira (adjunto da Infraestrutura) e Valdir Duarte (adjunto da Educação).
Conforme disse o vice-reitor, a unidade do IFPB de Guarabira vai ser implantada no mês de agosto desse ano, por isso o Centro de Treinamento Paulo VI vai passar por adaptações. O prédio foi alugado pela Prefeitura Municipal a Diocese local.
Paulo de Tarso também inspecionou os terrenos, dois oferecidos pelo Grupo Guaraves e um a ser doado pelo empresário José Walderedo Victor, onde vai ser construído o prédio do Campus do IFPB de Guarabira.
Após a inspeção, o vice-reitor disse que, no dia 08 de junho virá uma equipe de engenheiros do IFPB para definir qual das três áreas será a apropriada para a construção do campus.
Audiências em Brasília  – A prefeita Fátima Paulino não pode estar presente na visita do vice-reitor ao município por que se encontra em Brasília. Em companhia do deputado Raniery e do ex-governador Roberto Paulino, a gestora tem audiências nos órgãos da Capital Federal tratando da abertura da UPA, do Samu, além da implantação do IFPB e da UFPB em Guarabira.
 
de Antonio Santos, da Codecom-PMG, com brejo.com

O Enade 2011 será aplicado no dia 6 de novembro

O Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) 2011 será aplicado no dia 6 de novembro de 2011, a partir das 13h (horário de Brasília). A informação está no Diário Oficial da União desta segunda-feira (18).
A partir deste ano, os ingressantes dos cursos que serão avaliados no exame poderão utilizar sua nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Segundo o MEC (Ministério da Educação), estima-se que 1,2 milhão de estudantes sejam inscritos este ano e que cerca de 400 mil façam as provas.
Nesta edição, também será possível fazer a regularização dos estudantes ingressantes e concluintes em situação irregular no Enade em anos anteriores. A simples inscrição dos estudantes basta para que a situação seja estabilizada. Os que estão irregulares no cadastro do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) ficam impedidos de colar grau.

Inscrição

A inscrição dos estudantes é de responsabilidade das instituições de educação superior. O prazo vai de 18 de julho a 19 de agosto. Os estudantes que constam como irregulares devem ser inscritos antes, no período de 20 a 30 de junho. De 22 a 31 de agosto, o estudante terá acesso à página eletrônica do Inep para confirmar informações.
Todas as normas de aplicação do Enade serão reunidas e publicadas no Manual da Prova, que deve ser publicado até 31 de maio.
O exame precisa ser feito pelos alunos ingressantes nos cursos neste ano (com exceção daqueles que fizeram o Enem) e pelos concluintes. Estão nesta última categoria aqueles que tenham expectativa de conclusão em 2011 e/ou quem já fez mais de 80% da carga horária mínima do curso. Quem colar grau até 31 de agosto está dispensado do Enade.

Cursos avaliados

Neste ano, só fazem as provas os alunos dos seguintes cursos:
  • Arquitetura e urbanismo
  • Engenharia
  • Biologia (bacharelado e licenciatura)
  • Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura)
  • Computação (bacharelado e licenciatura)
  • Filosofia (bacharelado e licenciatura)
  • Física (bacharelado e licenciatura)
  • Geografia (bacharelado e licenciatura)
  • História (bacharelado e licenciatura)
  • Letras (bacharelado e licenciatura)
  • Matemática (bacharelado e licenciatura)
  • Química (bacharelado e licenciatura)
  • Pedagogia (licenciatura)
  • Educação Física (licenciatura)
  • Artes Visuais (licenciatura)
  • Música (licenciatura).
Além desses, os seguintes cursos tecnológicos também passarão por avaliação em 2011:
  • Alimentos
  • Construção de Edifícios
  • Automação industrial
  • Gestão da produção industrial
  • Manutenção industrial
  • Processos químicos
  • Fabricação mecânica
  • Análise e desenvolvimento de sistemas
  • Redes de computadores
  • Saneamento ambiental.
Outras informações podem ser obtidas no site do Inep ou na portaria do exame.

de Inep

Glaucoma atinge 900 mil pessoas no Brasil

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) indicam que 65 milhões de pessoas já foram diagnosticadas com glaucoma em todo o mundo – dessas, 900 mil são brasileiras. Provocada pela elevação da pressão ocular, a doença não tem cura e, quando não é tratada, pode levar à cegueira.
Segundo o Ministério da Saúde, de janeiro de 2003 ao último mês de março foram realizados, no SUS (Sistema Único de Saúde), mais de 3 milhões de atendimentos a pacientes com glaucoma, entre exames, consultas e cirurgias. Em oitos anos – de 2003 a 2010, a assistência para estes brasileiros cresceu 145 vezes, saltando de 10.150 procedimentos para 1.472.675. Em oito anos, o investimento do Ministério da Saúde, neste segmento, aumentou quase 300 vezes: passou de R$ 294 mil, em 2003, para R$ 87 milhões, segundo o órgão.
Para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Alípio de Sousa Neto, explicou que a principal barreira a ser vencida no país é o hábito de procurar um médico somente diante da presença de sintomas.
- A pessoa não vai sentir nada. Só vai sentir na fase mais avançada, quando começa a esbarrar nas coisas.
Isso porque, segundo ele, a doença pode se desenvolver durante meses ou anos sem apresentar nenhum sintoma. A saída é investir em exames periódicos – pelo menos uma vez ao ano.
Pessoas que têm parentes portadores de glaucoma, indivíduos com mais de 40 anos, pacientes com alto grau de miopia e diabéticos devem estar ainda mais atentos à realização dos testes de rotina. Após o diagnóstico, o tratamento vai desde a utilização de colírios, que baixam a pressão ocular, a cirurgias e ao uso do laser.
- Uma gota por dia de colírio já é suficiente para resolver o problema. Pela vida toda. Mas tem que estar controlado.
O oftalmologista alertou para que as pessoas não façam uso indiscriminado de medicamentos para os olhos, já que eles podem, inclusive, agravar o glaucoma se mal utilizados.
De acordo com a OMS, a cada ano são registrados 2,4 milhões de novos casos de glaucoma no mundo. A doença pode se manifestar de diferentes maneiras: de ângulo aberto (80% dos casos), de ângulo fechado, de pressão normal, pigmentar, secundário e congênito e é responsável por cerca de 13% da cegueira derivada de enfermidade.
No Brasil, o glaucoma é a terceira causa de cegueira. Doenças como diabetes, hereditariedade, miopia e lesões oculares são as principais causas do glaucoma.
Saiba mais sobre a doença:
- Pessoas com histórico familiar de glaucoma têm cerca de 6% de chance de desenvolver a doença
- Os diabéticos e negros são mais propensos a desenvolverem glaucoma de ângulo aberto – em geral, este tipo de glaucoma não apresenta sintomas e o paciente não sente dor e perde lentamente a visão
- Os asiáticos têm maior tendência a desenvolverem glaucoma de ângulo fechado, forma da doença em que ocorre um rápido aumento da pressão do olho. Os sintomas podem incluir dores oculares e dores de cabeça intensas, olhos avermelhados
- A prevalência de doenças oculares que levam ao comprometimento da visão cresce com o avanço da idade. As taxas maiores de cegueira e baixa visão são observadas com o aumento da vida média da população
- Na população com mais de 50 anos de idade, as principais causas de cegueira são a catarata, o glaucoma, a retinopatia diabética e a degeneração macular (perda da visão no centro do campo visual, a mácula).

R7

Sistema Solar pode voltar a ter nove planetas

Cientistas americanos revelaram ter fortes evidências de que existe um nono planeta, já batizado de Tyche, em nosso Sistema Solar, que fica além de Plutão – que deixou de ser planeta há cinco anos – e é enorme.
Os indícios foram coletados pelo telescópio espacial Wise, da Nasa, que oferece provas de que esse gigante planeta gasoso está escondido no exterior da Nuvem Oort, o local mais distante do Sistema Solar.
O astro foi chamado de Tyche (pronuncia-se tái-ki) pelos dois astrofísicos que propõem que ele seja elevado ao status de planeta, Daniel Whitmore e John Maltese, da Universidade da Louisiana.
O primeiro lote de dados sobre Tyche deverá ser liberado em abril. Depois que o Tyche for localizado, a União Astronômica Internacional (IAU) é que vai dizer se ele terá o status de planeta.
O problema principal que a IAU poderá ter com a proposta é que o Tyche se formou em volta de outra estrela e depois foi capturado pelo campo gravitacional do Sol. Talvez a organização tenha de criar uma nova categoria para essa bola gigante de gases.
Os cientistas suspeitam que Tyche tenha quatro vezes a massa de Júpiter e uma órbita 15.000 vezes mais distante do Sol do que a Terra e 375 vezes mais distante que Plutão.

De R7

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Novo cd da CP será puro romantismo

A banda sergipana Calcinha Preta está em estúdio preparando seu novo cd, esse que já é o 25º da carreira. 
Nossa equipe entrou em contato com Bell Oliver, vocalista da banda e apurou que o romantismo será a palavra-chave desse cd. 
Segundo o cantor, a banda está investindo novamente no romantismo que já a coroou várias canções, como Desilusão e Mágica, por exemplo. 
Recentemente o compositor Renato Moreno divulgou em uma nota, postada na rede social orkut, que o cd consta de 90% de músicas românticas e inéditas, algumas inclusive de sua própria autoria.

de forrodicumforça

Em seis horas, 300 mil se inscrevem no Enem 2011

Inscrições começaram nesta segunda-feira e vão até o dia 10 de junho. Provas serão nos dias 22 e 23 de outubro

Nas seis primeiras horas de funcionamento, o site do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recebeu 300 mil inscrições, segundo balanço do Ministério da Educação (MEC). O sistema começou a funcionar às 10h desta segunda feira (23) e seguirá recebendo inscrições de candidatos até as 23h59 do dia 10 de junho. Para participar, os candidatos devem informar o número do CPF (do próprio candidato, não vale o dos pais ou responsáveis) e do documento de identidade. As inscrições são feitas somente pelo site do Enem. O iG testou o sistema nesta segunda-feira e não enfrentou problemas.
A expectativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, é de que 6 milhões de pessoas se inscrevam neste ano. Em 2010, 4,6 milhões se inscreveram, mas aproximadamente 3,3 milhões compareceram aos locais de prova.
Segundo o Inep, nos primeiros 15 minutos de funcionamento, o sistema recebeu 24 mil inscrições. O primeiro inscrito foi do Distrito Federal. Em média, os candidatos gastam 4,5 minutos para realizar a inscrição. São menos de dez etapas até o final do processo.
Os estudantes de escolas públicas e os candidatos que tenham carência socioeconômica não precisam pagar a taxa de inscrição, que é de R$ 35 para os demais candidatos. Essas informações serão solicitadas no ato da inscrição. Os candidatos de baixa renda devem preencher um documento disponível no site do Enem, declarando renda familiar. O pagamento da taxa deverá ser feito pelos candidatos até 13 de junho.
É importante que, durante a inscrição, os participantes não se esqueçam de informar se precisam de atendimento especial (provas ampliadas, ledor, ambiente diferenciado por causa de dificuldades de locomoção) ou de horário diferenciado por motivos religiosos. Esse tipo de solicitação não poderá ser feita após o processo de inscrição. O Inep, responsável pelo exame, pode solicitar também documentos comprobatórios dessas necessidades.
Além de selecionar alunos em instituições públicas de ensino superior e bolsistas do Prouni em faculdades privadas, o Enem também poderá ser utilizado por estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o antigo supletivo, como certificação de conclusão de ensino médio. Quem for fazer a prova com esse objetivo deve informar a instituição (há uma lista disponível no site) que deverá ser a certificadora do diploma no ato da inscrição.
Provas e segurança
As provas do Enem serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro, sempre às 13h. A presidente do Inep, Malvina Tuttman, anunciou na semana passada novas regras para aumentar a segurança da aplicação, que enfrentou problemas no ano passado. Uma delas é que os candidatos terão de deixar os aparelhos eletrônicos e celulares em sacos plásticos fornecidos pelos fiscais de prova.
Antes de começar as avaliações, os estudantes também serão alertados para verificar se todas as páginas dos cadernos de provas e os cartões de respostas estão impressos corretamente. Em caso de falhas, eles terão de trocar as provas imediatamente. A medida visa evitar as confusões de 2010, quando um lote de 21 mil cadernos de prova (da cor amarela) foi distribuído aos locais de prova com erro na montagem. Eles não continham todas as 90 questões das provas de ciências da natureza e humanas. Muitos alunos só perceberam os erros quando já tinham respondido parte das questões. Além disso, os cartões de respostas estavam com o cabeçalho das provas invertido.
O Inep também anunciou a instalação de dispositivos na gráfica que vai imprimir as provas para detectar possíveis erros de impressão antes de o material ser enviado aos locais de provas. Uma empresa de gestão e governança, a Módulo, e o Inmetro ainda ajudarão no controle de qualidade de todas as etapas do exame.

Para anotar na agenda

- Período de inscrição
Das 10h desta segunda-feira até as 23h59

- Onde se inscrever
Somente pelo site do Enem: http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao

- Taxa de inscrição
Estudantes de escolas públicas e com carência socioeconômica não pagam. Os demais têm de pagar R$ 35 até o dia 13 de junho

- Necessidades especiais
Os participantes podem solicitar provas ampliadas, ledor ou ambiente diferenciado por causa de dificuldades de locomoção, por exemplo. Todas as necessidades dos alunos devem ser informadas no ato da inscrição. Os estudantes que precisam fazer a prova em horário diferenciado por motivos religiosos também.

Certificação de conclusão do ensino médio É possível utilizar o Enem como certificação de conclusão de ensino médio. Para isso, o estudante deve informar a instituição (há uma lista disponível no site) que será a certificadora do diploma.
- Confirmação da inscrição
Os estudantes vão receber um número de inscrição e uma senha que deverão ser guardados. Com esses dados, é possível acompanhar o processo e imprimir um cartão de confirmação. Quem perder a senha pode recuperá-la pelo site de inscrição.

- Cartão de confirmação
Nesse documento, estarão os data, local e hora das provas, indicação dos atendimentos especiais solicitados pelo candidato, opção de prova de língua estrangeira. Além de ficar disponível na página do Enem, o estudante recebe uma cópia pelos Correios. Esse documento deve ser levado no dia da prova, assim como o RG.

- Provas
Os candidatos farão quatro provas objetivas com 45 questões de múltipla escolha cada e uma redação. No primeiro dia, serão aplicadas as avaliações de ciências humanas e ciências da natureza (em quatro horas e meia) e, no segundo dia, de linguagens e códigos, matemática e a redação (em cinco horas e meia).

- Datas de aplicação
22 e 23 de outubro, às 13h

de wscom

Programação de Campina Grande

03/06- Sexta
APRESENTAÇÃO ESPECIAL DE GRUPOS FOLCLÓRICOS DE CAMPINA GRANDE
FLÁVIO JOSÉ
JAIRO MADRUGA
FORRÓ DA PEGAÇÃO


04/06 - Sábado 
APRESENTAÇÃO DO GRUPO FOLCLÓRICO CIA LIVRE E CIA DE DANÇA CAETÉS
AMAZAN
ALCYMAR MONTEIRO
FORRÓ DOS PLAYS


05/06 - Domingo 
GAROTA SAFADA
FORRÓ DA CURTIÇÃO
FORRÓ CAÇUÁ


06/06 - Segunda 
TRIOS DE FORRÓ NAS ILHAS E NA PIRÂMIDE JACKSON DO PANDEIRO


07/06 - Terça 
TRIOS DE FORRÓ NAS ILHAS E NA PIRÂMIDE JACKSON DO PANDEIRO


08/06 - Quarta 
ARRIÉGUA E INAUDETE AMORIM
FORROZÃO DEIXE DE BRINCADEIRA
ASSISÃO


09/06 - Quinta 
CORONÉ GRILO
FLOR DA PELE
ARREIO DE OURO


10/06 - Sexta 
KARKARÁ
PAULINHO PAULEIRA
FORRÓ PIKOTADO


11/06 - Sábado 
FESTA DA RÁDIO CORREIO (98 FM)
AFRODITE - FORRÓ DA XÊTA - 0S 3 DO NORDESTE - NETINHO LINS E FORRÓ DA KANXA - CORONÉ GRILO


12/06 - Domingo 
GRUPO DE CULTURA NATIVA TROPEIROS DA BORBOREMA
RITA DE CÁSSIA
SANTANNA
JOÃO OLIVEIRA


13/06 - Segunda 
TRIOS DE FORRÓ NAS ILHAS E NA PIRÂMIDE JACKSON DO PANDEIRO


14/06 - Terça 
TRIOS DE FORRÓ NAS ILHAS E NA PIRÂMIDE JACKSON DO PANDEIRO


15/06 - Quarta 
LUCIENE MELO E BANDA
ESPORA DE OURO
CÍCERO ROMÃO


16/06 - Quinta 
BANDA STYLLUS
JOÃO GONÇALVES
BANDA CATUABA COM AMEDOIM


17/06 - Sexta 
AMIGOS SERTANEJOS
ELIANE
JORGE DE ALTINHO


18/06 - Sábado 
GRUPO DE TRADIÇÕES POPULARES ACAUÃ DA SERRA
DOMINGUINHOS E LIV MORAIS
GERALDINHO LINS
CAPILÉ


19/06 - Domingo 
WALDONYS
MEXE VILLE
FORRÓ VERSAILLES


20/06 - Segunda 
CIA DE PROJEÇÕES FOLCLÓRICAS RAIZES
CALYPSO
ZÉ CALIXTO
FORRÓ FEDERAL E CICINHO LIMA


21/06 - Terça 
FORRÓ DO LITORAL
ESTELA ALVES E FORRÓ DA LOIRINHA
FORROZÃO VIP


22/06 - Quarta 
GAROTA ASSANHADA
FORROZÃO JOTA GOMES
NANDO CORDEL
VINICIUS MELO E BANDA


23/06 - Quinta 
CIA FOLCLÓRICA ORIGINIS
ELBA RAMALHO
TON OLIVEIRA
TONY DUMOND
CEZINHA DO ACORDEON


24/06 - Sexta


APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS FOLCLÓRICOS CIA LIVRE E RAÍZES
LÉO MAGALHÃES
LUIZINHO CALIXTO
ALEJADINHO DE POMBAL


25/06 - Sábado 
FORRÓ FEST - TV PARAÍBA


26/06 - Domingo 
FORRÓ SACODE
RANNIERY GOMES
ANTONIO BARROS E CECÉU


27/06 - Segunda 
CAPITAL DO SOL
BANDA AQUARIUS
FORROZÃO ÁGUA DE COCO


28/06 - Terça 
GRUPO DE TRADIÇÕES POPULARES ACAUÃ DA SERRA E CIA DE DANÇA CAETÉS
FOGO DE MENINA
BANDA AFRODITE
OS MEIRINHOS
FELIPE E RANGEL


29/06 - Quarta 
CIA FOLCLÓRICA ORIGINIS
SIRANO E SIRINO
AVIÕES DO FORRÓ
OS 3 DO NORDESTE


30/06 - Quinta


ZÉ RAMALHO
LUAN E FORRÓ ESTILIZADO
FERRO NA BONECA


01/07 - Sexta


PINTO DO ACORDEON
SOLTEIRÕES DO FORRÓ
CHEIRO DE MENINA & VICENTE NERI


02/07 - Sábado


GRUPO DE CULTURA NATIVA TROPEIROS DA BORBOREMA
GENIVAL LACERDA & JOÃO LACERDA
BRASAS DO FORRÓ
LOURO SANTOS


03/07 - Domingo


CAVALEIROS DO FORRÓ
BICHINHA ARRUMADA
MAGNÍFICOS

de forrodicumforça

Programação do São João de Solânea 2011

12.06 - Garota Safada - Forró da Canxa - Hélio dos Teclados
13.06 - Forró da Xêta - Forró Bakana - J. Gomes
14.06 - Aveloz - Brilho da Paixão - Ruan
15.06 - Aviões do Forró - Banda Luará - Roberto Show
16.06 - Bem Bolado - Forró da Galega
17.06 - Eliane - Pegada Sacana - Eliézio Show
18.06 - Banda Encantu's - Garota Sem Vergonha - Ronaldo Show
19.06 - Solteirões do Forró - Forró Versalles - Joesley dos Teclados
20.06 - Banda Styllu's - Cicinho Lima e Forró Federal
21.06 - Forró Do Muído - Forró da Massa
22.06 - Forró Pegado - Luciene Mello e Capú de Fusca
23.06 - Duquinha - Pele Morena - Balança Bebê
24.06 - Desejo de Menina - Forró da Tentação - Forró Cobiçado
25.06 - Forró da Burguesinha - Forró Pegado Elétrico




de flash pb

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Amazon diz que venda de livros digitais ultrapassa os de papel


A Amazon.com afirmou nesta quinta-feira (19) que já vende mais livros digitais do que de papel e disse que a nova versão mais barata do leitor eletrônico da varejista on-line está superando as vendas de outras versões do aparelho.
A Amazon não divulgou os dados exatos de venda do Kindle e dos livros digitais, mas afirmou que para cada 100 livros impressos vendidos desde 1º de abril, 105 livros digitais foram comercializados. A estatística inclui volumes de capa mole e de capa dura e exclui downloads gratuitos.
No mês passado, a Amazon lançou um novo Kindle por US$ 114, mais barato que os outros modelos, mas que exibe publicidade.
O Kindle compete em vendas de livros digitais com o Nook, da Barnes & Noble e o iPad, da Apple. O Kindle foi lançado em 2007 e é até agora o aparelho feito especificamente para a leitura de livros que obteve as melhores vendas.
A Barnes & Noble organizará um evento na terça-feira (24) em Nova York para apresentar seu novo leitor eletrônico. No mês passado, a Barnes & Noble revelou melhorias feitas em seu Nook Color.
de g1

Fracasso escolar é o fracasso do sistema educacional


Dificuldade em aprendizagem muitas vezes vai além dos problemas da criança. O fracasso escolar, na avaliação da doutora Nadia, é o fracasso do próprio sistema de ensino. Com mestrado em psicologia da Educação pela PUC de São Paulo e doutorado em psicologia e educação pela USP, a psicopedagoga coordenou uma feita durante cinco anos nas escolas públicas de São Paulo. O grupo de pesquisadores buscava saber as causas da dificuldade de aprendizado escolar para estabelecer prioridades de mudanças na política educacional. O estudo revelou que de cada quatro alunos que concluem o ensino fundamental, três saem do ensino fundamental sem saber ler, escrever e fazer as quatro operações matemáticas (adição, subtração, divisão e multiplicação).
Nadia Bossa vai apresentar na 18ª Educar, o congresso internacional de educação, aberto nesta quarta-feira (18), no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, alguns resultados de sua pesquisa em uma palestra sobre o fracasso escolar. Em entrevista ao G1, ela diz que os problemas de aprendizagem revelam uma “infecção” no sistema educacional que, como tal, precisa ser tratado.
O que a neurociência nos ensina sobre o aprendizado?
O ensino funamental acontece numa fase da vida da criança que biologicamente temos todas as possibilidades de aprendizado. Uma vez superada esta idade tudo o que se construir não terá o efeito na constituição cerebral. Estamos perdendo o melhor momento do desenvolvimento da criança, que é dos 4 aos 14 anos. Se isso não acontece na idade adequada, estamos limitando a inteligência do povo. Se não usarmos os nossos neurônios nas atividades requeridas pelas atividades acadêmicas estas ligações não vão acontecer, e na vida adulta vamos ter de conviver com uma população com capacidade de raciocínio limitada.


Estudantes em sala de aula (Foto: TV Globo/Reprodução)
Estudantes em sala de aula (Foto: TV Globo
/Reprodução)
Como qualificar um fracasso escolar?
A autonomia intelectual que a escola deveria garantir ao aluno não existe. A gente observa que os alunos concluem ensino fundamental e médio sem condições de fazer a leitura de um texto simples. Eles não compreendem as quatro operações fundamentais de forma que elas possam ser utilizadas na vida cotidiana. O que a gente aprende na escola nada mais é que a vida escrita em uma outra linguagem. Não saber interpretar este esquema de representação desvincula a escola da vida. O que se aplica na escola não se aplica na vida, o que se aprende na vida não serve para interpretar na escola. Está aí o grande fracasso. E isso piora a cada ano. Quando se eliminou a questão da reprovação, os alunos e professores não tinham mais instrumento numérico para avaliar a questão da aprendizagem, a coisa foi se agravando. Tirou-se a reprovação e não se colocou outro instrumento. Quem concluiu o ensino fundamental em grande parte sai da escola sem sequer saber ler e operar de verdade as quatro operações fundamentais. Então podemos dizer que o fracasso escolar é o fracasso do sistema educacional. É um sintoma que revela que a educação brasileira vai de mal a pior.


E de quem é a culpa pelo fracasso? Do aluno, da escola ou dos pais?
Em vez de fracasso, prefiro dizer que a responsabilidade pelo sucesso de uma criança na escola é dos nossos governantes e das famílias naquilo que teriam como direito de exigir dos governantes.


Quais as principais causas para o fracasso de um aluno na escola?
Um grande número de alunos que estão concluindo o ensino fundamental sem condições de ler e escrever e operar as quatro operações tiveram interferência por variáveis que vão desde a qualidade do ensino, e esta questão é a primordial, aliado à desestrutura familiar, muito mais decorrente de fatores sócio-econômicos e, em uma escala menor, de problemas de saúde física, emocional. Problema emocional, cognitivo e pedagógico tudo misturado.  Para um aluno ter um desempenho razoável na escola são necessários desde a alimentação saudável até ter a condição emocional e cultural para levar a escola com a devida seriedade. Temos crianças mal alimentadas, famílias desestruturadas, um tremendo equívoco da função da escola pela população. Muitas vezes nem mesmo os professores sabem qual é o objetivo e o porquê de ter determinados conhecimentos. Família e estudantes também não sabem para que serve todo aquele conteúdo. A pessoa se pergunta: “Por que preciso saber história, geografia, equação?”. São tantos outros apelos na vida, existem tantas outras coisas interessando as crianças e adolescentes, que fica difícil para escola e o conhecimento tomar um lugar de destaque na mente do jovem.


A parceria entre escolas e família é fundamental. Mas como uma escola pode ser parceira de todas as famílias de centenas de alunos?
A escola deveria se aproximar mais das famílias. É preciso que alguém ensine porque os pais precisam respeitar o professor, dar a devida importância para as tarefas escolares, ensinar os filhos a terem cuidado com o patrimônio das escolas, e sobre a importância dos livros. Se os pais não sabem, eles não vão saber por que fazer e como fazer. Muitas vezes o professor diz para os pais que o filho está tendo problemas de aprendizagem. Mas os pais não sabem o que fazer. Um responsabiliza o outro. Além disso, as políticas educacionais vêm de cima para baixo sem uma base segura. Quem ocupa os cargos mais importantes politicamente na educação nunca é um educador, mas um advogado ou economista, que certamente não tem a sensibilidade, percepção e visão de um educador.


Pesquisa mostrou que estudantes saem da escola sem saber ler e escrever (Foto: TV Globo/Reprodução)
Pesquisa mostrou que estudantes saem da escola
sem saber ler e escrever (Foto: TV Globo/
Reprodução)
E o professor, o que pode fazer?
Percebemos que muito professor não tem o devido conhecimento na área à qual ele é formado e devia ser especialista. E, para piorar, tem a questão da inclusão. Eles têm dentro de sua sala de aula os alunos de inclusão portadores de algum tipo de transtorno, que têm direito à educação. Mas o professor precisa de assistência para isso, e muitas vezes isto não acontece. E além do conteúdo didático o professor precisa tratar de temas transversais (como bullying, alimentação saudável, diversidade, violência no trânsito), que teoricamente teriam de estar preparados para isto também.


Um projeto de lei quer aumentar a carga horária escolar em mais 20%, e exigir frequencia mínima de 80%. Na sua opinião isso vai melhorar a educação? O problema afinal é quantidade ou qualidade do ensino?
O problema é a qualidade. É muito bom que se aumente a quantidade de horas, mas isto deveria acontecer depois de melhorar muito a qualidade do que se ensina a escola. Do que adiante mais tempo para ficar na escola sem nada aprender? O professor fica mais tempo envolvido em uma tarefa para a qual ele está preparado.


Qual seria o caminho para melhorar este quadro?
A primeira coisa é fazer este alerta, conscientizar o povo usando todos os espaços para fazer um retrato verdadeiro da situação da nossa escola e identificando alguns dos maiores problemas quem sabe se consegue mudar alguma coisa. Se o fracasso escolar é um sintoma dos nossos tempos do nosso país e este sintoma, como uma febre, indica uma infecção, também indica uma doença do nosso sistema educacional que se não tratada em breve vai inviabilizar a possibilidade de crescimento do nosso país. O que se estuda sobre educação e o que se pesquisa nunca sai de dentro da universidade porque quem ocupa os postos de grandes tomadas de decisões não são os grandes estudiosos e pesquisadores.

de g1

Banda RPM oferta disco na web

pauloricardo
Para quem tem mais de 40 anos, há duas coisas sobre a banda RPM que sempre vêm à mente. A primeira é o sucesso arrasador que o quarteto conquistou no final dos anos 80. A segunda é a curta duração do grupo, que se dissolveu em meio a brigas ferozes no auge do sucesso. Agora, o RPM está de volta e prepara um novo CD, que vai ser distribuído de graça na web.
O plano da banda é ir soltando as músicas aos poucos na internet. Quando todas estiverem prontas, serão reunidas num álbum. Isso deve acontecer em agosto ou setembro. As quatro primeiras faixas já estão disponíveis no site oficial. Lá, também podem ser baixados quatro arquivos PDF que trazem a capinha traseira, o encarte e o rótulo do CD. Assim, quem quiser queimar as músicas em CD, em vez de ouvi-las em MP3, pode fazer um acabamento caprichado.
A estratégia não é nova e vem sendo adotada por artistas de vários países. A venda de CDs está perdendo importância como fonte de receita para os músicos. Em alguns casos, é melhor distribuir as canções de graça para divulgá-las e, assim, atrair mais gente para os shows. No caso do RPM, os muitos anos em que a banda permaneceu inativa fazem com que ela seja pouco conhecida pelos mais jovens. Assim, a divulgação é mais importante que a (pouca) receita que o grupo poderia obter com os CDs.
Sucesso arrasador
Formado em 1983, o RPM ficou conhecido principalmente por seus discos Revoluções por Minuto, de 1985, e Rádio Pirata ao Vivo, de 1986. Juntos, esses dois álbuns passaram de 2,5 milhões de cópias vendidas. O som do grupo é baseado nos teclados de Luiz Schiavon e na voz do baixista e cantor Paulo Ricardo, que assinavam as composições. O guitarrista Fernando Deluqui e o baterista Paulo Pagni completam a formação mais conhecida do quarteto.
A banda teve uma briga feia no final de década de 1980 e se dissolveu em 1989. Depois disso, chegou a se reunir várias vezes em ocasiões específicas, sem muito sucesso. Neste ano, o grupo, novamente com a formação original, ganhou visibilidade depois de um bem sucedido show na Virada Cultural, em São Paulo. Muitas pessoas que nem eram nascidas na época do Rádio Pirata ao Vivo aplaudiram o quarteto. O show deu impulso à volta do RPM, que, além do novo álbum em gestação, já tem uma agenda de apresentações pela frente. Ela inclui a ida ao Rock in Rio, em setembro.

Mais acessadas