segunda-feira, 2 de maio de 2011

Novo dispositivo permite "beijar" pela internet

Cientistas do Laboratório Kajimoto da Universidade de Comunicações Eletrônicas em Tóquio (Japão) criaram um dispositivo que permite simular um beijo por meio da internet. "Nosso objetivo é obter o sentimento de beijar", diz Nobuhiro Takahashi, um dos pesquisadores que desenvolveram o projeto.
O dispositivo é eletromecânico e para usá-lo é preciso "rodar" a extremidade do aparelho com a língua. Para ser "beijada", a outra pessoa precisa ter o mesmo aparelho, além de um sistema instalado no computador. Este sistema gira a extremidade do dispositivo no mesmo sentido que a outra pessoa gira o dispositivo com a língua e, com isso, a outra pessoa pode "sentir" o beijo. Veja uma demonstração do uso do aparelho no vídeo abaixo (com legendas em inglês).

De acordo com os pesquisadores, o sistema permite que o usuário "grave" um beijo para que seu parceiro reproduza depois, mas o processo pode ser feito em tempo real. "Um artista famoso poderia gravar um beijo e oferecer o arquivo para todas as suas fãs", diz Takahashi.
O novo dispositivo ainda é um protótipo e os pesquisadores ainda não sabem se ele chegará ao mercado. Segundo Takahashi, ainda é preciso desenvolver outros recursos para tornar o beijo eletrônico mais próximo ao real. "Os elementos do beijo incluem o senso de sabor, a maneira de respirar e a umidade da língua. Se conseguirmos recriar todos esses fatores, teremos um aparelho poderoso."

de g1

Elba Ramalho lançará novo cd durante o Maior São João do Mundo

A memória funciona como um dispositivo capaz de aglutinar para a posterioridade por meio de discursos, escritos e cantos marcas que representam um povo. Em pouco mais de 30 anos de carreira, a cantora Elba Ramalho mantém o vigor de arriscar e experimentar o inusitado, desde que a memória seja preservada. Circulando com a turnê Elba - 30 Anos, a intérprete paraibana acabou de finalizar o mais recente álbum que vai representar um afago para o público que gosta ouvi-la cantando forró. Mas as surpresas não param por aí.

Como se não bastasse o CD Forró Brasileiro, em fase de mixagem, reunindo canções de compositores jovens e outros consagrados, Elba confirmou que o próximo DVD será gravado durante O Maior São João do Mundo, em Campina Grande. "Neste disco estou cantando muito a nova geração. Um disco muito bem feito, arrojado em termos de forró. Canto Anchieta Dali do Recife, Cesinha, Nando Cordel, Dominguinhos, Antônio Barros. É um disco que tem amor, mas tem muito forró com suingue", ressaltou Elba poucos minutos antes de subir ao palco do Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande, para apresentar um show acústico com caráter revisionista.
Embora a apresentação represente um painel composto por mais de três décadas dedicada à música, Elba reforça que este é o momento em que se mostra mais madura para o público. Uma dos resultados desse momento de maturidade se refletiu no CD Qual o Assunto que Mais lhe Interessa? "Eu acho que já fiz tantas coisas boas. O que é bacana é que me sinto muito madura nesse momento. Me sinto como se o bolo tivesse no ponto e agora é a hora de ser servido. Então, essa autenticidade do meu trabalho  não sei se essa fidelidade às minhas raízes e a tudo que eu sou. As pessoas sabem quem eu sou no Brasil e fora dele e isso pra mim é muito importante porque eu acho que o artista tem que ser essa identidade, o seu retrato hoje. Eu cresci. Estou uma cantora muito mais tranquila e tecnicamente com o canto mais apurado", se auto define.
A identidade a que Elba se refere é a ancorada na tradição formatada por Jackson do Pandeiro, Marinês e Luiz Gonzaga. Por conta disso, a pergunta recorrente no meio jornalístico, em favor das bandas de "forró de plástico", se a opção do governo estadual de não financiar esses grupos teria sido correta foi lançada a Elba Ramalho, que defende a democracia de gostos, mas alerta para a perda de espaço da tradição principalmente nas festas juninas em todo o Nordeste.
"Eu acho que se faz muito mais um grande alarido do que realmente o que o secretário quis dizer. Ele tem a posição dele ao falar de São João pela tradição. O forró de plástico, ou supostamente de plástico não sei porque, mas eu não me envolvo nessas coisas. Eu respeito todos os artistas e expressões de arte. Tem espaço para tudo. Chico César quis defender Luiz Gonzaga# que cada vez perde mais espaço na mídia e durante o São João principalmente na Paraíba. Chico César é um grande músico, um homem culto, jornalista, mas a gente tem que ter posição. Essa coisa democrática da música é que é maravilhoso, então, deixa os meninos tocarem".
de db online

Calourada na Ufpb

Proximo quarta dia 04/05 - Grande Calourada na UFPB - Bananeiras, com Niedson Lua.


Na próxima quarta feira no ginasio de esportes do centro de ciencias humanas sociais e agrária - cchsa - campus III da Universidade Federal da Paraíba, grande festa com Niedson Lua e convidados. 


Entradas apenas: R$ 5,00...



Organização: DCE...
Gravação Oficial: Josias Pb Mix...
Apoio: AgroconJr.

da redação com agroconjr

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Governo lança programa para expandir e financiar ensino técnico

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), foi lançado na tarde desta quinta-feira (28) pela presidente Dilma Rousseff e pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, em cerimônia em Brasília. O programa pretende “expandir, interiorizar e democratizar” a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores.
O governo federal  intensificará o programa de expansão de escolas técnicas em todo o país. Além das 81 unidades que estão em execução e devem ser inauguradas neste e no próximo ano, devem ser anunciadas outras 120 nos próximos dias. O mesmo projeto de lei do governo que inclui o Pronatec também quer expandir o programa de financiamento estudantil (Fies) para estudantes que queiram ingressar no ensino profissionalizante e para empresas que queiram capacitar seus funcionários.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, destacou, durante o lançamento do Pronatec, que o governo da presidente Dilma Rousseff fará, até 2014, 200 novas escolas técnicas, quase a mesma quantidade das instituições inauguradas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em oito anos de governo.
“Se foi possível no governo Lula construir 214 escolas técnicas [...] até 2014, em quatro, não em oito, vamos entregar novas 200 escolas técnicas federais”, disse o ministro.
Haddad afirmou que, atualmente, há uma grande disparidade na quantidade de matrículas em universidades e em instituições de capacitação profissional.
“Temos 6 milhões de matrículas no ensino superior e 1 milhão em ensino técnico. É um direito do brasileiro ter acesso a profissionalização de nível médio e de nível superior. [Queremos] atingir 100% da nossa juventude”, disse.
Segundo o Ministério da Educação, há, atualmente, 354 unidades em funcionamento. Com as novas unidades, a rede federal deverá contar com cerca de 600 unidades escolares administradas pelos 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e um atendimento direto de mais de 600 mil estudantes no país.
O programa tem como objetivo ampliar as vagas e expandir as redes estaduais de educação profissional. Ou seja, aumentar a oferta, pelos estados, de ensino médio concomitante com a educação profissional. Esta ação será abarcada pelo programa Brasil Profissionalizado, parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PNE), que teve a adesão das 27 unidades da federação. Os recursos serão repassados para construção, reforma, ampliação de infraestrutura escolar e de recursos pedagógicos, além da formação de professores.
Outra ação será a ampliação da Escola Técnica Aberta do Brasil (E-Tec), modalidade a distância, que instalou 259 polos em 19 estados até 2010, atendendo a cerca de 29 mil estudantes. Em 2011, serão mais de 47 mil vagas; 77 mil em 2012; mais de 197 mil em 2013 e cerca de 263 mil em 2014.
Segundo o governo, a ideia é “dar mais celeridade” ao acordo firmado no governo anterior com o Sistema S (Sesi, Senai, Sesc e Senac), segundo o qual essas entidades devem aplicar dois terços de seus recursos advindos do imposto sobre a folha de pagamentos do trabalhador na oferta de cursos gratuitos.
Dessa forma, as escolas do Sesi, Senai, Sesc e Senac receberão alunos das redes estaduais do ensino médio, que complementarão a sua formação com a capacitação técnica e profissional.
As escolas do Sistema S e das redes públicas também ofertarão cursos de formação inicial e continuada para capacitar os favorecidos do seguro-desemprego, reincidentes nesse benefício. A ação se aplicará também ao público beneficiado pelos programas de inclusão produtiva, como o Bolsa Família.
Fies
O mesmo projeto de lei que cria o Pronatec amplia o alcance do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), que passa a ser chamado de Fundo de Financiamento Estudantil, com a mesma sigla.
O fundo irá prover mais duas linhas de crédito, sendo uma para estudantes egressos do ensino médio – chamado de Fies Técnico Estudante – outra para empresas que desejem formar seus funcionários em escolas privadas habilitadas pelo MEC ou no Sistema S – chamada de Fies Empresa. O funcionamento é similar ao do Fies do ensino superior, porém com 18 meses de carência e seis vezes o tempo do curso, mais 12 meses para pagamento.
Atualmente, há 2.435 instituições privadas cadastradas noSistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) e 580 escolas do Sistema S.
Os recursos do programa virão do orçamento do Ministério da Educação, do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), do Sistema S e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Segundo o governo federal, o projeto de lei será encaminhado ao Congresso Nacional, onde tramitará em regime de urgência.
Bolsas
As bolsas serão: bolsa-formação estudante e bolsa-formação trabalhador, esta relacionada ao seguro-desemprego e à inclusão produtiva. Haverá ainda financiamento da educação profissional e tecnológica.
O programa é voltado a estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a trabalhadores. As modalidades de formação serão: cursos técnicos, mínimo de 800 horas de duração, e Formação Inicial e Continuada (FIC), com mínimo de 160 horas.

de g1

O que existem atras das maquinas

A agência de publicidade alemã Scholz & Friends começou a fazer em 2006 uma série que simula os bastidores das máquinas que usamos no dia a dia – tudo de um jeito bem curioso. É como se dentro de cada máquina de rua – que nós presumimos que faça tudo automaticamente – estivesse uma pessoa lavando roupa, pedalando ou tocando instrumentos.
O slogan é “A vida é muito curta para o emprego errado” e indica o site de empregos jobsintown.de. Veja abaixo algumas das peças da campanha, que aumentou as visitas do site em 25% em relação a 2004:


de guia dos curiosos

Ariano defende Chico César e diz que muitos grupos bons padeceram por falta de apoio público

Ele disse que bandas de "forró de plástico" já tem seu público garantido e não precisam de dinheiro do estado

O escritor paraibano Ariano Suassuna está em João Pessoa onde recebe hoje uma homenagem do Sindicato dos Bancários da Paraíba (SEEB-PB). Na tarde de hoje ele concedeu uma entrevista a imprensa durante a qual agradeceu o reconhecimento. “Eu nem sei se mereço tanto, acho que Deus foi bondoso comigo. Mas fico feliz em ter meu trabalho reconhecido pelos meus conterrâneos”.

Polêmico, Suassuna saiu em defesa do Subsecretário de Cultura da Paraíba, Chico César, que vetou a participação de determinados tipos de banda nas festas promovidas pela gestão estadual. “Estou com Chico César e não abro”, disse. Para Ariano as bandas do chamado forró de plástico já tem o mercado de portas abertas para ele e “os artistas que fazem uma obra de teor cultural legítimo lutam para conseguir sobreviver”.

Ele lembrou que devido a falta de apoio, grupos como o Quinteto da Paraíba e do compositor Eli-Eri Moura, foram preteridos enquanto as bandas que fazem uma música de qualidade fraca “enriquecem à custa dos espaços que, no meu entendimento, não fazem por merecer”.

Rasgando elogios a Sivuca, Ariano Suassuna lembrou o quando o autor de “Rapsódia Gonzagueana” sofreu antes de conquistar o mundo. “Eu vi o Sivuca ainda menino, tocando no meio da rua para ganhar uns trocados; e eu várias vezes lhe dei dinheiro quando passava por ele. Vejam que absurdo. E o Sivuca precisou ir para fora do Brasil para poder ter sua genialidade reconhecida”.

Ele acredita que o Estado tem a obrigação de fomentar a cultura, adiantando que esses artistas que fazem uma música meramente comercial não têm necessidade de lutar por espaços abertos pelo dinheiro público.

de wscom

Calypso vai gravar DVD na África

A Banda Calypso vai gravar um DVD na África. A informação é do Blog Social 1, do Jornal do Comércio. Segundo a publicação, os ensaios já começaram.
E por falar em Calypso, Joelma e Chimbinha estão no Rio gravando especial para a TV Globo.
Mês que vem a banda lança com o selo Som Livre o CD número 16 que vai contar com a participação de Reginaldo Rossi. Um festão em São Paulo vai marcar o lançamento. 

de forrodicumforça

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Bete retoma projeto pessoal

A cantora Bete Nascimento fez no último dia 23 sua última apresentação com a banda Atraçãod da Festa. O show aconteceu em Castro Alves, na Bahia.

A partir de agora, ela voltará com seu projeto anterior, o Bete Nascimento e Banda.
"A partir de então, voltarei para o meu projeto anterior, onde darei destaque ao forró das antigas. Voltará a cantar comigo o cantor André Vinícius, que tem um estilo bem irreverente.
Para coroar minha volta ao projeto Bete Nascimento e Banda, gravarei um cd ao vivo com músicas inesquecíveis. E que com certeza vão tocar o coração de vocês.
Agradeço à torcida de todos os fãs, e agradeço ao compositor Dorgival Dantas e ao sanfoneiro Jonas Alves pela parceria no projeto Atração da Festa, mas agora tenho que tomar meu rumo."


da Redação com  forrodicumforça

Alceu Valença apoia decisão de Chico César sobre falta de apoio a "Forró de Plástico"

Chico tem se mostrado um grande amigo da arte também como um dos maiores gestores da cultura desse país

O cantor e compositor pernambucano, Alceu Valença, publicou em seu blog um artigo intitulado "O Forró Vivo", onde declara apoio as declarações e ações de Chico César a frente a Secretária de Cultura do Estado da Paraíba, o também cantor e compositor Chico César, principalmente no tocante a polêmica da não ajuda do governo para pagar a bandas que tocam "Forró de Plástico" como intitulou o próprio Chico.
Alceu diz que vê com bons olhos a iniciativa de Chico César, de “investir conceitualmente nos festejos juninos”. "Além de brilhante cantor e compositor, Chico tem se mostrado um grande amigo da arte também como um dos maiores gestores da cultura desse país".
Confira o artigo na íntegra:

O Frró Vivo

Vejo com muito bons olhos – olhos atentos de quem há décadas observa os movimentos da cultura em nosso país – a iniciativa do Secretário de Cultura do Estado da Paraíba, Chico César, de “investir conceitualmente nos festejos juninos”, segundo comunicado oficial divulgado esta semana. Além de brilhante cantor e compositor, Chico tem se mostrado um grande amigo da arte também como um dos maiores gestores da cultura desse país.
A maneira mais fácil de dominar um povo – e a mais sórdida também – é despi-lo de sua cultura natural, daquilo que o identifica enquanto um grupamento social homogêneo, com linguagens e referências próprias. Festas como o São João e o carnaval, que no Brasil adquiriram status extraordinariamente significativo, tem sido vilipendiadas com a adesão de pretensos agentes culturais alienígenas mancomunados com políticas públicas mercantilistas sem o menor compromisso com a identidade de nosso povo, de nossas festas, e por que não, de nossas melhores tradições, no sentido mais progressista da palavra.
Sempre digo que precisamos valorizar os conceitos, para que a arte não se dilua em enganosas jogadas de marketing. No que se refere ao papel de uma secretaria ou qualquer órgão público, entendo que seu objetivo primordial seja o de fomentar, preservar e difundir a cultura de seu estado, muito mais do que simplesmente promover eventos de entretenimento fácil com recursos públicos. É preciso compreender esta diferença quando se fala de gestão de cultura em nosso país.
Defendo democraticamente qualquer manifestação artística, mas entendo que o calendário anual seja largo o suficiente para comportar shows de todos os estilos, nacionais ou internacionais. Por isso apóio a iniciativa de Chico em evitar que interesses mercadológicos enfiem pelo gargalo atrações que nada tem a ver com os elementos que fizeram das festas juninas uma das celebrações brasileiras mais reconhecidas em todo o mundo.
Lembro-me que da última vez que encontrei o mestre Luiz Gonzaga, num leito de hospital, este me pedia aos prantos: “não deixe meu forrozinho morrer”. Graças a exemplos como o de Chico César, o velho Lua pode descansar mais tranquilo. O forró de sua linhagem há de permanecer vivo e fortalecido sempre que houver uma fogueira queimando em homenagem a São João.

Alceu Valença

de WSCOM Online

Bolsistas do ProUni terão mais tempo para concluir graduação

Portaria do Ministério da Educação (MEC) publicada na segunda-feira, dia 25, dá mais tempo para que os bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) concluam a graduação. O prazo, que antes era de, no máximo, uma vez e meia a duração regular do curso, foi ampliado para duas vezes. Com a mudança, o bolsista de um curso com quatro anos de duração poderá concluir a graduação em até oito anos (antes, o limite seria seis anos).
De acordo com o MEC, o objetivo é dar ao estudante que porventura tranque a matrícula o direito à bolsa até a formatura. No caso do aluno que consegue o benefício quando já está matriculado em algum curso superior, o período cursado antes de ele entrar no programa será deduzido do prazo total.
O ProUni oferece bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) a estudantes de baixa renda que tenham feito o ensino médio em escola pública. Desde a criação, em 2004, cerca de 863 mil alunos receberam o benefício do programa.

de Agência Brasil

Brasil cai 7 posições em ranking de turismo internacional

O Brasil caiu sete posições e ocupa agora a 52ª colocação no ranking do turismo internacional de 2010, realizado pela consultoria Bozz & Company divulgado nesta terça-feira. O País estava em 45º lugar em 2009, em um total de 139 países.
De acordo com a consultoria, problemas de infraestrutura, falta de segurança, falta de mão de obra qualificada e deficiência na regulamentação do setor foram os fatores que mais influenciaram a queda. No entanto, o Brasil se mantém em primeiro lugar no ranking de riquezas naturais e está entre as 30 melhores nações em sustentabilidade ambiental e recursos culturais.
Outro avanço apontado pelo levantamento foi que o País melhorou em 48% a condição de segurança. Além disso, há grande expectativa de melhora da indústria de turismo por conta dos investimentos que serão realizados para sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Pelo segundo ano seguido, a Suíça ocupa o primeiro lugar da lista. Na outra ponta, o Chade está na última colocação. Para construir o ranking, são analisados 14 itens de cada um dos 139 países.
de TERRA

terça-feira, 26 de abril de 2011

Calypso homenageia fãs em clipe

Prestes a lançar mais um CD de sua carreira de 12 anos de sucesso, Joelma e Chimbinha, da banda Calypso, arranjaram mais uma maneira bem criativa de homenagear os fãs e agradecer o carinho deles por seu trabalho. O casal gravou uma música e um clipe direcionados ao grande público que os acompanha nos shows espalhados por todo o Brasil. "A música que batizamos como 'Agradeço esse amor' é uma forma de retribuir ao amor que eles nos dão. Eles viajam o país inteiro atrás da gente e isso nos deixa muito felizes." diz Joelma, vocalista da banda.
Além disso, a produção da Banda Calypso disponibilizou um e-mail para que os próprios fãs enviem suas fotos e trechos de vídeos. É que será lançada uma segunda versão desse vídeo clipe com essas imagens. NOVOCLIP@BANDACALYPSO.COM.BR

Para quem não sabe, a banda Calypso e a apresentadora Xuxa são os únicos artistas brasileiros a emplacarem 4 CDs entre os 50 mais vendidos e 2 DVDs entre os 20 mais vendidos do país, de uma só vez. Além disso é a única banda na história da música brasileira a receber o prêmio de DVD de Diamante Quintuplo. Em 2007 a Banda Calypso teve por média de 1 mês dois discos entre os 10 mais vendidos do país. E é a banda que mais vendeu discos na década de 2000!

de forrodicumforça 

Assinatura, a nova da Encantus

O forró mais romântico do Brasil da Banda Encantus antecipou para o público a próxima música de trabalho e agora registra mais de mil downloads em menos de um dia. O novo sucesso da Encantus chama-se Assinatura, composição de Louro Santos.

A música inédita é interpretada pelo cantor Carlinhos Caiçara e faz parte do repertório do DVD gravado recentemente em São Paulo e que tem lançamento previsto para maio deste ano. Assinatura que já é sucesso da Encantus, conta a história de uma paixão que deixou marcas no coração de alguém e expõe aquele amor que consegue imprimir sua assinatura na história de um casal.

A banda Encantus é formada ainda pelos cantores Jordânia Silva e James Sousa que juntos mantêm uma média de 20 shows por mês levando o romantismo através dos sucessos do forró para todo o país.

de forrodicumforça

Brasil é 3º país onde mais se crê em Deus

O Brasil foi o terceiro país em que mais se acredita em 'Deus ou em um ser supremo' em uma pesquisa conduzida em 23 países.
A pesquisa, feita pelo empresa de pesquisa de mercado Ipsos para a agência de notícias Reuters, ouviu 18.829 adultos e concluiu que 51% dos entrevistados 'definitivamente acreditam em uma 'entidade divina' comparados com os 18% que não acreditam e 17% que não têm certeza'.
O país onde mais se acredita na existência de Deus ou de um ser supremo é a Indonésia, com 93% dos entrevistados. A Turquia vem em segundo, com 91% dos entrevistados e o Brasil é o terceiro, com 84% dos pesquisados.
Entre todos os pesquisados, 51% também acreditam em algum tipo de vida após a morte, enquanto que apenas 23% acreditam que as pessoas param de existir depois da morte e 26% 'simplesmente não sabem'.
Entre os 51% que acreditam em algum tipo de vida após a morte, 23% acreditam na vida após a morte, mas 'não especificamente em um paraíso ou inferno', 19% acreditam 'que a pessoa vai para o paraíso ou inferno', outros 7% acreditam que 'basicamente na reencarnação' e 2% acreditam 'no paraíso, mas não no inferno'.
Nesse mesmo quesito, o México vem em primeiro lugar, com 40% dos entrevistados afirmando que acreditam em uma vida após a morte, mas não em paraíso ou inferno. Em segundo está a Rússia, com 34%. O Brasil fica novamente em terceiro nesta questão, com 32% dos entrevistados.
Mas o Brasil está em segundo entre os países onde as pessoas acreditam 'basicamente na reencarnação', com 12% dos entrevistados. Apenas a Hungria está à frente dos brasileiros, com 13% dos entrevistados. Em terceiro, está o México, com 11%.
Entre os que acreditam que a pessoa vai para o paraíso ou para o inferno depois da morte, o Brasil está em quinto lugar, com 28%. Em primeiro, está a Indonésia, com 62%, seguida pela África do Sul, 52%, Turquia, 52% e Estados Unidos, 41%.
Criação X evolução
As discussões entre evolucionistas e criacionistas também foram abordadas pela pesquisa do instituto Ipsos.
Entre os entrevistados no mundo todo, 28% se definiram como criacionistas, acreditam que os seres humanos foram criados por uma força espiritual como o Deus em que acreditam e não acreditam que a origem do homem viesse da evolução de outras espécies como os macacos.
Nesta categoria, o Brasil está em quinto lugar, com 47% dos entrevistados, à frente dos Estados Unidos (40%). Em primeiro lugar está a Arábia Saudita, com 75%, seguida pela Turquia, com 60%, Indonésia em terceiro (57%) e África do Sul em quarto lugar, com 56%.
Por outro lado, 41% dos entrevistados no mundo todo se consideram evolucionistas, acreditam que os seres humanos são fruto de um lento processo de evolução a partir de espécies menos evoluídas como macacos.
Entre os evolucionistas, a Suécia está em primeiro lugar, com 68% dos entrevistados. A Alemanha vem em segundo, com 65%, seguida pela China, com 64%, e a Bélgica em quarto lugar, com 61% dos pesquisados.
Descrentes e indecisos
Entre os 18.829 adultos pesquisados no mundo todo, um total de 18% afirmam que não acreditam em 'Deus, deuses, ser ou seres supremos'. No topo da lista dos descrentes está a França, com 39% dos entrevistados. A Suécia vem em segundo lugar, com 37% e a Bélgica em terceiro, com 36%. No Brasil, apenas 3% dos entrevistados declararam que não acreditam em Deus, ou deuses ou seres supremos.
A pesquisa também concluiu que 17% dos entrevistados em todo o mundo 'às vezes acreditam, mas às vezes não acreditam em Deus, deuses, ser ou seres supremos'. Entre estes, o Japão está em primeiro lugar, com 34%, seguido pela China, com 32% e a Coréia do Sul, também com 32%. Nesta categoria, o Brasil tem 4% dos entrevistados.
 
de globo.com

Mayana Neiva diz ter orgulho de ser paraibana

A Paraíba tem fama de muitas coisas e uma delas diz respeito à personalidade das mulheres nascidas por aqui. Diz-se que são criaturas fortes, de presença e caráter marcantes. Com simplicidade, Luiz Gonzaga já anunciava, "Paraíba masculina, mulher macho sim, senhor" que, entre tantas interpretações, anuncia uma figura feminina dona de muita força. Mayana Maria Ramos Neiva, atriz, natural de Campina Grande, vem conquistando simpatia Brasil a fora. O motivo? Seu talento incontestável e personalidade única. "Tenho muita honra de ser paraibana", faz questão de frisar a bela e batalhadora moça que, semana passada, passou um dia na cidade natal e se desdobrou para aproveitar momentos com a família e matar as saudades.
Mayana Neiva deixou Campina Grande há seis anos. "Ir para fora do estado é uma questão de espaço, de buscar aperfeiçoamento e oportunidades", avalia a atriz. "Sinto falta de incentivo aos atores paraibanos. Além disso, há uma falha na formação do público também. Teatro não é só comédia, é muito, muito mais que isso", desabafa sobre um dos motivos de ter ido em busca de alçar voos mais altos na profissão.
Quando resolveu ir embora, a família temeu. "Eles tinham medo do que eu poderia encontrar e viver longe deles. Mas, mesmo assim, sempre me deram muita força. Acho que a questão mais difícil é, e sempre foi a saudade", revela, afirmando que sente falta da família constantemente. "Quando penso em Campina Grande o que me vem à cabeça é a minha família", acrescenta. "Saudade da minha avó, que é a melhor pessoa desse mundo e tem a comida mais gostosa que eu já comi, das farras com meus primos e do aconchego familiar".
Deixar tudo isso para trás foi difícil? "Difícil é, mas é aquela coisa... Quando você tem certeza do que quer fazer da vida, qualquer obstáculo é visto com naturalidade. Eu sempre soube que ser atriz era o que eu queria, que era esse o meu destino", assegura. A luta por espaço é acirrada e requer empenho e muito estudo. "É preciso se adaptar ao meio, buscar ser e fazer sempre o melhor de si", frisa a atriz, que destaca o equilíbrio como característica essencial para a vida que vive.
A rotina atarefada não a deixa angustiada. "Sei que não importa para onde eu vá, vou encontrar um mundo que seja meu. Me adapto e afirmo, com certeza, que me sinto em casa em qualquer lugar, seja em Campina, João Pessoa, Rio de Janeiro ou Porto Alegre", exemplifica. "A casa da gente é algo que está aqui dentro, no íntimo, é uma conquista pessoal". 

Na ativa
Depois de seu último papel na televisão, a modelo Desirée da novela Ti-ti-ti, de Maria Adelaide Amaral, na Globo, a atriz continua trabalhando. "Estou gravando o curta O Silêncio que Precede o Beijo, de Jô Bilac e, em maio, começo a gravar o longa Laços, de Ignácio Coqueiro", conta. Quanto aos planos da próxima visita à Paraíba, nada confirmado. "Em maio, talvez, mas no São João com certeza", revelou Mayana. 

de dbonline

terça-feira, 19 de abril de 2011

Enem vai substituir exame de desempenho de alunos

A partir deste ano, os alunos que tiverem participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009 ou 2010 não serão obrigados a fazer a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que é aplicado a alunos ingressantes e concluintes de cursos superiores de instituições públicas e particulares. Na edição deste ano, cujas provas estão marcadas para 6 de novembro, serão avaliadas 26 graduações e cursos tecnológicos. A substituição vai valer apenas para os alunos que estão entrando no curso superior.

A substituição do Enade de ingressantes pelo Enem é uma demanda antiga das instituições de ensino. A participação no Enade é obrigatória – quem não comparece fica impedido de colar grau ao final do curso – mas o desempenho do aluno na prova não interfere no seu currículo. Sem esse compromisso, as instituições defendiam que a nota do curso ficava comprometida.

O Enade é aplicado a ingressantes e concluintes de cursos superiores para avaliar a qualidade do ensino oferecido pelas instituições a partir do “valor agregado” pelo estudante ao longo da formação. A nota obtida pelos alunos é utilizada no cálculo de vários indicadores de qualidade que são utilizados para regular a oferta de ensino no país. O Ministério da Educação (MEC) calcula que 1,2 milhão de alunos estão aptos a participar do exame em 2011.

A inscrição dos alunos é de responsabilidade da instituição e deve ser feita de 18 de julho a 19 de agosto pela internet. São considerados alunos ingressantes aqueles que tenham iniciado o curso em 2011. Já os concluintes são aqueles que tenham expectativa de formatura em 2011 ou que tiverem cursado mais de 80% da carga horária mínima do currículo.

Apesar de dispensados da prova, os ingressantes que tiverem participado do Enem devem ser inscritos no Enade normalmente, para efeito de cadastro. De acordo com o MEC, a dispensa tem como objetivo reduzir custos e dar eficácia à aplicação da prova. A economia será de aproximadamente R$ 30 milhões. Outro motivo para fazer essa substituição é que o Enade de ingressante, por ser aplicado no fim do primeiro ano letivo, não aferia as habilidades e conhecimentos adquiridos pelo aluno desde sua entrada até o segundo semestre do curso.

No Enade, os alunos que não comparecem no dia da prova ficam em situação irregular no MEC e precisam esperar uma nova edição do exame para obter o diploma. Outra novidade, a partir deste ano, é que o estudante nessa situação não precisará fazer a prova, basta que a instituição de ensino faça sua inscrição e o caso fica regularizado.

Em 2011, serão avaliados os cursos superiores em arquitetura e urbanismo, engenharia, biologia, ciências sociais, computação, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, química, pedagogia, educação física, artes visuais e música. Também participam do Enade os alunos de cursos técnicos em alimentos, construção de edifícios, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental.

de Agência Brasil

Concurso: PF otimista quanto à abertura de 1.352 vagas

Tendo divulgado ainda em 2010 a programação de abertura de 1.352 vagas em concursos para as áreas policial (1.024 vagas) e administrativa (328), a Polícia Federal (PF) vive a expectativa de ser relacionada entre as possíveis exceções ao adiamento de concursos, e também nomeações, no Executivo federal. A previsão é que até o fim deste mês o Ministério do Planejamento conclua o estudo que irá definir os casos que não serão postergados.
 A PF possui pedidos em análise no Planejamento para a realização de dois concursos para a área policial, com 512 vagas cada. Um deles é para 396 vagas de agente e 116 de papiloscopista, enquanto o outro é para 362 vagas de escrivão e 150 de delegado.
 Os cargos têm como requisito o ensino superior completo em qualquer área e proporcionam remuneração inicial de R$7.818,33 (já com auxílio-alimentação de R$304). A exceção é o cargo de delegado, cuja exigência é o bacharelado em Direito e a remuneração é de R$13.672,68. Para todos eles, é exigida ainda a carteira de habilitação (“B” ou superior).
 Para a área administrativa, a meta é oferecer 328 vagas de agente administrativo, destinadas a quem possui pelo menos o ensino médio completo. A remuneração inicial, nesse caso, é de R$3.203,97.
 O reforço no efetivo da PF é importante para ampliar o combate ao tráfico de drogas e armas no país e ao crime organizado, além de dotar o departamento de estrutura adequada para fazer frente à demanda gerada pelos grandes eventos que serão realizados no país, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

de folha dirigida

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Mala 100 Alça lança novo cd

A banda Mala 100 Alça acabou de lançar seu 6º CD. O álbum recebeu o nome de "Pode Apostar de Novo". O disco contém 20 faixas, sendo 18 inéditas e duas faxias bônus.

A música de trabalho chama-se "Uma chance a mais". Romântica como nunca, marca registrada da Mala, a canção já é sucesso em várias rádios do Nordeste.

O clipe da música já está disponível no site de vídeos Youtube, totalizando mais de 50 mil exibições.


História de sucesso - São mais de 200 mil cópias vendidas no primeiro DVD, 200 mil no segundo DVD, 250 mil no terceiro DVD, gravado no G4 em Fortaleza com participação de Léo Magalhães, obtendo o recorde de público com mais de 22 mil pagantes. São mais de 4,5 milhões de CD's vendidos ao longo dos 6 anos de carreira.

Em 2005, a Mala fez uma parceria com a empresa BATE PALMAS PRODUÇÕES, que faz um trabalho de marketing, divulgação e venda de shows nas regiões nordeste, sul e sudeste do pais. Tal parceria tem consolidado ainda mais o trabalho iniciado no estado de Pernambuco.

O espetáculo da banda leva ao palco seis músicos, os vocalistas: Marcelo Mello, Rayanne Façanha, James e Lamark. São quatro casais de dançarinos.

Desde a sua criação em 2005, a Banda Malla 100 Alça possui uma discografia de enorme sucesso, numa carreira sempre em ascendência.

de forrodicumforça

Centro de Ciências Agrárias de Areia comemora 75 anos de fundação;

As comemorações em virtude do aniversário de 75 anos de fundação do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba prosseguem nesta quinta-feira (14),no campus II, em Areia. Logo mais à noite, às 8h, no auditório do Prédio Central, haverá uma reunião extraordinária do Conselho de Centro do CCA para a entrega de homenagens especiais alusivas aos 75 anos.
Desde a última terça-feira (12), está sendo celebrado o Jubileu de Diamante. O evento, que se estenderá até sábado (16), contará com seis dias de programação. O CCA originou-se da antiga Escola de Agronomia do Nordeste (EAN) e foi inaugurado em 15 de abril de 1934.
Até 2005, oferecia cinco cursos de Pós-Graduação: Mestrado e Doutorado em agronomia; Mestrado e Doutorado em Zootecnia e Mestrado em Manejo de Solo e Água e dois cursos de graduação Agronomia e Zootecnia.
Com a criação dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas em 2005, e o de Medicina Veterinária em 2006, o CCA passa agora a oferecer cinco cursos de Graduação e cinco de Pós-Graduação
Ontem (13) foi realizada uma sessão especial na Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba em Homenagem aos 75 anos da Ex-Escola de Agronomia do Nordeste. Em seguida às 11h, foi feito o plantio da árvore aroeira comemorativa dos 75 anos.
Também foram promovidos na tarde dessa quarta-feira (13) a Feira Qualidade de Vida, lançamentos de livros e publicações, premiação do concurso Logomarca do CCA e Feira de Artesanato e Flores. Já às 16h, as comemorações prosseguiram com a atividade cultural – Ponto de Cultura Viva o Museu no centro da cidade.
Além dos seis dias de celebrações, outros acontecimentos marcarão os 75 anos do Centro de Ciências Agrárias (CCA). Um deles é o descerramento da placa comemorativa dos 75 anos do CCA, nesta quinta-feira (14), a partir das11h.
CCA
O Centro de Ciências Agrárias da UFPB foi criado no dia 12 de março de 1934, através do Decreto Estadual nº 478 e Federalizado no ano de 1951, sendo inicialmente denominado Escola de Agronomia da Paraíba, depois Escola de Agronomia do Nordeste constituindo-se na primeira instituição de nível superior da Paraíba
O CCA já abriu as portas do mercado de trabalho para 3.245 concluintes, dando a estes o conhecimento dos diferentes cursos, com um novo conceito de ensino, pesquisa e extensão. Hoje, a instituição conta com 1.106 alunos de graduação, 213 professores, sendo 95% com título de doutor ou mestre, e 210 funcionários.
O curso de Agronomia está entre os 10 mais antigos do País e constitui o primeiro curso superior da UFPB que foi fundado em 1955.

de brejo.com

Chiclete com Banana é condenado a pagar R$ 50 mil a compositor

Banda baiana Chiclete com Banana foi condenada a pagar R$ 50 mil ao compositor Roberto Walter da Costa Mello. De acordo com a revista “Vida Brasil”, o autor da ação alegou jamais ter recebido retribuição financeira pela autoria da canção "Maravilha, coisa louca".

De acordo com Roberto, ele cobrou algumas vezes dos integrantes do Chiclete o dinheiro resultante da música, mas não teve sucesso. O compositor alega que tentou resolver o caso amigavelmente, mas, como não houve acordo com o grupo, resolveu entrar na Justiça pedindo R$ 2 milhões a título de dano moral e material e, ainda, de direitos fonográficos.

O juiz condenou o grupo baiano a pagar R$ 50 mil ao autor, de acordo com publicação no Diário Oficial desta terça-feira, 12. Ainda cabe recurso.

de ego

Mais acessadas