sexta-feira, 27 de maio de 2011

Paraíba revela vencedores do ‘Prêmio Sebrae de Jornalismo’

O Sebrae Paraíba anunciou na noite desta terça-feira, 24, os vencedores da etapa estadual do ‘Prêmio Sebrae de Jornalismo 2011’. No estado, entre os 34 inscritos, saíram vencedores quatro trabalhos representando as categorias TV, rádio, impresso e web. O Prêmio é uma iniciativa nacional e reconhece profissionais da imprensa que desenvolveram melhores matérias e reportagens veiculadas na mídia sobre o universo das micro e pequenas empresas no país.

Entre os vencedores do Estado estão a Revista Edificar, na categoria jornalismo impresso, com a matéria Mar de Oportunidades, de Carlos César Muniz, Eliane Cristina e Naná Garcez; TV Cabo Branco e Paraíba, com a série Caravana JPB com a matéria Agroecologia, de Laerte Cerqueira, na categoria Telejornalismo; Portal Administradores.com, com o trabalho Bons Negócios a um Clique, e Jacqueline Oliveira, na categoria Radiojornalismo, com o trabalho "Acreditar sempre".
"Estamos em um momento onde as micro e pequenas empresas são reconhecidas como parcela essencial da economia brasileira e a imprensa reforça essa posição. Esse prêmio também é um troféu principalmente para os micro e pequenos empreendeores que se informaram através das pautas feitas por esses profissionais", comentou Júlio Rafael, superintendente do Sebrae Paraíba.
Presidenta da Associação Paraibana de Imprensa, Marcela Sitônio, reforçou a qualidade dos profissionais paraibanos e afirmou que o Prêmio estimula a competitividade positiva, assim como possui uma função social que é informar os micro e pequenos empresários sobre diversos assuntos do universo dos negócios.

Os trabalhos vencedores da etapa estadual na Paraíba agora concorrem com os vencedores dos outros estados do Nordeste. Os paraibanos serão submetidos a um júri regional e os finalistas desta próxima etapa receberão, além da premiação em cada fase, a viagem para participar da grande cerimônia nacional, quando serão escolhidos os melhores trabalhos do Brasil.

Na terceira edição do Prêmio, essa é a primeira vez que ocorre uma etapa estadual na Paraíba. Antes as matérias inscritas em todo o Brasil concorriam entre si, sem divisão por Estado ou Região. Agora o Prêmio Sebrae de Jornalismo integra o calendários de prêmios destinados à imprensa local, assim como o já famoso Prêmio AETC de Jornalismo. A iniciativa do Prêmio Sebrae de Jornalismo é do Sebrae Nacional, e tem co-realização da Revista Imprensa e apoio institucional da Fenaj e Intercom.
 
de sebrae

Aprenda oito tipos de massagens

A definição da palavra massagem é, segundo o Dicionário Aurélio, a “compressão metódica do corpo, ou de parte dele, para melhorar a circulação ou para que se obtenham outras vantagens terapêuticas”. E as vantagens se multiplicam com os diferentes métodos que prometem desde relaxamento até a conquista de um corpo mais torneado.

Algumas técnicas auxiliam ainda no equilíbrio mental. “É pelo toque que a massagem desencadeia transformações físicas e emocionais que cria, por vezes, uma sensação de descanso, paz e realização tanto no corpo como na mente. A massagem não apenas alivia o estresse diário, como também a ansiedade”, diz Alessandra Gubeissi, diretora do Spa Setti+Nandi, em São Paulo.

Segundo ela, uma massagem cuidadosa feita por um profissional capacitado gera sensações de bem-estar, confiança e alegria e traz mudanças na postura e na expressão facial.

Conheça algumas técnicas e seus benefícios:

Ayurvédica
Esta massagem trabalha as articulações e cadeias musculares de todo o corpo, mesclando deslizamentos, toques suaves e toques profundos com alongamentos e trações. A massagem ayurvédica é vigorosa e ajuda a liberar toxinas presas aos músculos e tecidos. Sua técnica tem origem na Índia há cerca de 6 mil anos. O terapeuta pode usar mãos, cotovelos e pés. Promove realinhamento postural, alivio de tensões, fortalece o sistema imunológico e tem efeitos antiestresse e antidepressivo. Não há contraindicações.

Com Vela
O objetivo é o relaxamento por meio da termoterapia. O uso de velas começou em Nova York, numa outra versão da massagem com pedras quentes, ainda muito popular em todo o mundo. Promove melhora da circulação sanguínea, aumento do fluxo de nutrientes, ajuda a remover as substâncias tóxicas das células que são prejudiciais ao organismo, além de aliviar a dor muscular. As velas, feitas de uma cera especial e com aromas específicos, são acesas e quando o produto começa a derreter é colocado sobre as áreas em que a massagem será feita. É realizada por meio de movimentos suaves, lentos e firmes no corpo inteiro, relaxando a musculatura e proporcionando alívio das tensões e estresse. Não é indicada para pessoas com falta de sensibilidade ou hipersensíveis.

Drenagem Linfática
Uma das mais conhecidas entre os tratamentos estéticos, a massagem tem movimentos realizados de forma a ativar a circulação sanguínea e linfática, desobstruindo e ativando os gânglios linfáticos. O objetivo é limpar o corpo das toxinas que são jogadas nos gânglios e, depois, eliminadas por meio do suor e das fezes. É auxiliar na eliminação de líquidos retidos nos tecidos, tratamento de gordura localizada e celulite, além de aumentar as defesas naturais do organismo, pois ativa o metabolismo, e prevenir varizes. Pode ser feita antes da prática de esportes, o que ajuda a acelerar a queima de gorduras, ou depois de exercícios, o que elimina ácido lático, produzido pelos músculos em movimento e que causa dores no corpo. Não é recomendada se o paciente estiver em estado febril, com infecções, dermatites e processos alérgicos agudos.

LomiLomi
Técnica de origem havaiana feita com o uso dos antebraços e das mãos, com manobras contínuas, longas e fluídas, trabalhando totalmente o corpo, que é massageado em vários lugares ao mesmo tempo, como se ondas passassem por ele. O massagista orienta o cliente a fazer respirações para otimizar os resultados. A massagem pode ser muito lenta para relaxar ou mais rápida a fim de ter efeito revigorante. Entre os benefícios apontados estão a estimulação das energias, o equilíbrio das emoções, o combate ao estresse e a ativação da circulação sanguínea. Segundo a diretora do Spa Setti+Nandi, Alessandra Gubeissi, a técnica recupera e mantém a saúde física, psíquica e mental e desbloqueia o fluxo da energia vital. Não há contraindicações.

Kalari
A técnica tem origem em tradições ligadas a artes marciais indianas e mescla ensinamentos da medicina ayurvédica, exercícios de ioga, respiratórios e de meditação. Podem ser usados mãos e pés e o paciente pode ser pisado pelo terapeuta. Além de relaxante, a massagem proporciona eliminação de líquidos e toxinas, ativa o metabolismo, aumenta a imunidade e contribui para o processo de rejuvenescimento. Os movimentos não são padronizados e mudam de acordo com o paciente precisa, pois idade, necessidades imediatas e eventuais problemas de saúde conduzem o tratamento. A técnica é indicada para atletas, bailarinos, praticantes de artes marciais e, em geral, para todas as pessoas que precisam ter um corpo mais flexível, para quem sofre de insônia e quer se livrar dos sintomas do estresse.

Modeladora
Feita com movimentos rápidos e intensos para esculpir o corpo e reduzir medidas, apenas com as mãos. Pode ser combinada com o uso de cosméticos que ajudam a queimar gorduras localizadas. Ajuda a eliminar gordura localizada, celulite e flacidez, principalmente em regiões de barriga, coxas e quadris. Técnica muito indicada para associar a outros tratamentos como, Manthus, Heccus e Drenagem Linfática. É contraindicada somente para gestantes.

Shiatsu
´Shi´ significa dedo e ´atsu´, pressão, em japonês. O corpo é massageado com o uso de dedos, polegares e também com a palma das mãos, ao longo dos meridianos do corpo e também em pontos ligados ao fluxo da energia vital, conceitos que derivam da Medicina Tradicional Chinesa, criada há mais de 5 mil anos. A técnica ajuda a relaxar, aliviar dores e pode ser auxiliar no tratamento de doenças. Também são feitos alguns movimentos de alongamentos indicados para o alivio imediato de dores em geral. Ajuda no equilíbrio emocional combatendo fobias, depressão, raiva, preocupação, estresse, TPM, cólicas menstruais, intestino preso, dor de cabeça. Não tem contraindicação, mas o profissional deve estar ciente se o paciente já realizou cirurgias e não realizar certos movimentos em pessoas idosas

Sueca ou Relaxante
Feita em todo o corpo, com movimentos lentos, suaves e de baixa a média pressão. Além de promover relaxamento muscular, proporciona melhora da circulação e redução do estresse, além da recuperação de contusões e torções e aumento da oxigenação dos tecidos e do sangue. A massagem sueca contribui para melhor funcionamento dos órgãos, fortalece o sistema imunológico, diminui a ansiedade, insônia, promovendo um relaxamento geral de corpo e mente, induzindo uma profunda sensação de leveza e bem-estar. Não há contraindicações.
DE TERRA

Vice-Reitor aprova prédio do Paulo VI para a implantação do IFPB em Guarabira

O vice-reitor do IFPB, Paulo de Tarso visitou, na manhã desta terça-feira (25), as instalações do Centro de Treinamento Paulo VI. O local foi aprovado como local para a implantação do Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, unidade de Guarabira.
O professor Paulo Tarso foi recebido pelo chefe de gabinete da Prefeitura Municipal, jornalista Eraldo Luis, que esteve acompanhado dos secretários Antonio Moura (Infraestrutura), Auricélia Alustau (assessora particular da prefeita Fátima Paulino), Micheline Paulino (Educação), Almir Carlos (adjunto do Planejamento), Sebastião Ferreira (adjunto da Infraestrutura) e Valdir Duarte (adjunto da Educação).
Conforme disse o vice-reitor, a unidade do IFPB de Guarabira vai ser implantada no mês de agosto desse ano, por isso o Centro de Treinamento Paulo VI vai passar por adaptações. O prédio foi alugado pela Prefeitura Municipal a Diocese local.
Paulo de Tarso também inspecionou os terrenos, dois oferecidos pelo Grupo Guaraves e um a ser doado pelo empresário José Walderedo Victor, onde vai ser construído o prédio do Campus do IFPB de Guarabira.
Após a inspeção, o vice-reitor disse que, no dia 08 de junho virá uma equipe de engenheiros do IFPB para definir qual das três áreas será a apropriada para a construção do campus.
Audiências em Brasília  – A prefeita Fátima Paulino não pode estar presente na visita do vice-reitor ao município por que se encontra em Brasília. Em companhia do deputado Raniery e do ex-governador Roberto Paulino, a gestora tem audiências nos órgãos da Capital Federal tratando da abertura da UPA, do Samu, além da implantação do IFPB e da UFPB em Guarabira.
 
de Antonio Santos, da Codecom-PMG, com brejo.com

O Enade 2011 será aplicado no dia 6 de novembro

O Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) 2011 será aplicado no dia 6 de novembro de 2011, a partir das 13h (horário de Brasília). A informação está no Diário Oficial da União desta segunda-feira (18).
A partir deste ano, os ingressantes dos cursos que serão avaliados no exame poderão utilizar sua nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Segundo o MEC (Ministério da Educação), estima-se que 1,2 milhão de estudantes sejam inscritos este ano e que cerca de 400 mil façam as provas.
Nesta edição, também será possível fazer a regularização dos estudantes ingressantes e concluintes em situação irregular no Enade em anos anteriores. A simples inscrição dos estudantes basta para que a situação seja estabilizada. Os que estão irregulares no cadastro do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) ficam impedidos de colar grau.

Inscrição

A inscrição dos estudantes é de responsabilidade das instituições de educação superior. O prazo vai de 18 de julho a 19 de agosto. Os estudantes que constam como irregulares devem ser inscritos antes, no período de 20 a 30 de junho. De 22 a 31 de agosto, o estudante terá acesso à página eletrônica do Inep para confirmar informações.
Todas as normas de aplicação do Enade serão reunidas e publicadas no Manual da Prova, que deve ser publicado até 31 de maio.
O exame precisa ser feito pelos alunos ingressantes nos cursos neste ano (com exceção daqueles que fizeram o Enem) e pelos concluintes. Estão nesta última categoria aqueles que tenham expectativa de conclusão em 2011 e/ou quem já fez mais de 80% da carga horária mínima do curso. Quem colar grau até 31 de agosto está dispensado do Enade.

Cursos avaliados

Neste ano, só fazem as provas os alunos dos seguintes cursos:
  • Arquitetura e urbanismo
  • Engenharia
  • Biologia (bacharelado e licenciatura)
  • Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura)
  • Computação (bacharelado e licenciatura)
  • Filosofia (bacharelado e licenciatura)
  • Física (bacharelado e licenciatura)
  • Geografia (bacharelado e licenciatura)
  • História (bacharelado e licenciatura)
  • Letras (bacharelado e licenciatura)
  • Matemática (bacharelado e licenciatura)
  • Química (bacharelado e licenciatura)
  • Pedagogia (licenciatura)
  • Educação Física (licenciatura)
  • Artes Visuais (licenciatura)
  • Música (licenciatura).
Além desses, os seguintes cursos tecnológicos também passarão por avaliação em 2011:
  • Alimentos
  • Construção de Edifícios
  • Automação industrial
  • Gestão da produção industrial
  • Manutenção industrial
  • Processos químicos
  • Fabricação mecânica
  • Análise e desenvolvimento de sistemas
  • Redes de computadores
  • Saneamento ambiental.
Outras informações podem ser obtidas no site do Inep ou na portaria do exame.

de Inep

Glaucoma atinge 900 mil pessoas no Brasil

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) indicam que 65 milhões de pessoas já foram diagnosticadas com glaucoma em todo o mundo – dessas, 900 mil são brasileiras. Provocada pela elevação da pressão ocular, a doença não tem cura e, quando não é tratada, pode levar à cegueira.
Segundo o Ministério da Saúde, de janeiro de 2003 ao último mês de março foram realizados, no SUS (Sistema Único de Saúde), mais de 3 milhões de atendimentos a pacientes com glaucoma, entre exames, consultas e cirurgias. Em oitos anos – de 2003 a 2010, a assistência para estes brasileiros cresceu 145 vezes, saltando de 10.150 procedimentos para 1.472.675. Em oito anos, o investimento do Ministério da Saúde, neste segmento, aumentou quase 300 vezes: passou de R$ 294 mil, em 2003, para R$ 87 milhões, segundo o órgão.
Para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Alípio de Sousa Neto, explicou que a principal barreira a ser vencida no país é o hábito de procurar um médico somente diante da presença de sintomas.
- A pessoa não vai sentir nada. Só vai sentir na fase mais avançada, quando começa a esbarrar nas coisas.
Isso porque, segundo ele, a doença pode se desenvolver durante meses ou anos sem apresentar nenhum sintoma. A saída é investir em exames periódicos – pelo menos uma vez ao ano.
Pessoas que têm parentes portadores de glaucoma, indivíduos com mais de 40 anos, pacientes com alto grau de miopia e diabéticos devem estar ainda mais atentos à realização dos testes de rotina. Após o diagnóstico, o tratamento vai desde a utilização de colírios, que baixam a pressão ocular, a cirurgias e ao uso do laser.
- Uma gota por dia de colírio já é suficiente para resolver o problema. Pela vida toda. Mas tem que estar controlado.
O oftalmologista alertou para que as pessoas não façam uso indiscriminado de medicamentos para os olhos, já que eles podem, inclusive, agravar o glaucoma se mal utilizados.
De acordo com a OMS, a cada ano são registrados 2,4 milhões de novos casos de glaucoma no mundo. A doença pode se manifestar de diferentes maneiras: de ângulo aberto (80% dos casos), de ângulo fechado, de pressão normal, pigmentar, secundário e congênito e é responsável por cerca de 13% da cegueira derivada de enfermidade.
No Brasil, o glaucoma é a terceira causa de cegueira. Doenças como diabetes, hereditariedade, miopia e lesões oculares são as principais causas do glaucoma.
Saiba mais sobre a doença:
- Pessoas com histórico familiar de glaucoma têm cerca de 6% de chance de desenvolver a doença
- Os diabéticos e negros são mais propensos a desenvolverem glaucoma de ângulo aberto – em geral, este tipo de glaucoma não apresenta sintomas e o paciente não sente dor e perde lentamente a visão
- Os asiáticos têm maior tendência a desenvolverem glaucoma de ângulo fechado, forma da doença em que ocorre um rápido aumento da pressão do olho. Os sintomas podem incluir dores oculares e dores de cabeça intensas, olhos avermelhados
- A prevalência de doenças oculares que levam ao comprometimento da visão cresce com o avanço da idade. As taxas maiores de cegueira e baixa visão são observadas com o aumento da vida média da população
- Na população com mais de 50 anos de idade, as principais causas de cegueira são a catarata, o glaucoma, a retinopatia diabética e a degeneração macular (perda da visão no centro do campo visual, a mácula).

R7

Sistema Solar pode voltar a ter nove planetas

Cientistas americanos revelaram ter fortes evidências de que existe um nono planeta, já batizado de Tyche, em nosso Sistema Solar, que fica além de Plutão – que deixou de ser planeta há cinco anos – e é enorme.
Os indícios foram coletados pelo telescópio espacial Wise, da Nasa, que oferece provas de que esse gigante planeta gasoso está escondido no exterior da Nuvem Oort, o local mais distante do Sistema Solar.
O astro foi chamado de Tyche (pronuncia-se tái-ki) pelos dois astrofísicos que propõem que ele seja elevado ao status de planeta, Daniel Whitmore e John Maltese, da Universidade da Louisiana.
O primeiro lote de dados sobre Tyche deverá ser liberado em abril. Depois que o Tyche for localizado, a União Astronômica Internacional (IAU) é que vai dizer se ele terá o status de planeta.
O problema principal que a IAU poderá ter com a proposta é que o Tyche se formou em volta de outra estrela e depois foi capturado pelo campo gravitacional do Sol. Talvez a organização tenha de criar uma nova categoria para essa bola gigante de gases.
Os cientistas suspeitam que Tyche tenha quatro vezes a massa de Júpiter e uma órbita 15.000 vezes mais distante do Sol do que a Terra e 375 vezes mais distante que Plutão.

De R7

Mais acessadas