quarta-feira, 6 de julho de 2011

Elba concorre como melhor cantora regional no Prêmio da Música Brasileira

Cantora representa a Paraíba em prêmio no Rio de Janeiro

Cantora representa a Paraíba em prêmio no Rio de Janeiro


É indiscutível o legado musical deixado por Jackson do Pandeiro (1919-1982) e Canhoto da Paraíba (1926-2008) para as novas gerações de músicos. Os dois paraibanos se juntam à cantora Elba Ramalho para representar o Estado na 22ª edição do Prêmio da Música Brasileira, que divulgará seus vencedores nesta quarta-feira, às 21h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
São mais de 100 indicados, em grupos que vão da MPB à música erudita, passando pelo pop, rock, samba, canção popular, eletrônico, regional, língua estrangeira e projeto especial.
Entre as 35 categorias, Elba Ramalho concorre como Melhor Cantora Regional (Artista/Álbum) com o disco Marco Zero - Ao Vivo, lançada pela Biscoito Fino em outubro do ano passado. A cantora natural de Conceição é finalista junto com a gaúcha Juliana Spanevello (com o disco Pampa e Flor) e a baiana Margareth Menezes (Naturalmente Acústico).
O álbum foi um registro do show feito em março de 2010 no Marco Zero, no tradicional Centro Histórico de Recife. A cantora faz duetos com Lenine (‘Queixa’, de Caetano Veloso), Alcione (‘O meu amor’, de Chico Buarque), Zé Ramalho (‘Admirável gado novo’) e Geraldo Azevedo (‘Canta coração’).
O pandeiro sincopado do ‘garrincha’ do ritmo da ‘forrobodologia’ de Jackson está presente junto com o ‘pai do samba paulista’ no disco Quinteto Violado canta Adoniran Barbosa & Jackson do Pandeiro. Os cinco músicos pernambucanos concorrem na categoria Melhor Grupo Regional.
Já a obra regida pelo violão invertido – mas sem inverter a melodia – de Canhoto está presente no trabalho Saudades de Princesa (Crioula Records), do carioca Trio de Câmara Brasil, que almejam o prêmio de Melhor Grupo Instrumental.
O evento, que terá a apresentação das atrizes globais Débora Bloch e Regina Casé, homenageará o cantor e compositor carioca Noel Rosa (1910-1937). Entre os cantores que interpretarão as canções do ‘poeta da Vila’, estão Marisa Monte, Ivete Sangalo, Nana Caymmi, Paulinho da Viola, Zélia Duncan, Tulipa Ruiz, entre outros.
Pela primeira vez o evento terá uma versão itinerante, percorrendo por cidades brasileiras. A turnê homenageando Noel na voz de Lenine, Sandra de Sá, Zélia Duncan e Arlindo Cruz começará no dia 13, em São Luís, passando por Carajás (dia 15), Belém (18), São Paulo (21), Vitória (24), encerrando em Belo Horizonte, no dia 27.
Exibição na Globo
O site do Prêmio da Música Brasileira e as redes sociais não vão ficar de fora do Theatro Municipal do Rio de Janeiro nesta noite.

Os bastidores e os melhores momentos serão divulgados através do site oficial (www.premiodemusica.com.br). Em tempo real, o Twitter (@premiomusicabr) e a página no Facebook serão atualizados durante a premiação.
Toda a cerimônia poderá ser acompanhada também em uma exibição especial transmitida pela Rede Globo, no próximo domingo, depois do programa Domingo Maior.

de paraiba 1

Estúdio divulga primeiras fotos de cinebiografia de Renato Russo

Ator Thiago Mendonça interpreta o músico Renato Russo




Depois de quatro semanas de filmagem em Brasília, a equipe de produção de "Somos tão jovens" chega a Paulínia, no interior de São Paulo, onde será concluído o filme biográfico sobre Renato Russo. As primeiras imagens do longa-metragem, que mostra a adolecência do líder do Legião Urbana, foram divulgadas nesta terça-feira (5).





Na trama, Renato Russo – ou Renato Manfredini Júnior, seu verdadeiro nome – é interpretado por Thiago Mendonça, que atuou em "Dois filhos de Francisco" (2004). O elenco ainda traz Sandra Corveloni, Marcos Breda, Laila Zaid, Bianca Comparato e Olívia Torres.

O longa-metragem de Fontoura acompanha a juventude de Russo, nos anos 1980, com a formação da banda, em Brasília, os primeiros shows e os primeiros hits lançados. "Somos tão jovens" deve chegar aos cinemas em 2012, mas ainda não há data marcada para a estreia.               de g1

Ator Thiago Mendonça interpreta o músico Renato Russo




Caminhos do Frio vai começar com show de música instrumental


A união de três músicos com distintas formações e estéticas musicais resulta em uma proposta rica de sotaques que remetem ao jazz, erudito e o popular, assim é a música instrumental do ‘Baião de Três’ que consegue misturar Pífanos às sonoridades Jazzísticas e tons eruditos dando forma a estética musical proposta pelo grupo.  O trio é a atração da abertura do ‘Caminhos do Frio – Rota Cultural’ que começa na segunda-feira, dia 18 de julho, às 20h, no Centro da histórica Areia.
O grupo já leva na bagagem participações em festivais como a mostra SESC de música Paraibana em 2010, o 5º festival BNB(Banco do Nordeste) de música instrumental e agora lança seu primeiro DVD/CD cerca de dez canções autorais. Além do clima frio e inspirador, o show vai poder contar com um cenário perfeito – ao ar livre em meio aos casarios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) da cidade de Areia.
Formado por Heráclito Dornelles (bateria, pífanos e samplers), Ricardo Brito (piano) e Hercílio Antunes (contrabaixos), a formação do trio se deu por questões de afinidades musicais e mesclas de linguagens individuais que se fundem em um caldeirão sonoro guiado pela música nordestina em uma miscelânea de vivências pessoais como a sólida formação erudita do pianista Ricardo Brito, a bagagem orquestral do baixista Hercílio Antunes e a pesquisa com origem na música e ritmos de bandas de pífano pelo baterista Heráclito Dornelles.
O ‘Baião de Três’ consegue reunir pífanos com baixo acústico, piano, escaleta e bateria que faz com que o trio soe como um quinteto ou qualquer outra formação devido à riqueza timbrísticas característica do grupo.
O tempero  musical do Baião de três está agradando até aos gostos mais exigentes como é o caso do poeta e escritor Lau Siqueira que disse  no twitter que o grupo representa “a música instrumental paraibana de qualidade universal. Maravilhoso o som dos meninos”.
PROGRAMA-SE:
Circuito do Frio – de 18 de julho a 28 de agosto.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DOS ROTEIROS:

Edileide Vilaça, do Paraiba.com.br

Olga Bongiovanni negocia com emissoras de TV


Afastada da TV desde o fim de maio, quando se ausentou para um período de férias na Gazeta e não retornou, Olga Bongiovanni está negociando seu passe com outras emissoras de TV.
A apresentadora, que se desligou da Gazeta após um ano no comando de um programa matinal, pode voltar às telinhas em breve.
Até então, não há informações acerca dos canais que estariam interessadas na contratação de Olga, que também já passou pela Band, RedeTV! e TV Aparecida.
de coluna Zapping

Raul Gil, Lívia Andrade, Ratinho e Patrícia Abravanel também substituirão Eliana

Aprovada a primeira lista de apresentadores e convidados que irão comandar o “Programa da Eliana” enquanto a apresentadora estiver de licença-maternidade.
De acordo com Maísa Alves, gerente de comunicação do SBT, as duplas João Bosco e Vinícius e Fernando e Sorocaba, o humorista Sérgio Mallandro e os cantores Joelma, da banda Calipso, Léo Santana, do Parangolé, e Stefhany, do Cross Fox, farão parceria com alguns integrantes do casting da casa. Raul Gil, Lívia Andrade, Ratinho e Patrícia Abravanel estão confirmados para a empreitada.
Todos os nomes foram aprovados por Eliana, que apresentará o programa até o último domingo de julho. Seu bebê, do relacionamento com João Marcelo Bôscoli, deve nascer a partir do dia 20 de agosto.
de Forum Na Telinha

Mais acessadas