sexta-feira, 25 de março de 2011

Tecnologia: Compras pela Internet crescem 40% em 2010

As vendas de bens de consumo por meio da internet cresceram 40% em 2010, movimentando R$14,8 bilhões, de acordo com relatório realizado por empresa de monitoramento de comércio eletrônico. Mas todo cuidado é pouco com esse tipo de compra, que pode trazer prejuízos ao consultor.
Segundo estimativa do relatório, as vendas ainda devem apresentar expansão de 30% em 2011, passando para R$ 20 bilhões. Espera-se também que quatro milhões de pessoas façam sua primeira compra virtual nos seis primeiros meses deste ano.
Advogada especializada em Direito do Consumidor, Eclair Gonçalves acredita que esse grande volume de vendas se dê também devido à tendência das compras coletivas, que possibilitam aos consumidores adquirir bons produtos com preços melhores que o encontrado habitualmente. Outra negociação muito comum pela internet é para aquisição de pacotes de viagens, ressalta Eclair.
“A grande vantagem para a modalidade é o respeito ao Código de Defesa do Consumidor, art. 49, que dá direito de a pessoa arrepender-se após adesão da compra ou após a chegada do produto em prazo de sete dias. No entanto, é favorável somente se a transação for feita com empresa séria”, comenta.
Entretanto, o consumidor deve ficar atento nas compras virtuais em relação às clausulas contratuais antes de aderir ao produto, para evitar transtornos e prejuízos a partir do momento em que a negociação é efetivada. E ainda em relação à propaganda enganosa, para não adquirir mercadoria que não condiz com o anunciado, finaliza a advogada. (HC)

Do JM online com Brejo.com

Mais acessadas