As comemorações em virtude do aniversário de 75 anos de fundação do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba prosseguem nesta quinta-feira (14),no campus II, em Areia. Logo mais à noite, às 8h, no auditório do Prédio Central, haverá uma reunião extraordinária do Conselho de Centro do CCA para a entrega de homenagens especiais alusivas aos 75 anos.
Desde a última terça-feira (12), está sendo celebrado o Jubileu de Diamante. O evento, que se estenderá até sábado (16), contará com seis dias de programação. O CCA originou-se da antiga Escola de Agronomia do Nordeste (EAN) e foi inaugurado em 15 de abril de 1934.
Até 2005, oferecia cinco cursos de Pós-Graduação: Mestrado e Doutorado em agronomia; Mestrado e Doutorado em Zootecnia e Mestrado em Manejo de Solo e Água e dois cursos de graduação Agronomia e Zootecnia.
Com a criação dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas em 2005, e o de Medicina Veterinária em 2006, o CCA passa agora a oferecer cinco cursos de Graduação e cinco de Pós-Graduação
Ontem (13) foi realizada uma sessão especial na Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba em Homenagem aos 75 anos da Ex-Escola de Agronomia do Nordeste. Em seguida às 11h, foi feito o plantio da árvore aroeira comemorativa dos 75 anos.
Também foram promovidos na tarde dessa quarta-feira (13) a Feira Qualidade de Vida, lançamentos de livros e publicações, premiação do concurso Logomarca do CCA e Feira de Artesanato e Flores. Já às 16h, as comemorações prosseguiram com a atividade cultural – Ponto de Cultura Viva o Museu no centro da cidade.
Além dos seis dias de celebrações, outros acontecimentos marcarão os 75 anos do Centro de Ciências Agrárias (CCA). Um deles é o descerramento da placa comemorativa dos 75 anos do CCA, nesta quinta-feira (14), a partir das11h.
CCA
O Centro de Ciências Agrárias da UFPB foi criado no dia 12 de março de 1934, através do Decreto Estadual nº 478 e Federalizado no ano de 1951, sendo inicialmente denominado Escola de Agronomia da Paraíba, depois Escola de Agronomia do Nordeste constituindo-se na primeira instituição de nível superior da Paraíba
O CCA já abriu as portas do mercado de trabalho para 3.245 concluintes, dando a estes o conhecimento dos diferentes cursos, com um novo conceito de ensino, pesquisa e extensão. Hoje, a instituição conta com 1.106 alunos de graduação, 213 professores, sendo 95% com título de doutor ou mestre, e 210 funcionários.
O curso de Agronomia está entre os 10 mais antigos do País e constitui o primeiro curso superior da UFPB que foi fundado em 1955.
de brejo.com
de brejo.com