terça-feira, 31 de maio de 2011

No dia mundial da comunicação social: Comunicar é necessário

Comunicar é necessário. Acompanhar a tecnologia da informação e estar presente nas plataformas de mídia, também. A #Comunicação vai muito além do que pensamos, muito além do que está impresso no jornal, do que é falado no rádio ou mostrado na TV e na internet. Hoje a Comunicação acontece numa velocidade surpreendente, viral, em virtude da internet que ultrapassa todas as fronteiras, sem encontrar limites de tempo e espaço. 
O #Rádio é um dos veículos mais comuns, no qual a Comunicação acontece através de música ou de uma voz que reporta algum tipo de conteúdo. #Conteúdo, palavra que deve prevalecer no futuro, principalmente no rádio.  
Os mais sábios alertam, o conceito de rádio vai mudar, está mudando. Atualmente para poder abrir uma nova estação de rádio e TV, no Brasil, é necessário ter a liberação do Governo, através de uma Concessão Pública – muitas vezes concedida por apadrinhamento político. Mas em pouco tempo a Concessão vai perder o sentido e todos nós teremos acesso a rádios do mundo todo – em casa, no carro, no trabalho, no celular -, que apresentam plásticas e conteúdos diferentes, de alto nível, todas tentando se superar - é o momento em que a qualidade e os detalhes da programação devem prevalecer como argumentos para com os anunciantes.  
Em síntese, as emissoras comerciais, comunitárias ou as próprias rádiosweb que não estiverem devidamente ajustadas na internet, considerando padrões de linguagem e público, ficarão para trás - bem distantes da realidade ou, literalmente, esquecidas - sem audiência. Quando isso predominar, o que vai ser dos políticos que almejam ganhar votos a partir dos discursos no rádio e dos anunciantes – daqueles que desprezam a qualidade e, muitas vezes, não têm coragem de investir numa produção planejada, preferindo anunciar em qualquer emissora sem considerar o conteúdo e o público específico?  
Respire fundo, pense, faça alguma coisa para melhorar, isso já é uma realidade! É fato. A internet de alta velocidade já está disponível e, a cada dia, aparelhos mais sofisticados e conectados com o mundo são criados e colocados no mercado ao alcance da população.  
A Comunicação vai continuar num ritmo frenético, nas redes sociais e nos veículos de massa – naqueles que usam a convergência, ou seja, procuram comunicar em muitas plataformas de uma só vez, para continuar influenciando as pessoas. 
Eu fico pensando nas rádios de Guarabira, algumas delas nem têm site, conseqüentemente também não fazem campanhas na internet. E as que estão online, disponibilizam um áudio de baixíssima qualidade, literalmente superado, descartado.  
É hora de acordar e tentar melhorar aquilo que, para nós, parece estar bom. O rádio guarabirense, por exemplo, precisa aparecer – ele tem potencial para isso. Porém é indispensável que esteja presente também na internet, ajustando a programação, a forma de linguagem e promovendo campanhas, só assim a gente vai poder continuar influenciando no futuro. Comunicar é necessário, mas é preciso saber – eu ainda estou tentando aprender, lendo e conversando com os mais experientes.

Escrito por radialista Joseilton Gomes (Ikeda)  - caderno de materia

Mais acessadas