quarta-feira, 15 de junho de 2011

Matemática ''leva bomba'' na rede estadual

Os resultados das primeiras provas bimestrais de avaliação realizadas na rede estadual mostram um panorama crítico no 1º ano do ensino médio.
De acordo com os dados divulgados ontem pela Secretaria de Educação, nada menos do que 71% dos alunos desta faixa tiveram um desempenho baixo nas provas de matemática, ou seja, conseguiram acertar no máximo um terço das questões propostas. Numa escala de zero a dez, essesalunos teriam recebido nota 3,3.
Por outro lado, apenas 1% conseguiu atingir um mínimo de dois terços de acertos (equivalente a pelo menos 6,7, de zero a dez). Os 27% restantes ficaram na faixa intermediária, entre um terço e dois terços de acertos (3,4 e 6,6).
A comparação dos dados do 9º ano do ensino fundamental com os do 1º do ensino médio e matemática evidencia o problema dessa transição. No 9º ano, apenas 31% dos estudantes ficaram no grupo de pior desempenho. Na faixa intermediária, foram 67%; entre os melhores, apenas 2%.
De acordo com a Secretaria de Educação, metade dos alunos que chegam do fundamental para estudar o ensino médio na rede estadual são da própria rede. O restante vem dos municípios.
- Estamos chamando os municípios para traçar estratégias conjuntas, principalmente na padronização de um currículo mínimo que já estamos implementando na rede estadual. Até agora, conseguimos nos reunir com representantes de 65 das 92 cidades do Rio - afirmou o secretário estadual de Educação, Wilson Risolia.
Também no 1º ano do ensino médio, a situação é melhor em português: 25% dos alunos tiveram nota abaixo de 3,3; 67% ficaram entre 3,4 e 6,6; e somente 8% conseguiram ficar acima de 6,7.
De acordo com a Secretaria de Educação, os exames foram feitos por cerca de 700 mil alunos do 5º e do 9º ano do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio.
 
de O Globo

Mais acessadas